• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como preparar uma planilha de estudos para o Enem

Você está inscrito(a) no Enem e precisa organizar os estudos para se dar bem na prova? Calma que a gente te ajuda! 

Primeiro de tudo, é importante saber que você PRE-CI-SA ter uma planilha de estudos para o Enem. Não tem jeito. Afinal de contas, é com essa organização que você conseguirá uma nota boa e uma vaga no curso que deseja.

Apesar de parecer uma coisa assustadora à primeira vista, a planilha de estudos para o Enem é mais simples do que você imagina. Dá até pra fazê-la no Excel!

Por que você deve montar uma planilha de estudos para o Enem

Quando você estuda de maneira organizada, fica mais fácil de visualizar todas as matérias, fazer os exercícios e revisar o que foi visto. 

Por isso, é importante entender que a planilha de estudos vai te dar uma visão geral sobre o processo todo. Assim, você saberá quantos dias tem para estudar antes do vestibular e do Enem. Ao saber disso, você consegue estruturar melhor os seus estudos.

Dividir o tempo da melhor forma é outra vantagem dessa planilha. Você consegue priorizar a parte em que tem mais dificuldades e destinar menos dias para as áreas em que tem maior conhecimento. 

Há, ainda, a vantagem de equilibrar teoria e prática, já que você consegue prever dias de estudos e simulados de provas anteriores. Você pode até compartilhar sua planilha com colegas e estudarem juntos!

Como montar uma planilha de estudos para o Enem

Com o nosso passo a passo, você verá que montar uma planilha de estudos para o Enem é bem mais fácil do que imagina!

Primeiramente, é importante saber o dia da prova. Se você ainda não tiver essa confirmação, tome como base o dia 31 de outubro, já que o Enem costuma ser realizado na primeira semana de novembro.

Então, a próxima etapa é colocar a data em que você começará a estudar (pode ser hoje, por que não?). Não se esqueça de colocar feriados e dias de descanso, tá?

Para dada dia útil, insira a disciplina que você estudará, o horário de início e término.

Fica muito mais fácil de se fazer essa planilha de estudos para o Enem em Excel, mas você também pode utilizar Word, Google Docs, Google Sheets e até uma tabela feita manualmente, em uma folha de papel. 

Importante: respeite os horários definidos na planilha. Vale remanejar outras atividades e marcar no despertador um alerta dez minutos antes do início dos estudos. 

Na sua planilha, é importante que existam as abas Data, Matéria, Horário e Observações. Uma dica é inserir filtros para conseguir selecionar os dias em que houver estudos de Matemática, Português, Redação, etc. 

Tente pintar cada matéria de uma cor e destacar pontos importantes. Assim, você a transforma em uma aliada dos estudos e deixa o processo muito mais divertido.  

Uma dica é conferir as dicas do Descomplica de como montar uma planilha de estudos para o Enem. Dá uma olhada lá e baixe um cronograma de estudos pronto, se preferir!

Aprender é pra todo mundo

Criamos um plano gratuito com vídeos gravados de todo conteúdo do ensino médio, em aulas curtas e com exercícios para você não parar de estudar

👉 ESTUDE GRÁTIS