Blog Descomplica

Transferência de faculdade: como funciona o processo

Nesse artigo, a gente te explica como funciona o processo de transferência de faculdade e a importância de fazer a escolha certa.
porDescomplica| 18/06/2021

Compartilhe

A transferência de faculdade permite que estudantes mudem de instituição de ensino no decorrer do curso. Dessa forma, são inúmeros os motivos que podem levar alguém a optar por essa mudança.

Insatisfação com os professores, com a coordenação da faculdade, distância ou, até mesmo, dificuldades financeiras são algumas das principais motivações. Portanto, é uma escolha importante, visto que pode mudar os rumos de uma carreira profissional.

Sendo assim, é fundamental que os estudantes saibam as etapas desse processo, pra garantir que a transferência de faculdade ocorra regularmente. Como resultado, é possível escolher a instituição que mais se enquadra em cada demanda. 

Por isso, ao perceber que essa mudança é a melhor escolha, é preciso buscar a coordenação da instituição em que está estudando. O procedimento é burocrático e cada faculdade pode adotar exigências próprias.

Desse modo, é imprescindível estar atente. Especialmente em relação à carga horária e grade de disciplinas, é preciso conferir se há compatibilidade. Mas como funciona esse processo na prática?

Neste artigo, a gente te ensina como realizar a transferência de faculdade e a importância de fazer a escolha certa. Venha conferir! ? 

Pessoa segurando livros

Como ocorre o procedimento de transferência de faculdade na prática

O processo de transferência de faculdade começa na coordenação da instituição de ensino que o estudante está cursando.

Dessa forma, é a própria coordenação que realiza os procedimentos burocráticos, de acordo com as suas normas e as da instituição que o estudante deseja migrar.

Portanto, é necessário fornecer os documentos pessoais do aluno, histórico escolar e o registro das disciplinas e a carga horária já cursada na faculdade, bem como as notas obtidas.

Após fornecer todos os dados e dar andamento ao procedimento, é necessário avaliar a compatibilidade com a grade curricular da faculdade pra qual o estudante deseja mudar, bem como a disponibilidade de vagas.

Em alguns casos, a instituição de ensino pode exigir que esses estudantes realizem provas de conhecimento técnico, pra avaliar o nível de conhecimento acadêmico.

Realizando a matrícula

Uma vez separada a documentação, é o momento de realizar a matrícula na nova faculdade. Dessa forma, a documentação será avaliada pela coordenação da instituição de ensino que o estudante escolheu.

Após um prazo, a instituição de ensino vai entrar em contato, avisando se a transferência de faculdade será possível.

Caso o estudante faça parte de programas como o Prouni ou Fies, também é fundamental ter atenção com a documentação.

Pessoas em fila usando capelo

Como saber se a transferência de faculdade é a melhor escolha

Afinal, como saber se a transferência de faculdade é a escolha certa? É preciso avaliar inúmeros fatores, que indicam se determinada instituição de ensino está atendendo aos requisitos de qualidade do aprendizado.

Além disso, questões pessoais também podem interferir nessa decisão. Por isso, é necessário se fazer algumas perguntas:

  • A instituição oferece um ensino de qualidade, com bons professores e suporte aos estudantes?
  • O valor das mensalidades é justo e cabe no seu orçamento?
  • A localidade é a que melhor atende às suas necessidades?
  • O curso atende às suas expectativas?

Portanto, é fundamental analisar todas as questões relevantes pra uma decisão mais consciente.

E você, ainda está em dúvida sobre qual faculdade escolher? Então é hora de conhecer a Faculdade Descomplica. Vem estudar com a gente!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica