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Tudo o que você precisa saber sobre a Faculdade de Marketing

Se você é uma pessoa que gosta de comunicação, de números, de empresas, de vendas e de ter uma compra fantástica. Então, a gente acha que uma faculdade de Marketing pode ser a escolha perfeita pra você.

Essa área é, sem sombra de dúvidas, uma das mais importantes pra qualquer empresa. Principalmente quando a gente fala em consumidores, vendas e marcas. Hoje é praticamente impossível encontrar alguma empresa que não faça trabalho com esse tipo de profissional.

Afinal de contas, como expor a marca de maneira correta? Como vender o seu produto? Como criar uma boa experiência de compra? Como encantar seus próprios funcionários? Se os empresários não tiverem ninguém com qualificação nessa área, fica bem mais difícil.

Então, se você está cogitando fazer um curso de Marketing, vem conferir esse material. Aqui, a gente vai te explicar tudo o que precisa saber sobre a área, sobre a profissão e sobre a graduação. Bora lá!

Qual a importância do profissional de Marketing?

Qual a importância do profissional de Marketing?

Antes de mais nada, a gente quer iniciar esse material explicando qual a importância desses profissionais pro negócio. Apesar de ser um conceito bem amplo, a área de Marketing pode ser resumida, a grosso modo, como a responsável por definir as estratégias de mercado.

Seja no ambiente online ou offline, é preciso contar com pessoas que saibam planejar e executar ações que estimulem o negócio. É muito além de satisfazer as necessidades dos clientes e do mercado.

Dessa forma, ela precisa entender como está o macroambiente que a organização está inserida. E, a partir disso, as estratégias ligadas à promoção da marca, prospecção de clientes, encantamento, vendas, entre outras, são definidas.

Em resumo, pode-se definir o Marketing como o setor que será responsável por garantir que a empresa tenha um objetivo de sobrevivência. É possível atender a um público-alvo? É possível gerir a marca de outras? É possível oferecer um serviço?

Sabendo dos grandes desafios atuais do mercado, é imprescindível que empreendedores contêm com esse profissional. Em uma pesquisa da Salesforce, gigante de CRM, mais de 48% dos atuantes dessa área são brasileiros.

Sendo assim, vamos combinar uma coisa? É muita demanda que existe. Entretanto, um outro dado interessante — se acostume com estatísticas, viu? — o LinkedIn avaliou que em 2021, três das carreiras que mais cresceram são voltadas pro Marketing.

Então, futuro estudante, se você quiser investir nesse curso, pode ficar tranquilo. Tem muita demanda de vaga. O mercado precisa de profissionais dessa área. Mas você ainda não ficou convencido, né? Continue a leitura deste artigo, tem mais coisa muito bacana sobre esse assunto.

Como funcionam as faculdades de Marketing?

Como funcionam as faculdades de Marketing?

Agora, se essa profissão é tão importante, obviamente a faculdade de Marketing é tão importante quanto, certo? Sim! E é justamente por esse motivo que é tão importante entender bem como funciona essa área pra escolher a melhor formação.

Dessa forma, existem dois tipos de cursos, um de tecnologia e outro de bacharelado. Cada um deles têm algumas diferenças, entretanto, a estrutura principal do curso será a mesma.

A primeira opção, conforme a própria orientação do Ministério da Educação (MEC), dura em torno de dois anos, enquanto a segunda, pode chegar até quatro anos.

O tecnólogo é um curso com matérias mais gerais no campo de gestão, além dos conteúdos específicos de marketing. Em contrapartida, a modalidade bacharelado inclui o aprofundamento das matérias de gestão, as especificações de marketing e outras áreas como economia, sociologia, psicologia, antropologia e estatística.

Além disso, as faculdades de Marketing podem ser diferenciadas entre presenciais, a distância ou, até mesmo, híbrida. Legal, né? Vale lembrar que as instituições devem seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais.

