Blog Descomplica
Imagem para ilustrar artigo sobre tipos de poluição

Quais os tipos de poluição e suas consequências?

Preparamos esse conteúdo incrível sobre tipos de poluição para te ajudar a estudar melhor par ao Enem. Leia esse artigo e estude com a gente!

Atualizado em

Compartilhe

O assunto hoje é #tóxico. Mas você PRE-CI-SA estar por dentro dele porque se tem uma coisa capaz de ajudar na redução dessa “toxicidade” toda é a informação. Além disso, o tema é mega cobrado em várias provas no Brasil e no mundo.

A ideia é discutirmos os principais tipos de poluição e suas consequências. Junto disso, vamos contextualizando esse importante debate com fenômenos da atualidade (bem a cara do Enem, né?!). Então, bora lá?!

Infelizmente, Wall-E, não adianta fecharmos os olhos para as consequências da poluição 🙁

Imagem do filme wall-e

Tipos de poluição e suas consequências

A vida na cidade grande é complicada e você provavelmente já sentiu (caso viva em uma) ou já viu isso na tv, nos livros ou filmes. E se tem algo que a gente vê nas cidades é poluição para tudo quanto é lado. 

Aqui vamos falar sobre alguns dos principais tipos de poluição que atingem não só as cidades mas o interiores. Isso porque os processos ditos de “desenvolvimento” têm levado a poluição para além das margens urbanas, de modo que hoje além das próprias cidades serem ainda produtoras de poluentes que ultrapassam suas fronteiras, os campos, florestas e etc, também estão cada vez mais inseridos em lógicas produtivas que intensificam os índices de poluição das águas, do solo, do ar e também nuclear.

Poluição das águas

O ano de 2020 começou agitado. Falou-se em fim do mundo algumas vezes e a população da cidade do Rio de Janeiro sentiu esse medo já bem de manhã, quando abriu a torneira para escovar os dentes e se deparou com uma água com odor mais tenso do que do seu próprio mau hálito matinal.

Deixando a brincadeira de lado agora porque o assunto é bastante sério, o que aconteceu foi o mais ou menos o seguinte: 

No início do ano de 2020, o Rio de Janeiro passou por uma das piores crises hídricas de sua história. Às torneiras as pessoas encontraram água com cheiro e gosto de péssima qualidade. Num primeiro momento, pensou-se que o problema era causado pela geosmina, uma substância produzida por algas, responsável pelas alterações no líquido. 

No entanto, pouco tempo depois as pesquisas tendem a confirmar que o problema na verdade foi causado pelo excesso de bactérias de origem fecal e bactérias degradadoras de compostos aromáticos, o que sugere que a contaminação ocorreu foi pelo excesso de esgoto que é depositado sem tratamento nos principais rios que abastecem a cidade. Sim, é isso mesmo que você leu! 

Bom, mas além da poluição urbana, a contaminação das águas pode ter outras causas. Acompanhe:

Poluição natural 

Provocada pelas chuvas e escoamento superficial; salinização; decomposição de vegetais e animais mortos.
Poluição industrial: 

Ocasionada pelos resíduos gerados nos processos industriais de um modo geral. É quase sempre o fator mais significativo em termos de poluição.

Poluição urbana

Como vimos no exemplo do problema vivido na cidade do Rio de Janeiro, essa é aquela típica das cidades, onde a ausência de um sistema de saneamento adequado gera o lançamento direto ou indireto do esgoto doméstico nos corpos d’água.

Poluição agropastoril 

Causada pelo uso de defensivos agrícolas químicos, fertilizantes e excrementos de animais, bem como os sedimentos decorrentes da atividade erosiva, que é intensificada pela atividade agropecuária.

Crianças brincam na Praia de Ramos, situada na Baía de Guanabara (RJ). Na  fotografia percebe-se a poluição das águas que representa graves riscos para saúde humana.

Imagem de crianças brincando na Baía de Guanabara poluída

Faça aqui uma questão sobre isso!

Poluição do solo

A exploração extrativa e agropecuária do solo altera-o ao remover grande quantidade de materiais e de cobertura vegetal, além de, no caso da segunda, aplicar nutrientes e defensivos químicos.  

A poluição do solo a partir do uso de produtos químicos, por exemplo, contribui também para a poluição das águas. Isso por que ao longo esses produtos infiltram no solo e alcançam o lençol freático e aquíferos, contaminando esses importantes mananciais de água. 

No caso de países que são grandes agroexportadores, como o Brasil, isso é um grande problema, pois boa parte do PIB nacional advém da exploração do solo seja para produção agropastoril, seja para o extrativismo. Dessa maneira, urge pensar e adotar práticas de manejo do solo que sejam menos agressivas e conservem o solo e, consequentemente, os corpos hídricos.

