• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

É hora de se desafiar! Veja 3 dicas para sair da zona de conforto

Um lugar agradável, previsível, mas que não tem muita emoção, sabe? Assim é a famosa zona de conforto. Você já deve ter ouvido esse termo por aí, mas, fala a verdade, você sabe de verdade o que ele significa?

A verdade é que descobrir essa resposta pode te ajudar a ser mais feliz. Não se trata de uma chave pra porta da felicidade, mas conhecer a zona de conforto e saber como sair dela pode trazer novas oportunidades de crescimento.

Então, que tal descobrir o que é esse conceito e como ele se aplica a sua vida? Bora lá!

caminho na floresta que se divide em duas trilhas

Afinal, o que é essa tal zona de conforto?

A zona de conforto é um conceito psicológico que indica um conjunto de ações, comportamentos e pensamentos familiares ou cômodos. Ela representa tudo aquilo que a gente faz ou pensa e que não causa ansiedade, medo ou frio na barriga.

Então, a zona de conforto não é um local, mas, sim, um estado de espírito. Profundo, né? Mas, se você pensar, ela está mais presente na sua vida do que você imagina.

Ela pode estar presente quando você decide maratonar aquela série que já decorou até as falas, por exemplo. Mas a zona de conforto aparece mesmo quando você deixa de crescer, de se desafiar ou de aprender.

Leia também: O que é inteligência emocional e como desenvolver?

zona de conforto – grupo de pessoas no looping da montanha-russa

Por que é preciso vencer o medo de sair da zona de conforto?

Vamos falar a verdade: crescer e amadurecer nem sempre é fácil. Viver novas experiências exige que a gente se dedique e nem tudo sai como o esperado.

Mas, mesmo quando as coisas não acontecem conforme os planos, a gente sai ganhando, sabia? Essa é uma forma de aprender e de se preparar pros desafios da vida.

E é por isso que é tão importante estar fora da zona de conforto. Ao se afastar do que você já conhece, você encontra o novo e pode aprender, crescer e amadurecer.

Isso vale pra vida profissional, mas também pra parte pessoal, sabia? Ser alguém melhor pra galera, pra família e pra si depende do crescimento que a gente conquista.

zona de conforto – silhueta de pessoas pulando na praia

Como sair da zona de conforto?

Bom, agora que você sabe que esse lugar tão familiar não é o melhor lugar pra estar, é hora de aprender a fugir dela. Afinal, apenas saindo da zona de conforto é que você descobrirá um mundo de possibilidades ao seu redor.

Pra te ajudar nessa tarefa, a gente preparou dicas imperdíveis. Saca só!

1. Embarque no autoconhecimento

A zona de conforto de cada um é diferente e você precisa conhecer a sua. A melhor forma de fazer isso é mergulhar em uma jornada de autoconhecimento.

Tire um tempo pra você e veja do que você tem medo e o que te deixa acomodado. Aproveite pra ser sincero e você vai chegar a conclusões importantes sobre o que precisa fazer.

2. Experimente novas coisas

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Pensa só: se você nem se lembra qual foi a última vez que sentiu aquele friozinho na barriga, é hora de reverter a situação.

Comece buscando novas experiências, mesmo que pareçam pequenas. Ir a uma lanchonete diferente, mudar o seu caminho no dia a dia ou até visitar um lugar novo podem ser ótimos pontos de partida.

3. Tenha curiosidade e aprenda mais

Além de experimentar coisas novas, você precisa estimular a criatividade e a curiosidade. E nada melhor do que fazer isso aprendendo!

Você pode começar um novo curso de idiomas ou até fazer um curso livre. Quem sabe você não descobre um novo interesse ou uma habilidade extra?

Como você viu, sair da zona de conforto é essencial pra ser mais feliz. Mesmo que pareça difícil, você só precisa trabalhar o autoconhecimento e se jogar na vida pra descobrir coisas novas!

E já que aprender mais pode te ajudar a fugir da zona de conforto, que tal fazer um curso livre? Bora lá se inscrever e começar a se desafiar!