É importante avaliar qual das opções mais se adequa a sua realidade. A gente sabe que tem muita gente com dificuldade pra conseguir fazer um curso superior. É o trabalho atual, família pra criar, transporte pra pegar.

Aqui na Faculdade Descomplica, os cursos, por exemplo, são totalmente a distância e podem ser vistos na hora que mais seja confortável pros alunos. Já pensou fazer uma faculdade em um lugar assim?

O que se aprende em uma faculdade de Marketing?

O que se estuda em uma faculdade de Marketing?

Como adiantamos no tópico anterior, o curso de Marketing pode ser encontrado em duas modalidades: tecnólogo e bacharelado. A principal diferença entre eles é justamente as disciplinas de aprendizado do curso.

O profissional de Marketing é aquela pessoa que terá como foco desenvolver as estratégias de comunicação da empresa. Eles visam estimular os potenciais consumidores à compra de bens, serviços e produtos.

Assim como também tem como responsabilidade mudar o comportamento do público-alvo — isto é, já pensando em promover o consumo de alguma forma. Além disso, também é entendido como identificar necessidades e oportunidades, trabalhar com dados.

Ah, outro ponto que a gente sabe que você está doido pra saber são as mensalidades de um curso como esse. Então, o bacharelado geralmente pode ser encontrado em mensalidades entre R$ 600 e R$ 800 reais. Enquanto o tecnólogo geralmente é mais em conta. 

Já pensou fazer um curso completo, de rápida formação, por R$ 199,90? Aqui na Faculdade Descomplica é assim.

Pra facilitar a avaliação das modalidades da faculdade de Marketing, trouxemos as principais disciplinas da grade curricular. Confira como elas funcionam.

Bacharelado em Marketing

Esse tipo de curso é considerado muito rico. As aulas iniciam em disciplinas teóricas e também consideradas fundamentais pra qualquer formação, como sociologia, psicologia, economia e antropologia.

Isso será fundamental pra que o profissional saiba compreender o ser humano e seu comportamento. Algumas das outras disciplinas, são:

Na maioria das vezes, esse tipo de curso é adotado por pessoas que não tem pressa pra formar e não se importam com a formação em quatro anos. O que pode ser, em alguns casos, uma desvantagem.

Tecnólogo em Marketing

Esse é o tipo mais recorrente quando falamos de faculdade de Marketing. O bacana desse tipo de curso é que você vai conhecer as matérias práticas e fundamentais pra a atuação no mercado. 

Caso você opte por fazer uma graduação em uma instituição de qualidade, além de já sair preparado pro mercado, as disciplinas são estruturadas já pensando em repor os conteúdos teóricos. Bacana, não é?

Aqui na Faculdade Descomplica, a gente sabe que nossos alunos estão com pressa pra se formar. Em função disso, preparamos uma grade curricular fundamental pros futuros profissionais do mercado, sem ter o déficit de disciplinas. E mais, tudo isso em apenas dois anos.

Se liga nesse spoiler de algumas matérias que você vai cursar:

  • Gerência e Planejamento de Marketing;
  • Retenção, Engajamento e Relacionamento com Clientes;
  • Marketing de Varejo;
  • Gerenciamento Avançado de Projetos;
  • Custos e Formação de Preços;
  • Tecnologia Aplicada ao Marketing;
  • Comércio Eletrônico;
  • Planejamento Estratégico de Marketing;
  • Marketing de Serviços;
  • Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios.

Na Faculdade Descomplica, a gente desenvolve a grade curricular bastante objetiva e mantendo os aprendizados que seriam vistos num curso de bacharelado. Entretanto, você vai sair preparado em dois anos.

E o melhor de tudo, um curso totalmente adequado às tendências do mercado e, ao mesmo tempo, à sua realidade. Parece um sonho, a gente sabe, mas não é. 

Qual é o perfil do profissional de Marketing?

Qual é o perfil do profissional de Marketing?

