• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade? Entenda esses conceitos!

Você sabe qual a diferença entre marketing e publicidade? Não é raro a gente encontrar pessoas que fazem certa confusão com esses termos. Aliás, até mesmo quem planeja seguir carreira na área pode ter um entendimento equivocado sobre as funções de cada um.

Por exemplo, tem gente que acha que marketing significa vender. Outros, que publicidade é qualquer coisa que promova o negócio. Além disso, ainda há as situações em que ambos os termos são usados como se fossem sinônimos.

Pra deixar tudo claro, a gente preparou esse artigo. Continue a leitura e entenda qual a diferença entre marketing e publicidade de um jeito bem simples. Pronto? Continue a leitura!

O que é marketing?

Antes de tudo, o marketing consiste em um processo de várias etapas. Por exemplo, as ações envolvem pesquisa, design, criação, verificação de dados, métricas e qualquer outra prática cuja finalidade seja alinhar a ideia de um produto ou serviço ao público-alvo.

Pode-se até dizer que o marketing consegue falar mais sobre o produto (ou serviço) do que o próprio item. Isso, pelo simples motivo de se basear em pesquisas e análises.

Por exemplo, qual linguagem agradaria melhor o consumidor em potencial, a missão ou o valor, assim como qual a mensagem que se quer passar. Há vários tipos de marketing. Alguns dos mais comuns são:

  • marketing digital: envolve a aplicação de estratégias pra dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores, com o objetivo de aproveitar os recursos oferecidos, como blogs e sites;
  • marketing de mídia social: trata-se de uma subcategoria do marketing digital na qual as ações desenvolvidas são direcionadas pra plataformas sociais, como Twitter e Facebook;
  • marketing de relacionamento: esse modelo parte do princípio de ser o menos invasivo possível ao público-alvo. O foco está no desenvolvimento de estratégias pra satisfazer e reter clientes.

Em suma, tem muito planejamento antes de uma campanha de marketing começar. Afinal, o que vale são os estudos e estratégias.

Aliás, é aqui que a confusão começa, visto que muitas pessoas percebem apenas uma parte de todo o processo, a exemplo das mídias e materiais usados pra divulgação, e não as estratégias, ações e pesquisas por trás. Sendo assim, entra em cena a publicidade!

O que é publicidade?

Anteriormente, a gente viu que o marketing parte de uma série de ações e estratégias. Sendo que tudo precisa ser planejado, mensurado e, se necessário, ajustado.

Já a publicidade é um pouco mais fácil de ser entendida, pois consiste, basicamente, em tornar um produto ou serviço conhecido. Ou seja, é a prática comercial paga usada por uma empresa ou pessoa pra colocar sua marca ou mensagem em um determinado local.

Na publicidade, o canal de comunicação tende a ser unilateral, onde a empresa transmite sua mensagem de forma não pessoal pra um público geral. Assim como o marketing, também existem vários tipos de publicidade:

  • online: anúncios na internet;
  • de varejo: no caso de anúncios e veiculações em lojas de varejo com a finalidade de aumentar as vendas;
  • tradicional: anúncios em canais tradicionais de comunicação, como televisão, revistas e jornal impresso.

Em outras palavras, a publicidade nada mais é que um componente do marketing!

Então, é isso. A gente espera que, agora, você tenha entendido melhor qual a diferença entre marketing e publicidade. Por fim, seja qual for o caso, ambas as áreas oferecem excelentes possibilidades de carreira e crescimento profissional.

Quer ingressar nesse mercado com quem é referência na área de ensino? Então, aproveite e conheça a pós-graduação em Marketing da Faculdade Descomplica e comece a construir hoje mesmo seu futuro!