• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que são soft skills, quais são as principais e por que são importantes?

Muitos se perguntam: o que são soft skills, afinal? Todo mundo sabe da importância de possuir boas competências interpessoais. No mercado de trabalho, é fundamental que não só as habilidades, mas também o comportamento do profissional, seja levado em conta na hora de uma contratação. E são essas competências interpessoais e comportamentais que são as soft skills

Normalmente, os recrutadores procuram por profissionais que se encaixem nas principais soft skills. Por conseguinte, nesse artigo a gente vai explicar quais as principais e por que são importantes.

O que são soft skills e quais são as mais requisitadas

Como já mencionado acima, as soft skills são, nada mais, nada menos, do que habilidades importantes que uma pessoa tem ou deve ter. Logo, elas auxiliam muito quando se trata de entrar pro mercado de trabalho. Afinal, muitas empresas buscam por pessoas que tenham algumas características específicas.

Além disso, em 2020, o LinkedIn fez uma pesquisa em que menciona algumas das mais requisitadas no ano. Algumas delas, por exemplo: ser criativo, possuir inteligência emocional, ser persuasivo, saber trabalhar em equipe etc. Além das mencionadas pela rede social, há outras bastante solicitadas. Confira abaixo.

Conheça as principais soft skills

  • empatia: a empatia é uma das mais requisitadas. Isso, pois é necessário colocar-se no lugar do próximo ao trabalhar com outras pessoas. Além do mais, essa soft skill ajuda a desenvolver relações razoáveis dentro de uma empresa.
  • habilidade de comunicar-se: em primeiro lugar, essa é uma habilidade muito fundamental, principalmente quando se trabalha com outras pessoas na equipe. Em segundo lugar, é necessário que a pessoa tenha uma comunicação eficaz. Assim, o trabalho será fluído e não terá impasses futuros com falhas na comunicação
  • automotivação: primordialmente, a automotivação também é outra skill imprescindível. Em outras palavras, essa característica é importante pra que o trabalho seja produtivo. Além do mais, no dia a dia é necessário que haja alguma motivação. Nem sempre estamos bem (e tá tudo bem). Portanto, encontrar um motivo pra se sentir bem ao realizar uma tarefa trará ótimos resultados.
  • capacidade de gerir o tempo: definitivamente, gerir o tempo é básico e é preciso. Quando se está no trabalho, por exemplo, deve dar tempo de fazer todas as tarefas do dia. Pra isso, é necessário que os horários sejam organizados.
  • proatividade: nunca se procurou tanto por uma habilidade como essa. Em síntese, as empresas estão procurando muito por profissionais que possuam proatividade. Ou seja, é preciso ter iniciativa pra realizar tarefas.

Soft skills agregam valor ao currículo

Em conclusão, essa explicação sobre o que são as soft skills foi fundamental, pois cada vez mais os Recursos Humanos (RH) das empresas estão prestando atenção em candidatos. Resumidamente, os profissionais necessitam ter qualidades que agregam em seu dia a dia no corporativo.

👉  Confira um episódio do podcast Cola no Corre sobre soft skills!

Além disso, as soft skills também agregam às equipes e às relações internas. Equipes motivadas tornam o trabalho mais produtivo.

A vontade por obter conhecimentos e a ânsia de aprender também é outra soft skill. Portanto, não deixe de buscar por conhecimento. Busque por especialização, melhore seu currículo e tenha ótimos resultados no mercado de trabalho.

Aqui na Faculdade Descomplica você pode melhorar ainda mais o seu currículo matriculando-se em uma pós-graduação