• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra como estudar a 100 dias do Enem

Se você está pensando que a 100 dias do Enem não dá mais para estudar, que não tem mais jeito, acabou, boa sorte, você está começando de forma errada. 100 dias é muito tempo, dá para aprender muita coisa!

SAIBA AQUI O QUE ESTUDAR TODOS OS DIAS ATÉ O ENEM!

A dica é: você precisa saber no que deve focar. 100 dias é tempo, mas também não é todo o tempo do mundo. Você tem que priorizar, de uma vez por todas, os seus estudos e todos os temas dentro de cada área de conhecimento do Enem.

Por isso, a gente preparou um especial para te ajudar a priorizar o que estudar para o Enem! Nossos professores f*dões vão te contar em primeira mão como se preparar para o Enem em cada uma das áreas – ou seja, Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências e da Natureza.

Descubra agora o que não pode faltar no seu plano de estudo Enem e arrase na prova daqui a 100 dias!

Como estudar Linguagens a 100 dias do Enem

Rafael Cunha, nosso super professor de redação, nos disse que uma das melhores estratégias para estudar Linguagens a 100 dias do Enem é fazer as provas anteriores do Exame – da edição de 2009 em diante. Só assim você vai se acostumar com os tipos de pedido e de cobrança das questões.

A maior parte das questões em Linguagens são de Compreensão e Interpretação de textos. Mas cuidado! Texto, no Enem, é mais muito mais do que prosa e poesia. Lembre-se que charges, fotografias, tirinhas, telas, quadros, pinturas podem ser considerados textos e também vão ser trabalhados em relação à compreensão e interpretação dos seus principais elementos.

Ele também contou pra gente as demais matérias que mais costumam cair e detalhes que você deve ficar atento e incluir nos seus estudos, se liga:

1) Funções da Linguagem

Não existe prova do Enem sem no mínimo 1 questão dessa matéria, sério! São 6 funções da linguagem e é bom dar uma atenção especial às funções de conotação e denotação.

Na conotação, lembre das figuras de linguagens mais comuns – metáforas, metonímias, ironias, hipérbatos, hipérboles, antíteses e paradoxos -, as chances delas caírem no vestibular são grandes!

2) Coesão

Como cai gramática no Enem? Coesão!

Ela pode ser cobradas de várias maneiras, tanto diretamente quanto indiretamente. Os principais tipos são coesão sequencial e referencial – e você deve estudá-las, já que caem todo santo ano!

3) Intertextualidade

Intertextualidade é a relação entre vários tipos de texto e ela é sempre cobrada no Enem! Suas duas principais modalidades – que são quase sempre as que são pedidas nas questões – são paráfrases e/ou paródias.  

Como estudar Ciências Humanas a 100 dias do Enem

Pellizzari, um dos melhores professores de História desse mundo, também contou pra gente as melhores dicas para estudar Ciências Humanas a 100 dias do Enem. Saca só:

Antes de tudo, leia as 30 habilidades referentes às Ciências Humanas e suas tecnologias. Com a leitura, você vai entender como a prova te pede para interpretar os conteúdos.

Segundo o Pelli, o conteúdo do Exame em si não muda muito de um ano pro outro – por exemplo, o Enem não vai pedir um super detalhezinho de uma matéria. O que eles querem é que você pegue esse conteúdo e tenha uma outra abordagem sobre ele. Ou seja, que você enxergue fenômenos histórico geográficos que envolvam Filosofia e Sociologia de uma forma geral.

É preciso uma visão mais ampla, porque questões de Filosofia e Sociologia, por exemplo, nunca vão pedir coisas isoladas, elas vão vir sempre contextualizadas. Ao estudar sobre um assunto de humanas é importante se perguntar: o que esse evento de origem humana quer me dizer? O que eu tenho que entender do que está ao redor desse fato?

Durante seus estudos a 100 dias do Enem, é essencial que você leia jornais, assistia TV e se mantenha informado das notícias do momento. Nas questões do Exame, atualidades vão dialogar o tempo todo com acontecimentos e processos histórico geográficos!

Como estudar Matemática a 100 dias do Enem

Para o nosso professor de Matemática, PC, a primeira atitude a ser tomada é fazer uma análise dos conteúdos que são cobrados no Enem e, a partir daí, separar o que você já estudou do que ainda falta estudar.

O próximo passo depende 100% dessa análise:

  • Conteúdos que você ainda não estudou ou estudou bem pouquinho: concentre-se na leitura e entendimento da teoria e, quando estiver com ela fixada, parta para a resolução de exercícios
  • Conteúdos que você já se sente mais à vontade, que já estudou antes: faça uma revisão totalmente por meio de exercícios, na prática! Só pegue a teoria para ler caso tenha alguma dúvida no meio do caminho

O foco principal aqui é a resolução do maior número de exercícios possíveis até o Enem!

Como estudar Ciências da Natureza a 100 dias do Enem

O Oda, nosso professor f*dão de Biologia, mandou a real quando o assunto é estudar Ciências da Natureza a 100 dias do Enem: “foco nos temas que mais aparecem na prova!”

E quais são esses temas? Eles costumam ser coisas ligadas ao cotidiano e meio ambiente e como ele faz parte do dia a dia. Alguns dos tópicos de cada disciplina são:

  • Biologia: ecologia e problemas ambientais estão lá na frente em relação aos demais conteúdos. Estude-os bastante!
  • Química: problemas ambientais, polímeros e soluções
  • Física: eletricidade e fontes de energia aplicadas à situações do cotidiano, como conta de luz e aquecer a água do chuveiro

A dica final do Oda é fazer muitas questões, simulados e provas antigas e, principalmente, treinar o seu tempo para não ter surpresas na hora da prova!

Acabamos de te contar tudo que você precisa focar no seu cronograma de estudos para o Enem nessa reta final. O que falta agora? Colocar a mão na massa e estudar pra valer! Não tem fórmula mágica: é só se preparando para o Enem com muita dedicação e esforço que a aprovação na vaga dos seus sonhos vai chegar! Partiu?