• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como trabalhar com Marketing Digital? Saiba como trilhar esse caminho

Aprender como trabalhar com marketing digital é uma excelente decisão porque essa é uma das áreas mais promissoras atualmente. Afinal, a popularização da internet transformou a forma como a gente compra e interage com as empresas. Como resultado, a cada dia mais instituições buscam os meios digitais pra aumentar as vendas e o reconhecimento da marca.

Pra isso, elas precisam de profissionais especializados em Marketing Digital. Pensando nisso, a gente preparou este post. Aqui, você vai descobrir a importância dessa área e quais oportunidades você vai encontrar no mercado. Além disso, a gente separou dicas incríveis pra você começar na carreira e como ter ainda mais sucesso. Acompanhe!

Afinal de contas, o que é Marketing Digital?

Antes de mais nada, a gente quer que você entenda bem o que é Marketing Digital. O conceito pode até parecer óbvio, mas, mesmo assim, é importante olhar mais a fundo. Basicamente, é um conjunto de estratégias que as empresas utilizam no meio online pra promover seu nome e seus produtos ou serviços.

A internet permitiu termos tudo ao alcance dos dedos e transformou nossas vidas. Hoje em dia, a gente usa a rede pra praticamente tudo! Até mesmo pras atividades mais simples, como pedir uma refeição, pesquisar preços de algum produto, fazer compras ou descobrir mais sobre algum problema ou dúvida que a gente tem.

Então, o Marketing Digital é a principal forma que as empresas têm pra atrair e engajar seu público. Pra isso, elas utilizam os canais digitais (sites, blogs, mídias sociais, e-mails, motores de buscas e outros).

Mas, por que escolher essa área?

Atualmente, o Marketing Digital é crucial pro crescimento de qualquer negócio. Como as pessoas estão a cada dia mais conectadas, a empresa precisa estar onde seu público está. Seja qual for o porte ou segmento da instituição, as pessoas sempre vão pesquisar sobre ela e seu produto ou serviço na internet.

E, caso não a encontrem, vão procurar o concorrente. Afinal, a gente tem a impressão de que, se algo não está na internet, ou não existe, ou não é confiável.

Quer conhecer outros motivos que fazem o Marketing Digital ser tão importante? Ele oferece os seguintes benefícios pras empresas:

  • atinge um público qualificado com mais chances de se tornar cliente;
  • conquista uma posição de referência e autoridade no mercado;
  • aumenta as vendas e os lucros;
  • promove o reconhecimento da marca;
  • fideliza os clientes.

Pra que um negócio tenha todas essas vantagens, é preciso que ele contrate alguém que saiba como trabalhar com Marketing Digital.

Em quais áreas é possível atuar?

Quem quer aprender como trabalhar com Marketing Digital se depara com uma área bem abrangente. A seguir, veja as principais funções que você pode exercer nesse universo!

Gestão de mídias sociais

Se você gosta de redes sociais, vai adorar trabalhar nessa área. O social media é o responsável por planejar o posicionamento da marca, criando estratégias de conteúdo pra engajar o público. Imagine passar o dia criando posts pra Instagram, YouTube, Twitter, TikTok…

Apesar de parecer muito divertido, ser gestor de mídias sociais requer uma visão analítica. Além disso, é preciso criar conteúdos que realmente conectem a marca com seus consumidores.

Produção de conteúdo

Como o próprio nome diz, é o profissional que cria conteúdo pros canais da empresa em seus mais diversos formatos (texto, áudio, vídeo, infográfico etc.). Ele produz materiais com base em estratégias específicas pra atrair o público em todos os estágios de compra.

Assim, consegue aumentar o tráfego do site, o número de seguidores, de curtidas, comentários e, como consequência, a quantidade de clientes e o reconhecimento da marca.

E-commerce

As compras online já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas e é o futuro do varejo. Pra trabalhar nesse segmento é preciso dominar estratégias de venda, precificação, logística, métricas, descrição e apresentação do produto.

SEO

Essa é a sigla pra Search Engine Optimization, uma estratégia essencial pra manter o site da empresa nas primeiras posições dos sites de busca, principalmente do Google. Em resumo, trabalhar com SEO consiste em utilizar técnicas pra aumentar o tráfego pro site da empresa.

Planejamento

Quem quer aprender como trabalhar com Marketing de Conteúdo também pode cuidar do planejamento. Aqui, é preciso criar estratégias que conectem a visão e os objetivos da marca às técnicas de posicionamento e comunicação.

Growth Hacker

O nome parece complicado, mas a função é simples de entender. O profissional é encarregado pelas estratégias que farão a empresa crescer em pouco tempo. Então, deve ser bom em métricas e análises. Além do mais, deve conhecer bem os fatores de rankeamento, testes de validação e algoritmos de buscadores.

Quais habilidades é preciso ter?

Quer saber se você tem o perfil pra trabalhar com Marketing Digital? Além do conhecimento teórico, é importante ter certas habilidades. Mas não se preocupe: se você ainda não as tem, é possível desenvolvê-las com cursos específicos. São elas:

  • familiaridade com o mundo digital;
  • criatividade;
  • pensamento analítico;
  • proatividade;
  • domínio dos fundamentos e técnicas do Marketing Digital;
  • facilidade pra trabalhar em equipe;
  • vontade de aprender sempre mais e manter-se atualizado.

Mas, então, como trabalhar com Marketing Digital?

A melhor forma pra você ter sucesso nessa carreira é fazer cursos relacionados ao Marketing Digital. Com um bom curso introdutório, você vai aprender os principais conceitos, como jornada de compras, persona, técnicas de SEO, branding, copywriting, entre tantos outros.

A partir daí, você vai poder se aprofundar nos conteúdos de acordo com a área na qual deseja trabalhar. A grande vantagem é que você poderá fazer esse tipo de curso mesmo que ainda não tenha concluído a graduação.

Mas, se você já tem um curso superior, também há opções excelentes em pós-graduação especialmente voltada ao Marketing Digital, como:

  • Marketing e Redes Sociais;
  • Marketing e Branding para Profissionais de Saúde;
  • Marketing Estratégico Digital;
  • Comunicação e Marketing;
  • Marketing para Pequenas e Médias Empresas;
  • Marketing Digital para Startups;
  • Marketing Digital para Autônomos;
  • Marketing & Vendas.

Outro ponto positivo é que esse aprendizado é acessível a todos. Afinal, tanto o curso introdutório, quanto a graduação e pós podem ser feitos a distância, isto é, na modalidade EaD. Assim, você vai poder estudar onde e quando quiser, adaptando o conteúdo à sua rotina.

Agora que você já sabe como trabalhar com Marketing Digital, não deixe de investir em você mesmo e em sua carreira! Todos os negócios estão migrando pra esse mundo, então não deixe de aproveitar esse mercado aquecido e cheio de oportunidades. E lembre-se: quanto antes você se especializar, antes começará a trabalhar e colher os frutos do seu esforço.

Pronto pra começar? Então venha estudar com a gente e comece pelo Curso de Introdução ao Marketing Digital!