• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Entenda a diferença entre vendas no atacado e varejo

A cultura do consumo está presente na rotina de todos, até porque dependemos do mercado pra tudo, né? Dos itens básicos a produtos e serviços de diferentes segmentos, lidamos diariamente com compras e vendas no atacado e varejo.

Opa, mas o que é atacado e varejo? Será que existem diferenças relevantes aí? Bem, a resposta é que, sim, as duas modalidades de compra e venda têm suas especificidades. De um jeito bem claro e objetivo, vamos explicar pra você o assunto. Confira!

ponta de carrinho de compras, mercado ao fundo

O que é venda no atacado e varejo?

Já ouviu por aí a expressão “atacarejo”? No bom e velho jeito brasileiro de ser, essa é a junção de atacado e varejo. Ou seja, é quando um modelo de negócio trabalha com vendas no atacado e varejo ao mesmo tempo. Quer um exemplo?

Na sua cidade pode existir aquele supermercado que vende produtos em grandes quantidades, pra que aquele dono do restaurante possa abastecer seu estoque. Mas o mesmo lugar também vende em pequenas quantidades pra você, que é o consumidor final. E o preço das coisas costuma sair bem mais em conta, viu?

O que é vender no atacado?

Então, seguindo nosso exemplo do supermercado, vender no atacado é trabalhar com grandes quantidades — e tem comércio que só vende assim. Afinal, quanto maior o volume da compra, menor o preço da unidade, certo?

Empresas em geral precisam de insumos e compram dessa forma, porque é mais estratégico e saudável pro caixa do negócio. Aqui, inclusive, entram não só o restaurante do exemplo!

Também tem aquele salão de beleza que precisa de muitos produtos de higiene e cosméticos, a padaria que precisa de muita farinha de trigo, o escritório de contabilidade que gasta uma quantidade maior de itens de papelaria etc.

O que é vender no varejo?

O mercado varejista já é focado no consumidor final. A própria padaria ali de cima é um exemplo disso, porque ela vende o pãozinho pro cliente, que leva pra casa na hora do café. É um modelo de negócio mais comum, que costuma comprar do colega atacadista, como vimos.

O varejo também abarca lojas de roupas, sapatos, supermercados e farmácias etc. É toda loja que você entra pra comprar algo como cliente final, a pessoa que vai realmente consumir o que está comprando.

Da balinha ao celular ou computador que você está usando agora pra ler este conteúdo: tudo está disponível no varejo!

vendas no atacado e varejo - caixa passando compras

Qual a diferença entre atacado e varejo?

Se não ficou claro até aqui, a gente descomplica! Veja só:

  • Atacado: o objetivo é vender produtos em grandes quantidades, pra que o cliente consiga um valor mais baixo no total. Isso porque o público-alvo é formado, principalmente, por empresas, outros comércios e revendedores.
  • Varejo: o objetivo é vender pro consumidor final, então, o varejo geralmente compra do atacadista em grandes quantidades e repassa ao cliente que adquire produtos unitários ou em menor quantidade.

As vendas no atacado e varejo movimentam bastante a economia, afinal de contas, todo mundo compra e vende! Agora, sabemos que vender no varejo exige ainda mais das empresas. Logo, o ideal é conhecer bem esse mercado, os produtos e o público.

Então, se você curte essa área e deseja alavancar uma carreira em gestão ou empreendedorismo, aproveite pra conhecer nosso MBA em Vendas e Relacionamento para Varejo!