Tem função injetora, bijetora e muito mais! Vem aprender tudo sobre funções para mandar bem na sua prova de matemática!
O estudo das funções se dá no ato de estabelecer uma relação entre grandezas onde o comportamento de uma delas está diretamente ligado ao comportamento da outra, ou seja, temos variáveis; uma delas é a variável dependente e a outra é variável independente. Uma função possui também uma lei que determina a relação entre os elementos do domínio e da imagem. Hoje estudaremos o básico desse tópico, a introdução, estudando sua definição e suas classificações, portanto, bons estudos!
Definição de Função
A definição de funções é dada pelo estudo de dois conjuntos A e B não vazios, onde existe uma função f de A em B, dada por uma relação que associa a cada elemento x ∈ A um único elemento y ∈ B. Ou seja, se temos dois conjuntos A e B, estabelecemos uma relação de função de A em B, quando para cada elemento de A estiver relacionado apenas um elemento de B. Ao conjunto de partida, damos o nome de Domínio (Dom(f)) da função; ao conjunto de chegada, damos o nome de Contra-Domínio (CD(f)) da função; e o conjunto dos elementos relacionados a cada elemento de A é chamado de Imagem (Im(f)) da função.
Aqui dizemos que há uma função de A -> B.
Vejamos um exemplo de uma relação:
Perceba que o Dom(f) é o conjunto A, o CD(f) é o conjunto B e a Im(f) é o conjunto formado pelos elementos {0,1,2,3}. Perceba que, no caso abaixo, NÃO temos uma relação de função, pois o elemento 4 está relacionado a mais de um elemento.
Classificação de uma função
As funções possuem três classificações: Sobrejetora, Injetora ou Bijetora.
Injetora
Funções são injetoras ou injetivas quando, para quaisquer elementos x1 ≠ x2, temos f(x1) ≠ f(x2), ou seja, são injetoras quando todos os elementos da imagem estão ligados a apenas UM elemento do domínio.
Perceba que a Im(f) = {1,3,5} e cada um desses elementos está relacionado com apenas um elemento do domínio.
Sobrejetora
Funções são chamadas de Sobrejetora ou Sobrejetiva quando o contra-domínio for o próprio conjunto imagem, ou seja, quando todos os elementos do contra-domínio estiverem relacionados com algum elemento do domínio.
Perceba que a Im(f) = {12, 3, 27} é igual ao CD = {12, 3, 27}.
Bijetora
Funções são chamadas de Bijetora ou Bijetiva quando ela é Injetora e Sobrejetora ao mesmo tempo.
Perceba que cada elemento da imagem possui apenas um elemento do domínio relacionado e o contra-domínio é igual ao conjunto imagem, logo, Bijetora.
Lei de uma Função
Para se estabelecer uma relação de função, devemos ter os conjuntos de saída e entrada como já vimos acima, mas também devemos ter algo que faça essa ligação entre os elementos desses conjuntos, ou seja, alguém que faça a relação entre eles. Para estabalecer essa relação, usamos a lei da função. Perceba alguns exemplos:
f(x) = x + 1 ; h(x) = -x² + 5 ; g(x) = 1/x
Considerando uma função de A -> B, onde A = {0, 1, 2, 3} e B = {1, 2, 3, 4, 5}, e estão definidos sob a lei f(x)=x+1, temos:
f(0) = 0 + 1 = 1
f(1) = 1 + 1 = 2
f(2) = 2 + 1 = 3
f(3) = 3 + 1 = 4
Perceba que todos os elementos do domínio possuem uma imagem no conjunto B, logo, essa é uma Injetora!
Exercícios
1) (FUVEST – 03) Seja f a função que associa, a cada número real x, o menor dos números x + 3 e – x + 5. Assim, o valor máximo de f(x) é:
a) 1
b) 2
c) 4
d) 6
e) 7
2) (Fuvest–SP) Uma função f de variável real satisfaz a condição f(x + 1) = f(x) + f(1), qualquer que seja o valor da variável x. Sabendo que f(2) = 1, determine o valor de f(5).
3) (UEFS) A imagem da função f(x) = (4x + 2) / 3 é (-¥ , 5] , para todo x pertencente a R tal que:
a) x = 13/4
b) x < 3/4
c) x = 3/4
d) x < 17/4
e) x < 11
Gabarito
1 – C
2 – f(5) = 5/2
3 – A