• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como montar um grupo de estudos para o Enem?

Em tempos de vestibular e preparação para o Enem, investir em técnicas como montagem de um cronograma e grupo de estudos é algo que tem crescido de forma maciça. Afinal de contas, reunir-se com colegas para tirar dúvidas e fazer exercícios pode ser algo muito legal!

Estudar em grupo para o Enem envolve algumas boas práticas e recomendações. Isso porque não basta reunir colegas presencialmente ou online para garantir um aprendizado bacana.

Quer entender melhor como funcionam os grupos de estudos para o Enem? Nós te contamos!

Como montar um grupo de estudos para o Enem

Existem algumas regrinhas básicas para que o grupo de estudos para o Enem funcione direitinho. Caso contrário, o encontro acaba virando uma bagunça e o aprendizado fica de lado.

As principais recomendações são:

·      Evite conversas paralelas no horário de estudo (foco é imprescindível);

·      Escolha no máximo cinco pessoas (contando com você) para os encontros online ou presenciais;

·      Crie um cronograma com data e hora das reuniões em grupo para que os horários atendam às necessidades de todos;

·      Se o estudo for presencial, escolha um lugar tranquilo e calmo (pode ser biblioteca ou uma sala da própria escola). Se for em casa, nada de televisão ou qualquer distração perto;

·      A cada uma ou duas horas de estudo, faça pausas de 15 a 20 minutos para lanchar e descontrair, melhorando a capacidade de absorver a matéria.

Observadas essas regrinhas, é hora de determinar as matérias que serão estudadas pelo grupo. Vocês podem escolher revisar tudo, dedicando um encontro para cada disciplina ou, então, determinar uma só como tema de todos os encontros.

Se, por exemplo, todos tiverem dificuldades em Química, vocês podem focar na disciplina em todas os encontros em grupo. Assim, vocês conseguem tirar dúvidas uns dos outros e aprender juntos. 

O mesmo funciona para os encontros online, com vídeo chamadas e materiais virtuais. Nesse caso, é preciso encontrar uma plataforma que seja eficiente para todos e, se necessário, compartilhar materiais na tela ou por e-mail. 

Dicas para montar um grupo de estudos online

Como todos têm o mesmo objetivo de estudar online e se preparar para o vestibular, é hora de definir como e quando serão promovidos os encontros virtuais.

Todo mundo tem um ponto forte. No momento de compartilhar conhecimento, vale a pena identificar as habilidades de cada um. Você é bom em Português e seu amigo arrasa em Química, por exemplo? Encontre as melhores habilidades de vocês e foquem em tópicos específicos, aqueles mais “espinhosos” para todos. 

O ideal, nesse caso, é promover um rodízio de integrantes do grupo responsáveis pela organização do encontro. Essa pessoa terá a função de escolher os assuntos que serão abordados na próxima reunião e de cobrar os colegas as pautas que serão estudadas.

Acha complicado montar um grupo de estudos para o Enem?

Se liga neste vídeo do Descomplica! Aqui tem várias dicas pra você e seus amigos estudarem em grupo com o máximo de eficiência! 👊