• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como estudar a 5 meses do Enem?

5 meses para o Enem e você nem começou a estudar? Calma que ainda há esperança! Pode parecer que ainda está muito longe – o Exame vai rolar nos dias 05 e 12 de Novembro -, mas não, queridinho! Seus concorrentes já estão fazendo uma maratona de estudo atrás da outra e está na hora de você correr para alcançá-los!

Confira nossas dicas infalíveis de como estudar para o Exame e baixe aqui nosso cronograma exclusivo para começar AGORA a preparação para o Enem 2017:

Saia da inércia!

Estudar não é mesmo uma atividade super confortável – muito pelo contrário, né? -, mas você deve se acostumar com isso. E para que seu estudo seja eficiente e você não perca tempo, tenha sempre metas de estudo bem claras e objetivas!

Uma boa opção é fazer uma lista com seus objetivos e deixá-la à vista, assim ficará mais fácil manter o foco!

Revise seu cronograma de estudos

É super importante que seu cronograma de estudos seja flexível, permitindo que você faça mudanças de acordo com as suas necessidades. Pare um minutinho, pense no que está dando certo e o que não está indo tão bem e faça ajustes:

  • Está dando certo -> continue assim!
  • Não está indo tão bem -> vamos mudar? O que pode ser mudado? Como pode ser mudado?

Inclua tempos de relaxamento na rotina

Tenha tempos de relaxamento entre os momentos de estudo! Pode parecer que não, mas aqueles 5 minutinhos olhando o celular, rolando o feed ou fazendo um lanche fazem toda a diferença no seu rendimento e produtividade!

Mas ó, são 5 minutinhos mesmo, no máximo 10. Nada de procrastinar, tá?

Encontre tempo para ler

Sim, ler! Feche seu livro de História e a aba da vídeo-aula. Queremos que você leia blogs de notícia, colunas de opinião, jornais e revistas. Além disso, ler redações exemplares é um ótimo exercício para descobrir o que esses textos nota mil tem que o seu (ainda) não tem.

O blog do Descomplica te ajuda com a sessão de Atualidades e de Redações Exemplares, confira!

Resolva provas anteriores

Você não pode chegar ao Enem sem sentir na pele como é a prova, né? É super importante saber como logaritmo pode cair e como uma questão de ondas pode aparecer na hora, por exemplo. Para isso, nada melhor que fazer simulados e treinar como se fosse no dia!