Bem, vejamos, a faculdade de Marketing precisa preparar seus futuros profissionais pra atuarem no mercado. Todavia, algumas habilidades ou afinidades precisam já vir do aluno. Afinal de contas, assim como qualquer formação, você precisa ter afinidade com o curso.

Entre essas competências, é fundamental que a pessoa seja criativa e tenha boa comunicação. O curso de marketing é uma matéria voltada pra área de comunicação, então, nada mais justo.

Ele deverá pensar em soluções criativas pra atrair — ou manter — seus consumidores fiéis à marca. Além disso, outro ponto muito importante pra essa área é a visão analítica e um bom relacionamento com números, matemática em geral.

E é aqui que um profissional de Marketing pode se diferenciar dos alunos formados em Comunicação Social, seja Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Relações Públicas. Geralmente, esses cursos são pautados na formação humana, o que pode gerar certo déficit pra atuação exata.

A faculdade de marketing é um curso que visa justamente ir à raiz analítica do profissional, criando além da análise, tomadas de decisões a partir da interpretação de dados.

Sendo assim, sabendo da importância das informações pra empresas, é fundamental ter profissionais com esse viés.

Outras experiências que são esperadas desse profissional é a habilidade e boa execução de planejamentos. Esse conhecimento é muito importante pra que negócios sejam mais estratégicos e consigam alcançar bons resultados.

Também é esperado que o aluno da faculdade de Marketing tenha bom engajamento em trabalhar com novas tecnologias. Essa área está constantemente exposta às tendências que surgem e, por esse motivo, é necessário ter o interesse em novidades e flexibilidade pra se adaptar às novas soluções.

Quais são as áreas de atuação?

Quais são as áreas de atuação?

Antes de mais nada, vamos deixar bem claro que o Marketing pode ser diferenciado de diferentes formas. É uma área fundamental pra organizações alcançarem seus resultados. Sendo assim, é um campo muito flexível que pode se adaptar a qualquer tipo de segmento.

Isto é, desde um segmento agrário até mesmo à área da saúde ou política. Se ligou!? A gente separou alguns workplaces que você pode atuar fazendo uma faculdade de Marketing.

Marketing 

Acima de tudo, nada mais justo falarmos da área tradicional, que é o marketing em si. Aqui, estamos falando de uma área em geral, que é identificada em diferentes tipos de empresas. Esse tipo de profissional será aquela pessoa que vai ditar quais serão as estratégias realizadas no mercado.

Seu principal foco, na maioria das vezes, é traçar campanhas que visam identificar novos consumidores ou reter aqueles que já são consumidores. Seja com uma campanha de vendas, institucional ou de branding.

Nesse momento, estamos considerando os ambientes offline e online. Já já a gente fala mais sobre a diferença desses dois tipos pra você entender mais como se diferenciam e como está o mercado atual pra cada um.

Endomarketing

Certamente, você já ouviu falar sobre esse nome. Mas caso não tenha, são ações voltadas pro público interno de uma organização. E quem são essas pessoas? Nada mais, nada menos, que os próprios funcionários.

Esse tipo de profissional vai cuidar da satisfação e engajamento dos colaboradores da empresa. Seja com ações de encantamento, seja com cursos preparatórios — voltados pra sua atuação ou não —, comunicação, entre outros aspectos.

Além disso, hoje, a satisfação de colaboradores internos tem muita importância quando falamos sobre o valor da marca no mercado. Quanto mais se apresenta uma empresa que respeita seus profissionais e os valorizam, o público-alvo reconhece isso e se sente estimulado a consumir de você.

Marketing Político

Afinal de contas, o que faz um profissional de marketing político. A ideia é a mesma: encantar um determinado público-alvo. Sendo assim, essa pessoa trabalhará com a adequação da imagem do político diante de seus eleitores

Isso não se limita apenas à época das eleições. Afinal, ao longo do mandato, ele também precisa preservar sua imagem e manter seus eleitores engajados.

