• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que estudar um dia antes da prova do Enem?

Falta um dia pra prova do Enem e você tá surtando? Socorrroooooooo! Já passou pela sua cabeça estudar todo o conteúdo, revisar tudinho loucamente e engolir os livros como se não houvesse amanhã? Pera que o ideal não é isso, hein! É preciso saber direitinho o que estudar um dia antes da prova do Enem pra não fazer besteira.

A dica dos especialistas do Descomplica é não estudar um dia antes da prova, mas, se você não se aguentar e quiser dar uma olhadinha geral, há algumas dicas pra não exagerar nesse momento.

Vale a pena entender como estudar um dia antes do Enem e o que fazer no tempo que restar. Se liga nas nossas dicas!

O que estudar um dia antes do Enem

Um dia antes do Enem, a dica é não estudar ou, no máximo, revisar alguns tópicos para a prova. Isso porque pode acontecer de você descobrir que não sabe de algo importante, gerando mais estresse e ansiedade, já que você provavelmente não terá tempo pra aprender isso de uma hora para outra.

Se, mesmo assim, você quiser estudar um pouco, a sugestão é fazer isso no início do dia anterior ao Enem. O resto do dia pode ser usado pra descansar a mente e relaxar. Vá fazer um esporte, assistir a um filme, sair com os amigos, mas não pegue nos livros, tá bem?

A melhor estratégia de estudo para um dia antes do Enem é confiar em você mesmo e no seu processo. Você estudou e se preparou durante meses. Vai dar tudo certo, mige!

Para que o cérebro funcione bem na hora da prova, é essencial que ele esteja descansado. Comer e dormir bem, além de evitar pensar na prova no dia que a antecede, são medidas recomendadas pra evitar que a ansiedade se manifeste na hora do exame. 

Tente deixar o dia anterior ao Enem o mais tranquilo possível, sem estresses. Na hora de dormir, cuide da iluminação, minimize possíveis ruídos no ambiente e se esforce para dormir aquele sono reparador, que regenera o corpo e a mente.

Um lugar silencioso, mais escuro e com clima agradável sempre ajuda na hora de dormir!

Como fazer uma boa revisão para o Enem

Se você tiver mais tempo para estudar para o Enem, é importante fazer aquela revisão top antes de fechar os livros e dar os estudos como concluídos. 

Alguns pontos importantes pra fazer uma boa revisão para o Enem são:

1. Defina o que precisa ser revisado

Faça uma listinha, enumerando o que é importante para você no momento. Algumas dicas que ajudam a definir esses pontos indispensáveis incluem pesquisar os conteúdos mais frequentes no Enem e focar nisso! 

Outra abordagem interessante é incluir os assuntos que você errou em simulados. Sabe quando você foi mal em algum teste e teve dificuldades em um assunto específico? É isso aí que precisa estar na sua revisão para o Enem!

2. Faça muitos exercícios 

Exercícios ajudam a lembrar o tema que você estudou para a prova e são excelentes para que você não cometa um erro novamente.

Nesse momento, o Descomplica quebra o seu galho! Dá uma olhada na nossa plataforma de exercícios. Se liga na quantidade de material bacana que preparamos! Simulados do Enem também ajudam muito. 

3. Escreva o que você sabe de um assunto numa folha

Não domina algum assunto ou tem dificuldades com ele? Escreva tudo o que sabe sobre essa disciplina em uma folha. Depois, verifique o que faltou e vá completando as informações. 

Falar sobre isso em voz alta e retomar os conteúdos também é muito legal e valioso antes da prova.

4. Assista a aulas online

A página do Descomplica no YouTube tem um montão de conteúdos legais pra te ajudar nos estudos para o Enem. Eles te ajudam a fixar conteúdos e podem esclarecer algumas dúvidas que surgirem durante os estudos. 

Estamos com uma maratona de revisão 100% gratuita e atualizada para que você faça a revisão de um jeito fácil e sem dor de cabeça. Além disso, preparamos o aulão relashow para que você consiga revisar todo o conteúdo necessário um dia antes e de forma descontraída.

Todas essas dicas acima não funcionam se, antes da prova, você não estiver super relaxado(a). Conheça os limites do seu corpo e não force a barra pra aprender algo em cima da hora.