Tungstênio é um metal de transição que apresenta o maior ponto de fusão entre os metais. O elemento Tungstênico é representado pelo símbolo W. Faz parte do grupo dos metais de transição externa. Sua utilização é muito ampla. Mas como filamento de lâmpada incandescente é uma que nós não podemos deixar de falar.
Algumas das suas características específicas que chamam muita atenção são a sua densidade (19,25 g/m3) e temperatura de fusão (3695 K) e ebulição (5828 K). Além disso, junto a outras substâncias, pode formar superligas muito resistentes.
História do tungstênio
Numa mina da Alemanha foi encontrado um mineral muito mais pesado do que o comum, que foi chamado de tung sten. Que foi posteriormente estudado por Carl Wilhelm Scheele que conseguiu isolar esse metal na forma de oxido (Óxido de tungstênio) e chegando num ácido de tungstênio.
Posteriormente Juan José e Fausto Delhuyar encontraram esse mesmo ácido de tungsténio a partir da wolframita. Através de uma redução eles conseguiram partir do ácido e chegar no metal isolado. Recebendo os credito pela descoberta desse elemento.
Algo interessante é que o tungstênio pode ser chamado também de scheelita como forma de homenagem ao Carl Wilhelm Scheele. Ou até mesmo de wolfrâmio, já que o minério de onde o metal foi isolado tinha esse nome.
Características do tungstênio
Quando pensamos em tungstênio puro, algumas de suas características são:
- Metal duro
- Aspecto branco/cinza
- Possível de ser cortado1, forjado e trefilado2
- Maior ponto de ebulição
- Menor pressão de vapor
- Alta resistência a tração3
- Alta resistência a corrosão
- Forma óxido protetor na superfície quando exposto ao ar
- Bastante inerte
- Reage pouco com ácidos e bases
- Nox mais comum: +6 no óxido WO3
- Forma carbonetos (W2C e WC)
- Age como catalisador em diversas reações
Observação: 1 Com serra de matais; 2 Fabricação de barras finas de metal (arame); 3 Resiste muito até quebrar por estiramento.
Importante!
Quando impuro, esse metal é muito frágil! Cuidado que quando falamos impuro não estamos dizendo em ligas metálicas.
Obtenção do metal
Esse metal é amplamente utilizado. Mas como ele é obtido hoje?
O tungstênio é encontrado em vários minerais. Os principais são a wolframita e scheelita. A wolframita é composta por tungstato de ferro-manganês (FeWO4/MnWO4) e a scheelita por tungstato de cálcio (CaWO4).
As reservas estão distribuídas por diversos países, como China, Rússia, Canadá, Portugal, Estados Unidos. Mas a China é quem possui a maior produção desse metal.
Simplificando a etapa de obtenção desse produto. O tungstênio passa por varias etapas até chegar no óxido de tungstênio. Esse que é colocado para reagir com hidrogênio ou carbono, produzindo um pó. Esse pó é aplicado a outros metais para formar a liga desejada.
Normalmente ele não é comercializado em barras de tungstênio devido ao alto ponto de fusão, o que dificulta um pouco essa moldagem, deixando o processo mais caro. Por isso trabalhar com o pó e aplicando em metais, formando ligas, é mais viável.
Aplicações do tungstênio
Esse elemento apresenta características que o tornam amplamente utilizável. Vamos ver algumas delas agora.
A primeira utilização e que não tem como não conectar quando ouvimos a palavra tungstênio são as lâmpadas, em especifico as lâmpadas incandescentes, já que os seus filamentos possuem tungstênio. Sendo assim, a primeira aplicação é exatamente o filamento das lâmpadas incandescentes.
Esse filamento quando sofre uma diferença de potencial (ddp), emite uma luz muito intensa que nós conhecemos bem.
Observação: Não confunda essas lâmpadas com as de LED nem as fluorescentes. Elas não apresentam esse filamento de tungstênio.
O tungstênio é capaz de formar carbetos (WC e W2C). Compostos muito duros, com elevado ponto de fusão e bom condutor de eletricidade. Características que possibilitam a sua utilização em lâminas, serras, brocas para perfuração, construção.
Além de ser usado na confecção de joias, devido a sua alta resistência ao desgaste, mantendo as joias com brilho por muito tempo.
Quando misturados a outros metais, formando ligas, as aplicações não possuem fim. Podemos ver ele sendo utilizado em armamentos como granadas, mísseis, munições. Está presente também na área de eletrônica, como elétrodos, circuitos. Existe até a utilização como lubrificante.
Podemos ver que ele pode estar em diversas áreas. Uma outra aplicação que ele teve, mas que não é correta, já que era uma forma de enganar as pessoas.
Era na substituição de tungstênio por ouro para ganhar mais dinheiro. Um material feito de tungstênio era revestido com ouro e vendido como ouro puro.
Essa malandragem poderia dar certo porque o ouro possui uma densidade muito próxima da densidade do tungstênio, porém o valor do tungstênio é menor do que o do ouro. Essa fraude aumenta os ganhos do vendedor.
E aí, o que achou do conteúdo sobre o que é tungstênio? Muito bom, né? O que acha de continuar estudando sobre diferentes matérias com o cursinho da Descomplica? Corre!