Marketing Social

Você já viu aquelas campanhas que falam sobre algum tema social? Por exemplo, conscientização sobre o meio ambiente, sobre consumo de derivados animais, entre outros? Então, a ideia é que esse profissional planeje, execute e mensure o desempenho dessas comunicações, entendendo qual é o impacto comportamental na sociedade.

Marketing Cultural

Muitas instituições privadas investem em práticas culturais, pois sabem da sua responsabilidade como um ativo dentro da sociedade. É nesse momento que entram esses profissionais, analisando e construindo ações que ajudam na área da cultura, seja com apoios ou até mesmo patrocínio.

Em troca, conseguimos ver a expansão da marca em momentos culturais e repassamos a imagem da empresa que se preocupa com o desenvolvimento cultural de uma região.

Inbound Marketing

Olha, a gente acha que talvez essa seja uma novidade pra você. Mas não tem problema, a gente te explica. Inbound Marketing é uma área voltada pra geração de conteúdo que possíveis consumidores conheçam a sua marca, seu produto ou seu serviço. É algo a longo prazo, mas que pode gerar clientes a um baixo custo.

Neuromarketing

Como o próprio nome já diz, é uma parte do marketing que visa entender o que pode ser estimulado psicologicamente nos consumidores. É a soma da psicologia, marketing e neurociência.

Pra atender a uma determinada demanda, é preciso ir a fundo nas dores do público-alvo, identificando quais são os pontos que podem ser atendidos.

Marketing de Relacionamento

Vamos encerrar nossa lista aqui, mesmo existindo muitas outras áreas que você pode aprofundar. O Marketing de Relacionamento é a ideia de promover ações, campanhas, atendimentos e bens que fidelizam seus consumidores.

Cada vez mais, essa área cresce em decorrência da necessidade de fazer a manutenção dos seus consumidores. Isso ajuda empresas a reduzirem seu Custo por Aquisição (CAC), por exemplo. Que é o indicador que faz a leitura de quanto foi gasto pra adquirir um novo consumidor.

Qual a diferença entre Marketing e Marketing Digital?

A gente te prometeu que explicaria qual era a diferença na atuação do profissional de Marketing dentro do ambiente offline e online, não foi? Então aqui está seu mimo! 

Basicamente, ambas não se diferenciam quando o assunto é o resultado final: o mercado. Entretanto, com a transformação digital, o marketing digital ganhou sua força. É preciso entender os canais digitais, promover campanhas online e garantir a existência da jornada de compra online.

Isso significa que podemos relacionar o marketing offline com o marketing online, promovendo o consumo de ambos os lados. Aqui você vai atuar com redes sociais, técnicas de SEO, e-commerce, entre outros.

Pra isso, é fundamental ter os conhecimentos de gestão de marketing digital. A partir disso, o profissional vai conhecer como trabalhar com os dois tipos de marketing e gerar consumidores pro negócio.

Como é a carreira do profissional de Marketing?

Como é a carreira do profissional de Marketing?

Conforme a gente já te adiantou lá no início desse material, é uma área que está em ascensão e forte no mercado. As empresas precisam gerar resultados pra conseguir se manter.

Como o momento atual é um grande desafio, mais do que nunca, esses conhecimentos se tornaram fundamentais. Pra conseguir passar por um momento de crise, como o que vivemos de 2020 e 2021, as marcas precisaram se reinventar. Isso só foi possível com o suporte do profissional de Marketing.

Justamente pela sua criatividade, visão analítica pra tomada de decisões, gestão da comunicação, entre outros aspectos que são fundamentais pra conseguir atender seus consumidores.

Sendo assim, a área de Marketing, mais do que nunca, precisou estar presente dentro das organizações. Isso mudou a visão de muitas empresas, que a enxergavam como uma área de eventos e de relacionamento com consumidores.

