• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Metaverso: o que é e porque você vai ouvir falar muito dele ainda

Após semanas de rumores, o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, confirmou que a nova marca institucional da empresa será Meta. Além de ser um movimento emblemático de uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, essa mudança indica algo sobre o futuro das interações: o metaverso.

O próprio Facebook, agora Meta, indicou que vai investir mais de US$ 10 bilhões nesse mundo paralelo que, neste momento, parece não fazer muito sentido, mas logo fará parte da nossa vida tal qual a internet.

O que é o tal metaverso?

O metaverso tornou-se um dos termos mais utilizados nos últimos anos para descrever um mundo virtual que espelha a vida real. Em 2020, em função da pandemia e das restrições de socialização no mundo físico, ele começou a ser discutido com mais detalhes, sobretudo, do ponto de vista de negócios. Shows em plataformas de games, conferências corporativas virtuais e desfiles de modas por meio de realidade virtual são só alguns dos exemplos.

Leia também: Como criar jogos? Conheça o universo incrível dos desenvolvedores de games

Muitas startups e empresas de tecnologia já estão imersas nessa indústria há anos e contam com parte importante dessas receitas oferecendo soluções e tecnologias demandas pelo metaverso, ou pelo menos, por sua formação.

Empresas que já fazem parte do metaverso

O que fazem hoje plataformas de games como Fortnite e Avakin Life inserindo experiências de marcas como Havaianas e O Boticário, é apenas o começo desse mundo que pode conectar entretenimento, redes sociais, comércio e muito mais.

E, neste caso, existem várias oportunidades, não só para quem é de tecnologia, mas para quem entende de marketing, negócios e uma série de outras habilidades. Veja abaixo as empresas que já fazem parte do metaverso e entenda como você pode encontrar oportunidades nesse novo mundo.

Luiz Gustavo Pacete
Editor de tech e inovação da Forbes Brasil
LinkedIn: Luiz Gustavo Pacete

metaverso