Blog Descomplica

Ditadura na América do Sul: como elas aconteceram? Veja contexto histórico

A Ditadura na América do Sul é algo que marcou uma história de colonialismo e dependência de grandes países europeus. Confira detalhes!

Atualizado em

Compartilhe

A Ditadura na América do Sul é um grande marco em toda a história não somente do Brasil como também de outros países, como é o caso do Chile e da Colômbia. 

Em suma, o polo latino americano conta com uma história de sofrimento e de intenso colonialismo, que iria impactar em sua vida, seu modo de ver, ser e de viver atualmente.

Por isso, neste artigo de hoje, a gente da Descomplica vai trazer um resumo sobre as principais mudanças que já aconteceram em toda a américa do sul. 

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui conosco porque temos um guia completo pra te manter atualizado sobre a história de nosso continente. Bora lá! 

Ditadura militar no Chile

A principal ditadura militar que teria acontecido no Chile teria sido liderada por Augusto Pinochet, durante o ano de 1973, e foi até o ano de 1990.

Ou seja, ela contou com um período bastante semelhante com a ditadura que aconteceu no Brasil.

A entrada de Augusto Pinochet pro poder teria acontecido ali uma tendência pro conservadorismo e contra as propostas de esquerda que estavam em ascensão por causa da Guerra Fria e da União Soviética. 

A população literalmente acreditava em tudo que se dizia ser uma forma pra conseguir acabar com o comunismo. Mas, quem está estudando a fundo, ainda mais em Karl Marx, sabe que o comunismo nunca existiu! 

No começo do ano de 1970, o país era governado por um socialista que era chamado de Salvador Allende. 

Depois que houveram as novas eleições no ano de 1970, ele teve a vitória na faixa de 36% de todos os votos. Mas, ele não conseguiu ficar tanto tempo em seu cargo porque logo depois teria sido disposto. 

Um dos projetos que teriam sido alvejados por Allende era em relação à reforma agrária e até as novas formas de tributação aos bancos. 

O projeto de cunho socuilaista estava degradando toda a elite capitalista e isso fez com que novas revoltas começassem a acontecer. Até que ele caiu. 

Ditadura militar no Brasil

Agora vamos falar mais sobre a ditadura militar que aconteceu no Brasilque também está entre as maiores da Ditadura na América do Sul. 

Em suma, ela teve a duração na faixa de 21 anos e aconteceu também pelo risco que a população tinha de que o comunismo poderia estar afetando a economia, que até então era predominantemente agrária. 

Muitos atos que foram criados durante esse tempo foram contra a Constituição brasileira, inclusive o estado de sítio da época.

Muitas pessoas que estavam do lado dos conservadores foram acusadas de perseguição de grupos de esquerda e que chegaram a torturar ativistas. 

O projeto de Jango nada mais era do que um resto do que havia sido deixado pelo Getúlio Vargas durante os tempos em que esteve na administração do país e que fez a criação de projetos sociais. 

Resumão

hist-resumo-2

O contexto mundial era nada mais, nada menos, do que o de uma Guerra Fria. Isso mesmo, tínhamos um presidente marxista no poder à frente do Chile num contexto de disputa ideológica. 

Salvador Allende foi o primeiro presidente marxista assumido e eleito no Chile por voto popular. O “grande temor comunista” instaurado na América Latina ganhou vez no Chile, e lá se foi os Estados Unidos da América dar apoio ao golpe, em defesa do capitalismo.

Desagradados, os EUA apoiaram movimentos contrários ao governo até a chegada do militar Pinochet, como eu tinha te contado antes, que já chegou ao poder por meio da morte de Allende. 

A ditadura chilena foi bem parecida com a brasileira: matou e torturou seus opositores, além de legalizar constitucionalmente a ditadura.

Com tantas manifestações populares contrárias à ditadura no ano de 1987, foi realizado um plebiscito que decretou que Pinochet não continuaria no poder. 

Em 1990 aconteceu a primeira eleição pós-ditadura. O governante posterior, Patrício Aylwin, diferente do que houve no Brasil, puniu os militares envolvidos com crimes durante o regime. 

Outra diferença entre Chile e Brasil foi o número de governantes: enquanto a ditadura chilena teve um governante, a ditadura brasileira teve cinco governantes.

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você