A partir desse momento, várias áreas de marketing, inclusive as que listamos aqui nesse material, foram implementadas. Isso fez com que a demanda aumentasse, tornando, até mesmo, a quantidade de profissionais existentes escassa.

Alguns exemplos de empresas que você pode atuar:

  • empresas privadas de qualquer porte;
  • startups;
  • agências de Marketing e Publicidade;
  • órgãos públicos;
  • SEU PRÓPRIO NEGÓCIO!!! 
  • consultorias, entre outras.

Então, caso você esteja preocupado se vai existir oportunidade pra você, a gente te diz pra confiar na tranquilidade. Somando a um curso rico, com bons conteúdos e que vai te preparar pro mercado, é bem fácil você já estar atuando muito antes da sua formação.

E a Faculdade Descomplica está aqui pra te ajudar nisso. Se você já tem um trabalho, por exemplo, e tem medo de deixá-lo na hora errada, isso não vai acontecer aqui. As empresas querem contratar profissionais que estão se preparando inclusive pro dia a dia. E, isso, a gente faz por você.

Mas, talvez você se faça a seguinte pergunta: “Ok, entendi que existe demanda, mas quanto que ganha um profissional de marketing?”. Acertei, né? Então confira o próximo tópico.

Quanto ganha um profissional de Marketing?

Nada adianta que seja um curso com uma área promissora se não ganhar bem, não é mesmo? A gente está aqui falando há um tempão, mas em nenhum momento falamos de salários pra essa área.

Então, deixa com a gente, vamos te explicar qual vai ser seu budget — essa palavra aqui é bem conhecida pelo profissional de Marketing, vai se acostumando. Tudo vai depender muito do cargo que você está exercendo.

Segundo o site Glassdoor, uma empresa que faz avaliação de empresas, cargos e salários, estes são os valores praticados:

  • Auxiliar de Marketing: salário médio de R$ 1.600,00;
  • Assistente de Marketing: salário médio de R$ 2.004,00;
  • Analista de Marketing: salário médio de R$ 3.009,00;
  • Analista de Marketing Digital: salário médio de R$ 3.200,00;
  • Supervisor de Marketing: salário médio de R$ 5.266,00;
  • Coordenador de Marketing: salário médio de R$ 6.467,00;
  • Gerente de Marketing: salário médio de R$ 12.000,00;
  • Diretor de Marketing: salário médio de R$ 18.000,00.

Ufa! É muita coisa! Mas à medida que você vai evoluindo na sua carreira, a tendência é só melhorar. Lembrando que existe muita, mas muita oportunidade pra atuar. Sem contar a existência da variação de cargos verticais — júnior, pleno e sênior — que ajudam ainda mais na progressão salarial.

Como escolher uma faculdade de Marketing?

Como escolher uma faculdade de Marketing?

Por fim, vamos falar como escolher a sua faculdade de Marketing. Antes de mais nada, você precisa verificar a avaliação do MEC. O ministério aprova e desaprova cursos pra serem executados diante das diretrizes, infraestrutura, corpo docente, entre outros.

Além disso, é preciso identificar faculdades que estejam preparadas pra atender você e que acompanhem as mudanças da área. Afinal de contas, o curso de marketing é atualizado constantemente em decorrência das tendências da área que surgem a todo momento.

Aqui na Faculdade Descomplica, por exemplo, sabemos disso. E é justamente por esse motivo que a todo momento a gente reavalia nossa grade, além de acompanhar a atualização do nosso corpo docente.

Em conclusão, a gente quer que você cresça, tenha muitas oportunidades e seja uma pessoa bem-sucedida. Por esse motivo, uma boa faculdade de Marketing é tão importante pra você investir. Na Faculdade Descomplica, você vai ter tudo ao alcance de suas mãos e pode realizar seus estudos quando e da maneira que mais se encaixa na sua rotina, combinado?

Quer saber mais sobre os nossos cursos? Então acesse a página da Faculdade Descomplica e confira todas as informações antes de se inscrever! Até logo!