• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como montar um cronograma de estudos para o Enem?

Alô, alô? Tem um candidato ao Enem estudando aí e se sentindo perdido? Calma que a gente sabe que, como diria Raça Negra, segurar essa barra não é fácil! Mas, se você organizar um cronograma de estudos para o Enem, fica bem mais simples e fácil de estudar todos os conteúdos, sabia?

Quando você sente que não consegue dar conta de tudo o que precisa ser estudado ou acha difícil de contemplar todos os conteúdos, provavelmente você não criou um bom cronograma. Essa organização ajuda a colocar em ordem as estratégias de estudo e identificar a melhor divisão de tempo e matérias.

Dá uma olhada nas nossas dicas pra montar um bom cronograma de estudos para o Enem e, mais do que isso, como estudá-lo todinho e arrebentar na prova!

O que é um cronograma de estudos para o Enem

Um cronograma de estudos é uma das ferramentas de planejamento, que ajudam o estudante a organizar seu tempo para dar conta de todo o conteúdo cobrado no exame.

Muitos estudantes acabam se perdendo no momento de estudar para o Enem e perdem vários conteúdos. Seja porque não escolheram o horário ideal, porque não conseguiram dividir o conteúdo da melhor forma ou porque simplesmente se perderam com a matéria toda. Isso é comum, viu? Mas saiba que é possível evitar que aconteça com você.

O cronograma de estudos para o Enem é feito levando em consideração os pontos fortes e fracos de cada estudante. Assim, você precisa encaixar mais horas pras matérias mais espinhosas e se dedicar menos àquelas que você já domina.

Como cada pessoa tem uma disponibilidade diferente de tempo, você precisa avaliar sua rotina no momento de criar um cronograma de estudos, que precisa contemplar os seguintes temas: 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), Literatura, Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Ah! E não podemos nos esquecer da redação, que tem um peso muito importante na nota final. É super importante dedicar algumas horas do seu cronograma de estudos pra treinar as habilidades exigidas nesta parte do exame.

Quer montar um cronograma de estudos top e detonar na prova? Presta atenção nas nossas dicas!

Como montar um cronograma de estudos para o Enem

Engana-se quem pensa que horários indefinidos ou rotina corrida impedem a organização de um cronograma de estudos para o Enem. É possível, sim, criar um bom cronograma mesmo que você tenha pouco tempo pra estudar

O essencial é, acima de tudo, ser realista e planejar apenas o que você conseguir de fato estudar diariamente.

Algumas dicas de como montar um cronograma de estudos para o Enem são:

1. Defina a sua rotina

A primeira etapa deste planejamento é entender a sua rotina e de que maneira é possível integrá-la aos estudos. 

Avalie como funciona o seu tempo ao longo do dia e da semana. Depois, defina, de maneira clara e realista, o tempo que você tem disponível para estudar e descansar (que é muito importante!).

Nesse momento, vale a pena se fazer algumas perguntas, do tipo:

– Qual é a minha disponibilidade de tempo? Considere tarefas como exercícios, descanso, trabalho e momentos de lazer, por exemplo.

– Por quanto tempo consigo estudar com qualidade? Nada de incluir madrugadas ou horários bizarros na sua avaliação. Quanto tempo, de fato, você consegue sentar e estudar de verdade?

2. Estabeleça objetivos e metas

Todo planejamento deve ter objetivos e metas claros. Como o cronograma de estudos para o Enem tem o objetivo de te garantir uma vaga na faculdade, é preciso criar metas para chegar a esse resultado.

As metas são mini objetivos que ajudam a trilhar esse caminho para o sucesso. Por isso, é legal definir no cronograma algumas metas como tarefas diárias, por exemplo. Assim, você se mantém com a motivação sempre alta e as sessões de estudo rendem mais.

3. Organize os seus horários

Aqui, você definirá suas sessões, incluindo pausas para descansos, lazer e reflexão.

Uma dica é separar as sessões em blocos, que podem ser encaixados nos melhores horários. Vale, ainda, equilibrar os temas escolhidos pra não ficar demais.

Já pensou se você estudar Matemática por horas e depois já quer começar Física imediatamente? Não rola, né! Você provavelmente não vai aprender mais nada…

4. Descanse e foque na qualidade dos estudos

O Enem possui um conteúdo extenso e complexo. Por isso, não adianta achar que vai conseguir estudar tudo em pouco tempo ou se dedicar meses aos estudos sem descansar bem.

É preciso descansar o corpo e a mente, então, dedique um tempo para relaxar e até dormir entre uma sessão e outra. Com a cabeça mais fresca, você aprende muito mais.

5. Aceite a flexibilidade

Cronogramas podem ser adaptados e não são versões finais dos seus planos. Por isso, vale a pena estar aberto a mudar essa ordem dependendo da sua necessidade e compromissos

Se houver algum imprevisto, mude o cronograma e adapte as tarefas. É importante que ele seja visto como um auxiliar e não uma obrigação (só não vale dar migué, claro!).

Pra te ajudar nesse momento, se liga nesses quatro cronogramas do Enem que o Descomplica separou pra você! 

Como estudar para o Enem seguindo o cronograma

O Descomplica é parceirão de quem vai prestar o Enem. Por isso, além de modelos de cronograma, temos aulas pensadas em todo esse processo de aprendizado pra você fazer bonito na prova!

Nossos especialistas criaram aulas divertidas, gostosas e muito informativas com todo o conteúdo cobrado no exame. Assim, você consegue abordar tudo o que precisa e não pira no momento de seguir o cronograma.

Dá uma olhada no nosso plano de aulas para o Enem e faça parte do Descomplica! Aqui, você fica fera!

Dicas Descomplica

Uma das perguntas que mais recebemos aqui no Desco é: “Descomplica, como eu faço um cronograma de estudos?”, pooois bem, querido vestibulando, é hoje que você coloca esse cronograma no papel e cria um planejamento de estudos!

Vão rolar dicas incríveis que vão te ajudar demais nessa caminhada até o vestibular. Só vem!