Blog Descomplica

Quer pedir transferência de faculdade? Veja como fazer isso

Será que é possível fazer transferência de uma faculdade para outra? Quais documentos são necessários? Veja como transferir a faculdade aqui!
porDescomplica| 26/05/2022

Compartilhe

Quanto tempo é necessário para pedir transferência de faculdade? Quais são os documentos necessários para mudar de instituição de Ensino Superior? Dá muito trabalho transferir a faculdade?

Essas e outras perguntas fazem parte da lista de dúvidas de muitos estudantes que precisam trocar de faculdade. Mudar de faculdade no meio do curso pode ser necessário por diversos motivos, mas você sabe como fazer isso e quais documentos apresentar?

Pensando em te ajudar a saber tudo sobre como transferir sua faculdade, a Descomplica te dá a letra do que precisa para fazer a transferência. Se liga!

É possível fazer transferência de uma faculdade para outra?

É possível, sim! O aluno pode decidir pedir transferência de faculdade por vários motivos, incluindo questões financeiras, de tempo, de trabalho ou insatisfação com o curso.

Se você deseja mudar de faculdade, o pedido de transferência deve ser solicitado na instituição em que você está matriculado. Você deve provar que é um estudante universitário, então, é necessário reunir alguns documentos, ok?

Quando é feita da maneira certa, a transferência de faculdade permite o aproveitamento de disciplinas. Se a transferência é para um curso igual ou, no mínimo, semelhante, o estudante pode ter algumas de suas matérias eliminadas na nova universidade.

Por exemplo: um estudante de Engenharia que decide se transferir para outra universidade, mas no mesmo curso, poderá cortar matérias como Cálculo e Física. 

O que precisa para fazer transferência de faculdade?

Como dissemos acima, para se transferir de faculdade, é necessário comprovar que você está matriculado na instituição.

No caso da Descomplica Faculdade Digital, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Declaração de vínculo com a outra instituição de ensino;
  • Histórico escolar e ementa do curso para aproveitar disciplinas;
  • Selfie;
  • RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento;
  • Histórico escolar do Ensino Médio e certificado de conclusão;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de nota do Enem.

A transferência de faculdade para outro Estado ou dentro do local em que você mora acontece da mesma forma, ok? No caso da Descomplica Faculdade Digital, como a graduação é a distância, tudo pode ser feito online numa boa

O que avaliar antes de pedir transferência de faculdade

Mudar de faculdade no meio do curso pode ser algo que acrescente à sua carreira, mas essa ação deve ser analisada bem antes, para que você não faça um movimento errado.

Para garantir que essa seja uma boa mudança, é preciso ir além e avaliar mais do que apenas os custos.

A Descomplica Faculdade Digital traz uma facilidade que muitas ainda não oferecem, que é a possibilidade de fazer uma graduação a distância, com máxima qualidade e reconhecimento do MEC.

Os fatores que devem ser levados em consideração na hora de pedir a transferência de faculdade são:

Empregabilidade

A faculdade se preocupa com os seus alunos quando o assunto é empregabilidade? Ela tem convênios com empresas garantindo a oferta de vagas de trabalho ou estágio? 

Se a resposta for “sim”, então a troca provavelmente vai expandir as possibilidades para sua carreira.

Impacto do nome da universidade no mercado

É interessante pensar no peso do nome da universidade no mercado. Uma faculdade conhecida, reconhecida no mercado e que ofereça possibilidades de crescimento e carreira aos alunos é uma boa escolha. 

Distância de casa e do trabalho

Você tem dificuldades para chegar à faculdade depois do trabalho ou mora longe da instituição? Talvez, um curso a distância seja ideal, pois pode ser realizado totalmente online. 

Como fazer transferência para a Descomplica Faculdade Digital

Quer vir estudar em uma instituição reconhecida pelo MEC, com professores incríveis, aulas online flexíveis e a melhor didática? Então tá na hora de pedir a transferência para a Descomplica Faculdade Digital!

O melhor é que o passo a passo para se transferir é muito simples. Se liga:

1º passo

Escolha seu curso e seu pólo 

2º passo

Envie o comprovante de vínculo com a outra instituição (pode ser pela internet). Para aproveitar as disciplinas, consulte aqui a documentação necessária

3º passo

Conclua a sua matrícula

4º passo

Receba um e-mail nosso com todas as orientações e comece a estudar!

Venha conhecer a Descomplica Faculdade Digital e, quem sabe, pedir a sua transferência pra cá! Somos reconhecidos pelo MEC, temos os melhores professores, uma super metodologia e trazemos um monte de oportunidades para os nossos alunos na vida profissional!



Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica