Um conjunto de “m” equações lineares nas variáveis x1, x2, …, xn é chamado de sistema linear de m equações e n incógnitas.
Neste resumo, falaremos sobre Sistemas Lineares. Esses sistemas estão presentes em inúmeras situações do seu dia-a-dia, como, por exemplo, no ato do seu avô de separar uma mesada para seus netos. Antes de exemplificarmos, devemos saber o que é um sistema de equações lineares.
Equações lineares
Uma equação linear é toda equação da forma:
a1x1 + a2x2 + … + anxn = b
Em que a1, a2, …, an são coeficientes reais e b, também real, é o termo independente da equação. Por exemplo:
x + y + z = 4 ; x1 – x2 + x3 = 3 ; x – y = 2
OBS: perceba no segundo exemplo que x1, x2 e x3 são incógnitas diferentes!
Solução de uma equação linear
Cada equação linear possui soluções que a satisfazem, assim, existem sequências ordenadas de números reais que são soluções dessas equações.
Olhando nossos exemplos acima, temos:
x + y + z = 4
Perceba que, para essa equação, temos infinitas soluções. Por exemplo:
x = 1, y = 2 e z = 1 ou (1, 2, 1);
x = 0, y = 3 e z = 1 ou (0, 3, 1);
… e, assim, podemos encontrar infinitas sequências ordenadas como essas.
x – y = 2
Podemos ter que:
x = 4 e y = 2 ou (4, 2);
x = -3 e y = 5 ou (-3, 5);
… e assim também podemos ter infinitos pares ordenados que satisfazem essa equação.
Sistema linear
Um conjunto de “m” equações lineares nas variáveis x1, x2, …, xn é chamado de sistema linear de m equações e n incógnitas. Perceba:
é um sistema linear com duas equações e duas incógnitas
é um sistema linear com duas equações e quatro incógnitas
Representação matricial de um sistema
É possível representar matricialmente um sistema linear lembrando da definição de multiplicação de matrizes. Podemos representar por um produto da matriz de coeficientes pela matriz de incógnitas. Perceba como:
Temos que esse sistema pode ser escrito pelo produto:
Já o seguinte sistema:
Pode ser representado por:
Solução de um sistema linear
A solução de um sistema linear é dada pela sequência ordenada que satisfaz a todas as equações de um sistema. Assim, perceba:
O par ordenado (4,1) é solução do sistema , pois x = 4 e y = 1 são a única solução desse sistema que satisfazem as duas equações.
A tripla ordenada (5, 3, 2) é solução do sistema , pois x = 5, y = 3 e z = 2 são solução desse sistema que satisfazem as três equações.
OBS: Nem todos os sistemas possuem apenas uma solução, como veremos adiante.
Classificação de um sistema linear
Um sistema linear é classificado de acordo com o número de soluções. Podemos ter:
- Sistema possível e determinado (SPD): tem apenas uma solução.
O sistema é possível e determinado pois o par ordenado (1,6) é sua única solução.
- Sistema possível indeterminado (SPI): tem infinitas soluções.
O sistema apresenta infinitas soluções como por exemplo: (1,1,2), (0,2,4), (1,0,1), …. .
- Sistema Impossível (SI): não tem solução.
O sistema não possui nenhum par ordenado que satisfaça as duas equações ao mesmo tempo.
Resolução de um sistema linear pela Regra de Cramer
Consideramos o sistema . Suponhamos que a ≠ 0. Observamos que esse sistema pode ser escrito pela forma matricial:
Esse sistema é possível determinado quando o determinante D=for diferente de zero.
As soluções desse sistema são dadas por:
x = Dx/D
y = Dy/D
Em que Dx e Dy são:
Dx = , em que trocamos a coluna referente aos coeficientes de “x” pela coluna de resultados.
Dy = , em que trocamos a coluna referente aos coeficientes de “y” pela coluna de resultados.
Esses resultados são conhecidos como Regra de Cramer e podem ser generalizados para um sistema n x n (n equações e n incógnitas)
Discussão de um sistema linear
Como vimos antes, um sistema pode ser classificado como SPD, SPI ou SI. Agora, vamos ver como podemos identificá-los por meio da Regra de Cramer:
- SPD: para um sistema ser possível e determinado, ou seja, possuir uma única solução, temos que D ≠ 0, sendo D o determinante dos coeficientes, como vimos acima.
- SPI: para um sistema ser possível e indeterminado, ou seja, possuir infinitas soluções, temos que D = 0 e Dx ou Dy iguais a zero. Perceba:
Com D = 0 e Dx = 0:
x = Dx/D = 0/0 , ou seja, uma indeterminação.
Assim como D = 0 e Dy = 0:
y = Dy/D = 0/0, também uma indeterminação.
Então, basta D = 0 e Dx ou Dy serem iguais a zero para termos um SPI.
- SI: para um sistema ser impossível, ou seja, não possuir solução, temos que D = 0 e Dx ou Dy diferentes de zero. Perceba:
Com D = 0 e Dx ≠ 0:
Como x = Dx/D, teríamos um número diferente de zero dividido por zero e, como sabemos, não existe divisão por zero. Logo, o sistema não possui solução.
Exercícios
1) (UERJ) Um feirante separou um número inteiro de dúzias de tangerinas (t), de maçãs (m) e de pêras (p). Observou que para cada maçã arrumada, havia 2 tangerinas. Com 90 dúzias, ele fez lotes de 6 tangerinas, lotes com 6 maçãs e lotes com 4 pêras. Colocou em cada lote, indistintamente, o preço de R$0,50. Arrecadou R$105,00 na venda de todos eles. Calcule t, m, e p.
2) (VUNESP-04) Maria tem em sua bolsa R$15,60 em moedas de R$ 0,10 e de R$ 0,25. Dado que o número de moedas de 25 centavos é o dobro do número de moedas de 10 centavos, o total de moedas na bolsa é:
A) 68.
B) 75.
C) 78.
D) 81.
E) 84.
Gabarito
1. Considerando t, m e p o número de dúzias de cada fruta, temos que 2m = t. Como 1 dúzia = 12, foram feitos com cada dúzia 2 lotes de tangerinas, 2 lotes de maçãs e 3 lotes de peras. Logo, foram feitos (2t) lotes de tangerinas, (2m) lotes de maçãs e (3p) lotes de peras. Utilizando os dados do problema e as letras representantes das frutas, montamos o sistema:
Substituindo t por 2m nas equações, temos:
Como p = 30, temos que m será:
3m + 30 = 90
3m = 60
m = 20
Como m = 20, temos que t é dado por:
2. 20 = t
t = 40
São 40 dúzias de tangerinas, 20 dúzias de maçãs e 30 dúzias de peras.
2. Seja x o número de moedas de R$ 0,10 e y o número de moedas de R$ 0,25. Portanto, se multiplicarmos 0,10 por x e adicionarmos ao produto de 0,25 por y, teremos o total de R$ 15,60, como a equação aponta:
0,10.x + 0,25.y = 15,60 (*)
A segunda informação no texto nos garante que y = 2.x. Resolvendo pelo método da substituição, substituiremos o valor encontrado para y em (*). Sendo assim:
0,10.x + 0,25.(2.x) = 15,60
0.10.x + 0,5 x = 15,60
0,6. x = 15,6
x = 26
Retornando à equação y = 2.x, vamos substituir o valor encontrado para x:
y = 2.x
y = 2.26
y = 52
Portanto, Maria tem 26 moedas de R$ 0,10 e 52 moedas de R$ 0,25. No total, Maria tem 78 moedas. A alternativa correta é a letra c.