Blog Descomplica

Quer saber mais sobre a profissão de odontologia? Descubra aqui!

A profissão de odontologia oferece vários caminhos para você. Acesse o conteúdo e descubra se essa faculdade é para você!
porDescomplica| 05/04/2016

Compartilhe

mulher usando máscara cirurgica e segurando instrumentos odontológicos para ilustrar o conteúdo sobre profissão odontologia

Com certeza, algum trabalho já deve ter passado pela sua cabeça. E, se a profissão de odontologia surgiu em algum momento, vem cá que a gente te explica como tudo funciona!

Pra começar, não é difícil imaginar o que um dentista faz: cuida da saúde bucal e dos dentes. Além disso, o profissional de odontologia pode ir além e ser responsável por várias outras atividades.

Quer exemplos das atividades? Cuidar da cabeça e pescoço, realizar cirurgias e implantes, promover reabilitações com próteses e até mesmo fazer harmonização orofacial fazem parte das competências que um dentista pode ter.

Então, já conseguiu perceber as grandes oportunidades que a profissão pode te oferecer? Dá uma olhada no que a gente tem a dizer sobre o assunto!

Mercado de trabalho do dentista

Assim como pra Medicina, o mercado pra essa profissão é bem amplo e o salário gira em torno de R$ 2,5mil e, com o tempo, pode chegar até R$12 mil por mês. Aliás, muitos profissionais estão concentrados nos meios urbanos e, nesses locais, a concorrência é grande.

Por isso, uma boa dica é que você busque emprego em cidades pequenas, hospitais, cooperativas, escolas, etc. Abrir um consultório particular também pode ser uma ótima solução e formar uma equipe variada pode atrair muitos pacientes. 

O serviço público também oferece boas oportunidades e até mesmo a indústria de produtos odontológicos é uma área bastante lucrativa. 

Áreas da odontologia

Ao concluir a graduação você recebe o título de cirurgião-dentista. Porém, pra exercer a profissão, você deve ter registro tanto no Conselho Federal quanto no Conselho Regional de Odontologia.

Além do mais, o mercado de trabalho pode fazer você sentir necessidade de alguma especialização.Por esse motivo, muitos locais oferecem essa chance. Afinal, quanto mais preparado, melhor. Não é mesmo?.

Veja alguns exemplos:

  • Odontogeriatria: cuida da saúde bucal do idoso e promove uma vida mais saudável;
  • Odontologia legal: faz perícias judiciais pra laudos técnicos e identifica cadáveres com o exame de arcada dentária!;
  • Ortodontia: busca devolver a posição adequadas dos dentes, melhorar a mordida e ajudar na estética;
  • Odontopediatria: foca no cuidado das crianças e pré-adolescentes;

A carreira acadêmica também é muito buscada. Por tanto, uma boa opção é procurar instituições que ofereçam mestrado, doutorado e até pós-doutorado.

imagem ilustrando dentes na gengiva para ilustrar o conteúdo sobre profissão odontologia

Curso de Odontologia

O curso de Odontologia é do tipo bacharelado e se dedica ao estudo das estruturas da boca e das doenças que podem acometer a cabeça e o pescoço. 

Além disso, ao longo do curso você vai aprender como diagnosticar problemas e saber como elaborar planejamento pra devolver o estado de saúde ao paciente.

Grade curricular de Odontologia

Pra você ser um dentista vai ter que passar por muitas disciplinas de Ciências Biológicas. Quer exemplos? fisiologia, genética, bioquímica e imunologia são matérias básicas que vão ajudar bastante a entender os conteúdos mais difíceis.

E se você também quer ter uma noção sobre esses conteúdos mais complexos, saiba que o curso oferece aulas de radiologia, anatomia, cirurgia e até de farmacologia. Lembrando que essas disciplinas são oferecidas em alguns outros cursos mas, nesse caso, elas são focadas na Odontologia.

Ah, não podemos esquecer de mencionar que seu conhecimento será construído por meio de aulas tanto teóricas quanto práticas. Ou seja, nada de ficar só assistindo aulas o tempo todo!

Isso é muito importante porque garante um aprendizado de qualidade e faz você se sentir mais confiante pra atender os pacientes. 

Disciplinas específicas da faculdade de Odontologia

Qualquer área que envolva o cuidado de pessoas exige uma visão geral e específica do corpo humano e com a Odontologia não seria diferente.

Pra mais, cada faculdade escolhe como vai distribuir as disciplinas ao longo dos períodos. O importante é que a instituição siga as normas do MEC e esteja devidamente capacitada pra oferecer o curso.

Veja exemplos de conteúdos previstos em algumas disciplinas:

  • dentística: devolve função e estética pra dentes danificados. Logo, você vai aprender a fazer plano de tratamento e técnicas restauradoras;
  • periodontia: a gengiva também pode ficar doente e essa disciplina ensina como cuidar dela e como evitar a perda dos dentes;
  • oclusão: estuda a harmonia entre os dentes na cavidade bucal e toda as alterações que podem causar dores orofaciais;
  • materiais dentários: mostra as características de cada tipo de material que pode ser usado na rotina do dentista;

Duração do curso 

A graduação em Odontologia exige um preparo de 5 anos, em média. Nesse período, você deve passar por estágios e acumular horas complementares, pois essa é uma forma de obter o máximo de conhecimento possível.

E se você não tiver plena disponibilidade ao longo dos semestres, saiba que é possível cursar as disciplinas aos poucos. Isso é bem comum e, apesar da conquista do diploma demorar um pouco mais, isso não vai te impedir de ser um bom profissional.

Nota de corte da faculdade de Odontologia

Dependendo da faculdade e da forma de seleção, a nota de corte pode variar de 699 até 870.42. 

Veja, portanto, que esse curso é bem concorrido e, se você decidiu que a profissão de odontologia é a melhor pra sua vida, não fique pra trás e comece a estudar agora mesmo.

A Descomplica pode guiar você no caminho do sucesso. Nós acreditamos que você é capaz de conquistar todos os seus sonhos e estamos prontos pra te ajudar. Por isso, venha conhecer a gente e garantir sua aprovação!

Se você ainda tem dúvidas da profissão que vai escolher, então vem fazer o teste vocacional da Descomplica. Confira nossos cursos de graduação também.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Receba novidades em primeira mão!
Campo email é obrigatórioProntinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica