Fisgar a atenção dos alunos na sala de aula e ainda aumentar o aprendizado de cada um é a meta de todo professor. Mas quais práticas pedagógicas podem ser adotadas pra que esses objetivos sejam atingidos?
É evidente que na sala de aula, existem alunos com as mais diversas personalidades, fato que os tornam únicos.
Portanto, pra ensinar com qualidade, o profissional precisa diversificar e empregar novas estratégias pra obter uma educação flexível e atingir cada um individualmente.
Pra te ajudar com o seu objetivo, a gente separou 5 exemplos de práticas pedagógicas pra você usar na sala de aula. Vem conferir!
Práticas pedagógicas: momento nostalgia da sala de aula
Sabe quando a gente chega em uma certa idade e lembra daqueles professores que nos ensinaram a ler, escrever, cantar o Hino Nacional e respeitar o coleguinha?
Pois é, a primeira experiência de viver em sociedade como um ser humano, é na sala de aula. Por isso é tão importante que as práticas pedagógicas aplicadas lá, sejam eficazes e didáticas.
Antes de mais nada, estamos aqui pra passar os melhores exemplos de práticas pra você e sua escola serem lembrados pra sempre na vida de cada aluno.
5 exemplos de práticas pedagógicas para a sala de aula
A seguir, fique por dentro de algumas práticas pedagógicas que vão transformar sua dinâmica!
1. Pratique a interdisciplinaridade
O uso desse método na sala de aula é bastante eficaz, afinal, complementar uma disciplina utilizando outra área do conhecimento afeta positivamente a aprendizagem.
Abordar o mesmo tema em diferentes disciplinas, faz com que o senso reflexivo do estudante fique mais aguçado — por exemplo: se o assunto da matéria de Ciência é fotossíntese, nada impede que um texto relacionado apareça pra análise e interpretação na matéria de Português. Portanto, use a imaginação!
2. Aposte em atividades lúdicas
Praticar é a melhor forma de aprender. Sendo assim, usar atividades lúdicas nos exercícios das matérias é importantíssimo pra trazer mais leveza e didática pra sala de aula.
Faça:
- teatros para encenar momentos das matérias;
- oficinas que exijam participações dos alunos;
- gincanas que estimulem a competição.
Reinvente!
3. Estimule atividades em grupo
A gente acredita que as atividades em grupo dentro da sala de aula preparam o estudante para a vida fora desse ambiente.
Ao mesmo tempo em que, um bom cidadão, antes de “cair no mundo”, deve aprender a dividir e trabalhar em grupo, respeitando as diferenças, opiniões contrárias e principalmente, a sair da zona de conforto.
4. Deixe seus alunos irem até a lousa
Passar atividades que o próprio estudante consiga resolver na lousa desenvolve uma série de benefícios pra aprendizagem, entre elas:
- desenvoltura;
- maior fixação do conteúdo;
- interação com os outros colegas.
De quebra, essa prática pode funcionar como um impulso profissional pro futuro dos pequenos.
5. Torne a aula mais digital
Hoje em dia é comum ver crianças que antes de aprenderem a falar, já sabem mexer em aparelhos eletrônicos. Por esse motivo, uma atualização nas práticas dos representantes das salas de aula precisa ser feita.
Portanto, é preciso falar a mesma língua pra que a comunicação seja perfeita. Diversifique trazendo atividades que envolvam os alunos no mundo que eles já conhecem bem.
Importância da boa formação pedagógica
Pra alcançar os objetivos, além da criatividade e diversificação, os professores precisam de um bom alicerce. Além disso, a formação é essencial para exercer de forma completa a profissão.
Inegavelmente, cada aluno é tido como uma folha em branco e se você ama a possibilidade de desenhar ou escrever uma bela história, a faculdade precisa ser o seu primeiro passo. Mas não se preocupe, a gente te ajuda nessa. Não vai perder a chance, né?