• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra como começar uma carreira em marketing digital do jeito certo

Foi-se o tempo do outdoor e dos jingles (apesar de ainda serem bem legais quando rola criatividade). Hoje, pra chamar a atenção, o negócio é dominar a internet. Mas, como iniciar uma carreira em marketing digital?

Num mundo em que as pessoas consomem em média 3 horas por dia só em redes sociais, é importante aprender a direcionar essa atenção. Afinal, não é de hoje que um dos atributos humanos mais valiosos é o poder de influenciar audiências.

Então, se você está a fim de descobrir como dar seus primeiros passos na indústria que mais cresce no mundo, continue a leitura. Neste artigo, a gente vai te mostrar as principais dicas de como começar uma carreira em marketing digital. Bora?

O que é marketing digital?

O que é marketing digital?

Olhe ao redor. Pra isso, você vai ter que tirar os olhos da tela. Então, o que você vê? São grandes as chances de você perceber que tem muita gente com os olhos na tela também. Isso é evidência suficiente pra concluir uma coisa: a atenção está na internet!

Marketing digital, basicamente, consiste em usar estratégias pra conduzir essa atenção a tomadas de decisões específicas, o que geralmente visa ao lucro de empresas e negócios online.

Mas não pense que marketing digital é brincadeira, não. Apesar de qualquer um poder desenvolver competências nesta área e conseguir resultados com facilidade, tem muita coisa pra aprender. Veja alguns exemplos do que é comum em marketing digital:

  • marketing de conteúdo;
  • funil de vendas;
  • persona e público-alvo;
  • jornada de compra do cliente;
  • tráfego pago e orgânico;
  • automação, e muito mais.
Como iniciar uma carreira em marketing digital?

Como iniciar uma carreira em marketing digital?

Que tem muita coisa pra aprender, isso já está mais que claro, né? Você está aqui pra descobrir como e por onde começar. Em outras palavras, como dar seus primeiros passos em uma carreira de marketing digital.

Felizmente, com a internet, tudo está ficando cada vez mais fácil, e aprender as estratégias que te permitam começar do jeito certo é uma delas. 

Por isso, continue a leitura. Com as dicas a seguir, sem dúvidas, você vai encurtar sua jornada e conseguir o melhor resultado possível. Dá uma olhada.

Faça um planejamento

Primeiro, comece com um rápido planejamento. “Mas planejamento de quê, se eu não sei nada?”, você pode se perguntar. Talvez você não saiba nada de marketing digital ainda, mas sabe de muitas outras coisas que devem entrar na conta.

  • O que você quer?
  • Quanto você acha que precisa pra conseguir o que você deseja?
  • A que tipo de trabalho você dedicaria diariamente uma parte do seu tempo?
  • O que você precisa aprender e quais são as fontes de conhecimento mais acessíveis?

As respostas dessas e de outras perguntas que você pode se fazer vão te ajudar muito a esclarecer quais rumos você deve tomar para descobrir como iniciar uma carreira em marketing digital.

Afinal, não é legal começar algo e gastar tempo com isso pra descobrir que não era aquilo que você realmente queria. Principalmente quando você pode decidir isso com antecedência.

Sendo assim, conheça um pouco mais sobre a rotina de profissionais de marketing digital e os assuntos com os quais eles lidam. Isso, sem dúvida, vai facilitar seu progresso.

Considere a formação acadêmica

É verdade que hoje, na internet, é possível aprender quase tudo sozinhe (e de graça!). Mas isso não significa que você vai seguir pelo melhor caminho apenas ostentando o orgulho de não ter recebido ajuda e acompanhamento. Muito pelo contrário.

Várias pessoas já tropeçaram o suficiente pra você não ter que tropeçar. Portanto, vale a pena aproveitar a expertise desses veteranos pra acelerar seus próprios resultados na carreira.

No mundo acadêmico, ainda é possível contar com o apoio de profissionais dedicados com toda vontade aos fundamentos intelectuais da indústria do marketing. Então, é seguro que você só tem a ganhar considerando uma graduação, uma pós ou MBA.

Mas isso não se restringe ao marketing digital apenas. Afinal, a internet está realmente forrada de conteúdos de valor sobre o assunto. Por outro lado, existe um universo de temas complementares que podem transformar qualquer pessoa em um superprofissional.

Não dispense especializações

Por falar em estudos complementares, não se esqueça da especialização! É claro que, com os conhecimentos gerais do marketing digital, você já pode ir muito longe na sua carreira. Mas se tornando mestre em determinado assunto, você pode alcançar muito mais.

Isso é verdade porque o marketing digital, enquanto estratégia formal, é composto de diversas partes. Assim, muitas empresas não querem apenas alguém que saiba sobre, por exemplo, tráfego pago, elas querem alguém que saiba muito sobre isso.

Sendo assim, além de construir aquele conhecimento geral, procure escolher um tema específico e vá fundo nessa escolha. Não tenha dúvidas: isso funciona e funciona muito!

Invista em experiência

Você já entendeu que é importante construir sua base de conhecimentos se você quiser aprender como iniciar uma carreira em marketing digital. Mas como colocar esses conhecimentos em prática?

A verdade é que o mercado vai aproveitar todo profissional que souber alguma coisa. Por isso, não tenha medo de se expor.

Contudo, investir em experiência também significa arriscar a produzir seus próprios números. Assim, uma das melhores recomendações que você pode receber é: seja você o seu case de sucesso!

Quer melhor prova de conhecimento do que criar seu portfólio pessoal de resultados? Então, se joga! Construa seu próprio perfil em uma rede social, produza conteúdo pro seu próprio blog e divulgue sua própria marca. Se duvidar, aí mesmo você já se acha.

Participe de congressos e seminários

Outra coisa que combina muito com uma carreira bem-sucedida é estar presente nos eventos mais importantes da área. Afinal, os grandes avanços do segmento não surgem dos livros, mas da inovação de pessoas ousadas, e elas aparecem antes nesses congressos.

Nesse caso, marque presença em todos os encontros de marketing digital que você puder, especialmente aqueles mais badalados, que recebem as principais figuras da indústria.

Mas não deixe de participar também dos eventos menos expressivos, porque são igualmente muito importantes e talvez até mais pra quem está em início de carreira. Sabe por quê? Resposta no próximo tópico, confere aí.

Cultive o networking

Tenha certeza: você vai chegar mais longe na sua carreira se estiver acompanhade. Essa é uma das principais razões pra você não perder nenhum encontro que puder participar. 

Fazer contatos e estabelecer parcerias é, sem dúvidas, uma das causas mais potentes de grandes audiências na internet. Portanto, se você puder fazer amigos em congressos e seminários, você cultivará uma poderosa fonte de atividade.

Por isso, não deixe de investir em networking. Esteja perto de pessoas que querem o mesmo que você. Participe de grupos de discussão, mantenha relação com colegas de cursos de formação e aproveite todas as instruções de seus mentores.

Cada uma dessas dicas vai fazer total diferença no progresso da sua jornada. Então, anote uma por uma onde você possa ver com frequência e garanta os hábitos necessários pra praticá-las. Em pouco tempo, com certeza vai se tornar ume especialiste.

Curtiu essas dicas de como iniciar uma carreira em marketing digital. Então, se liga nisso: a gente tem tudo o que você precisa pra começar do jeito certo! Dá só uma olhada nos cursos livres do Descomplica e ponha à prova!