• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Guia de estudos Enem: por onde começar e como se organizar

E ai, você já organizou o seu guia de estudos para o Enem? Calma que é comum encontrarmos estudantes que deixaram os estudos pra última hora, mas também a gente não pode te iludir dizendo que vai ser fácil. 

A boa notícia é que, com um guia de estudos para o Enem da Desco, você consegue se organizar pra dar conta de tudo e estudar as disciplinas cobradas no exame. 

Neste momento, é fundamental ter organização e foco pra não cair na história de “depois eu estudo”. O depois é agora, sacou? Ficar enrolando não vai te ajudar a tirar um notão no Enem.

Tá na hora de se mexer e investir no seu guia de estudos para o Enem. A seguir, a gente te explica por onde começar e como se organizar!

A importância de investir em um plano de estudos para o Enem

Quando você monta um cronograma de estudos, consegue passar por todas as matérias aprendidas e ainda tirar as dúvidas que ficaram pelo caminho. 

Além disso, esse plano te ajuda a se firmar no objetivo, evitando procrastinação ou tensões ao achar que você não vai ter tempo

Pior ainda: você pode se perder em meio a tanto conteúdo e descobrir, em cima da hora, que se esqueceu de várias matérias, fórmulas ou regras gramaticais – o programa de estudos evita isso.

No meio desse programa de estudos para o Enem, você também precisa incluir momentos de descanso. Ninguém é de ferro, então é fundamental relaxar, praticar esportes e arejar a mente também.

Com um plano de estudos para o Enem, você contempla uma rotina e divide as matérias de acordo com as suas necessidades e objetivos.

É possível separar dias específicos para estudar algumas matérias, destinar algumas horas para simulados, e por aí vai. Assim, você não se perde e consegue controlar todo o conteúdo a ser estudado.

Por onde começar um guia de estudos para o Enem

Depois de avaliar o edital do Enem, publicado na página do Inep todos os anos, e entender a estrutura da prova, é hora de arregaçar as mangas e montar seu cronograma de estudos.

Vale a pena considerar seus horários, disponibilidade e, acima de tudo, reservar tempos para o lazer e o descanso.

Se liga nas nossas dicas!

1. Escolha uma matéria por vez

Na hora de montar o guia de estudos para o Enem, vale a pena usar um dia para cada tema. Não adianta colocar Gramática, Frações e Genética no mesmo dia, migo! Vai dar ruim.

A dica é escolher um dia para Gramática, outro para Matemática e por aí vai. Você pode, ainda, deixar o período da manhã para um tema e da tarde para outro. Apenas tome cuidado para não confundir a sua cabeça, tá?

2. Divida o tempo entre leitura, resumo e exercícios

Depois de estudar uma disciplina, separe algumas horas para recordar e fazer leituras. Depois, monte seus resumos, seja em um caderno, seja no computador, e organize esses lembretes para os momentos em que você precisar se lembrar de algo.

Vale separar um momento para fazer os exercícios referentes aos temas estudados. Isso ajuda a melhorar sua absorção de conhecimento e torna a rotina menos cansativa!

3. Use resumos, cartões e mapas mentais

O resumo deve ser um material bem-feito e de fácil acesso. Você deve recorrer a ele sempre que tiver alguma dúvida.

Cada pessoa funciona de uma maneira, mas você pode utilizar cartões, post-its, escrever tudo em folhas separadas… Basta descobrir o que é melhor pra você.

4. Comece pelas matérias mais difíceis

Quando você estiver montando seu cronograma de estudos, inicie pelos temas mais complexos. Isso porque você estará com a cabeça mais fresca e terá mais tempo para aprendê-los.

Coloque um timer para avisar você quando é o momento de partir para outra atividade e evite passar muito tempo com esses assuntos espinhosos. 

Se tiver dúvidas, anote e busque orientação de um professor ou colega para entender a matéria.

Importante: NUNCA deixe suas dúvidas pra lá. Pergunte ou pesquise, mas não vale acumular dúvida, okay?

5. Faça intervalos durante os estudos

Você precisa de um tempinho entre os estudos para tomar uma água, um café ou só ficar sem pensar em nada mesmo. Sua produtividade melhora muito quando você tira uns 10 ou 15 minutos pra isso, sabia?

Uma dica é usar a técnica do Pomodoro (a cada 25 minutos de concentração total nas suas tarefas, você se dá cinco minutos de descanso). Tem até aplicativo que te ajuda nisso!

6. Separe dias apenas para simulados

Mudar o foco é bom pra quebrar um pouco da rotina de estudos para o Enem. A dica é, de vez em quando, fazer simulados ou provas anteriores do Enem.

Os simulados são indispensáveis para você entender onde deve colocar mais determinação e quais são seus pontos fortes. Aqui, no Descomplica, você tem acesso às edições anteriores do Enem com respostas pra testar seus conhecimentos.

7. Programe-se para rever as atualidades

Separe meia hora ou um pouco mais para ler algumas matérias em sites. Você pode fechar em duas por dia, para realmente ler com atenção. Também pode assistir a programas de notícias e ouvir podcasts.

Saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo é fundamental pra tirar um notão na redação, então, não vacile nisso!

8. Assista a filmes para completar os estudos

Você pode inserir, no seu guia de estudos para o Enem, alguns filmes que ajudarão a entender melhor alguns cenários.

A “Lista de Schindler”, por exemplo, é ótimo para retratar a Segunda Guerra Mundial, assim como “A vida é bela” e a “A menina que roubava livros”. 

Assista a filmes e a documentários que esclareçam momentos da nossa história. Há muitos deles por aí!

9. Dedique-se a algum esporte

Praticar atividade física de três a cinco vezes por semana é fundamental para reduzir o estresse, oxigenar o cérebro, ganhar em capacidade de concentração e melhorar seu desempenho em relação à disciplina.

Atividades físicas também ajudam a fortalecer seu sistema imunológico, evitando gripes e resfriados que prejudiquem sua disposição para estudar. 

E isso vai desde andar de skate até nadar, jogar tênis ou qualquer outro esporte. Os benefícios são enormes!

Pra quem não sabe muito bem como montar seu guia de estudos para o Enem, o Descomplica te dá aquela força. Criamos um cronograma personalizado bonitão pra você, totalmente adaptado ao seu dia a dia!

Dá uma olhada nos nossos planos de aulas online e veja como é simples conseguir o seu cronograma pra arrebentar no Enem!