Outro fator gerador de poluição dos solos é a questão do lixo gerado sobretudo pelas cidades grandes. Sabemos que boa parte desses rejeitos são despejados em lixões, sem o devido controle e cuidado.

Lixão a céu aberto: contamina o solo e o lençol freático!

Imagem de um lixão para ilustrar artigo sobre tipos de poluição

Poluição do ar

O ar é um recurso natural primordial para manutenção da vida. A poluição do ar ocorre quando temos presença ou lançamento, no ambiente atmosférico, de substâncias em concentrações suficientes para influenciar na qualidade do mesmo. Esse tipo de contaminação está diretamente relacionado à atividade industrial e ao processo de urbanização. 

É o tipo de poluição facilmente identificável a olho nu, pois altera a visibilidade urbana. Esse processo ocorre devido a presença de partículas sólidas e líquidas suspensas na atmosfera que absorvem  e dispersam a luz. 

Isso tem consequências também para a flora, pois a poluição atmosférica ao reduzir a penetração de luz, reduz também a capacidade de fotossíntese das plantas. Além disso, esses poluentes quando carreados pelas chuvas penetram no solo, contaminando as raízes e o solo.

Para a saúde humana, a poluição do ar provoca doenças agudas e crônicas, como bronquite, enfisema e asma, além de provocar alteração de importantes funções fisiológicas e irritação sensorial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar mata mais do que a AIDS e a malária, sendo responsável por mais de sete milhões de mortes por ano em todo mundo.

A poluição do ar também pode causar danos materiais diretos. Estudos verificaram que a poluição pode causa a corrosão  de vários metais. 

Ademais, não podemos esquecer da relação desse problema à questão do aquecimento global. Grande parte dos cientistas de todo mundo concordam que a emissão de poluentes, sobretudo dos chamados gases do efeito estufa (GEE), aumentaram exponencialmente desde a Revolução Industrial.

Para entender um pouco mais como a produção industrial, geradora de CO2 está relacionada com o aquecimento global, clique aqui

O aquecimento global, além de acelerar o derretimento das geleiras e, consequentemente, elevar o nível do mar ameaçando com isso centenas de cidades litorâneas, tem outros muitos problemas. Um deles é a retroalimentação de si mesmo. Isto é, a intensificação dos índices de poluição.

De acordo com algumas pesquisas, 95% das cidades que mais são ameaçadas pelo riscos climáticos encontram-se na África ou na Ásia, incluindo megacidades como Lagos, na Nigéria, e Kinshasa, na República Democrática do Congo. Isso está relacionado à outros problemas, como  a questão das desigualdades socioespaciais. Perceba, portanto, que a problemática da poluição está inserida numa trama de outros fenômenos muito complexos como a questão da distribuição de renda e, em última instância, do próprio modelo de desenvolvimento adotado.

Faça aqui uma questão sobre isso! 

Vista da cidade de Ludwigshafen, na Alemanha em 1881. Na imagem o impacto da poluição do ar emitida pelas fábricas já era perceptível na paisagem.

Imagem para ilustrar artigo sobre tipos de poluição

Poluição nuclear

Também conhecida como poluição radioativa, pois é proveniente da radiação, que é  o efeito químico vindo de ondas de energia (seja calor, luz ou outras formas). Apesar da radiação ser um fenômeno natural, a ação antrópica vem intensificando esse os níveis de radiação. 

Agora veja, que não são só as usinas nucleares que geram esse tipo de poluição.  Os adubos utilizados na agropecuária, quando mal condicionados, também podem gerar radioatividade. Além disso, os esgotos e os agentes químicos que contaminam o solo, como inseticidas, podem também intensificar esse processo. 

Uma das principais consequências desse tipo de poluição para a saúde humana é o câncer. Além disso,  pode causar o desenvolvimento de deficiências, problemas respiratórios e de circulação, mutações gênicas, entre outros. Ademais, contamina também a fauna e flora do planeta, causando diversos desequilíbrios.

Chernobyl é real! Em abril de 1986 na cidade Chernobyl, na extinta União Soviética (atual território ucraniano), uma explosão num dos reatores da usina levou provou a morte de milhares de pessoas. A radioatividade foi tamanha que chegou a alcançar países como a  Polônia, Áustria, Suécia e até o Reino Unido.

Esse é um dos temas importantes para a sua preparação par ao Enem. Caso você queira ter acesso a diversos conteúdos completos como esse, além de aulas e monitorias com os melhores professores do Brasil, conheça o Cursinho Pré Vestibular da Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você