Você provavelmente usa bastante a internet no seu dia a dia, certo? Todos esses movimentos nas redes deixam rastros sociais, que indicam suas preferências de consumo e necessidades.
Tudo que é clicado, postado ou buscado fica ali – e é exatamente desse tema que a Ciência de Dados se ocupa.
Essas quantidades enormes de dados que são produzidos todos os dias podem ser fontes de insights para as empresas.
Então, se você se pergunta o que é Ciência de Dados e o que faz um cientista de dados, é importante saber que tudo está relacionado a esses insights que são gerados todos os dias e podem ser utilizados a favor das empresas.
Transformar dados em conhecimento não é algo tão simples. Se mal utilizados, eles não servem pra nada. E aí que entra a Ciência de Dados!
O que é Ciência de Dados
Ciência de Dados é uma área interdisciplinar que usa várias ferramentas e algoritmos para identificar padrões e insights a partir de dados brutos.
Ela pode estar relacionada a dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados.
Tudo pode ser extraído e transformado em conhecimento com o objetivo de detectar padrões que ajudarão as empresas a melhorarem seus negócios.
Com a Ciência de Dados, é possível identificar tendências e produzir informações que as empresas podem usar para tomar as melhores decisões e criar produtos e serviços mais inovadores.
Esses insights também podem ser úteis para melhorar a sociedade como um todo, apontando tendências e pontos de melhoria.
O que significa Data Science
Quer um exemplo prático do que é Data Science? Provavelmente, você já comprou alguma coisa da Amazon, certo?
A companhia é um ótimo exemplo de empresa que faz bom uso de Data Science.
Toda a sua estratégia de sucesso está estruturada em análise de dados.
Funciona assim: ela coleta informações como histórico de compras e localização para ajustar os algoritmos de marketing e afinar a estratégia de atendimento ao cliente.
Outro exemplo é a Netflix, que usa os dados de seus milhões de usuários para identificar hábitos e gostos, produzindo conteúdos mais alinhados às expectativas das pessoas.
Investir em Data Science passou a ser um grande diferencial nos negócios. Isso porque essa tecnologia permite que empresas tomem decisões mais certeiras, traçando estratégias muitos mais eficientes.
O que faz um profissional de Ciência de Dados?
Os profissionais que trabalham com Ciência de Dados são chamados de cientistas de dados.
Entre suas atribuições, estão combinar diversos conhecimentos para analisar dados coletados de várias fontes. Eles precisam interpretar dados e fazer com que se comuniquem entre si, transformando informações brutas em produtos valiosos para a organização.
O trabalho do cientista de dados é viabilizado por meio de técnicas de inteligência artificial e inteligência de mercado, além de conhecimentos em programação, estatística e análise de texto.
Com essas ferramentas, esses profissionais transformam grandes quantidades de dados brutos em insights de negócios – cada vez mais valorizados pelas empresas.
Em geral, o mercado de trabalho para o cientista de dados é bem amplo. Ele pode atuar em posições estratégicas relacionadas à inteligência de mercado em diferentes organizações públicas e privadas.
O cientista de dados é um dos profissionais do futuro, sabia? As áreas de atuação são muitas e passam por tecnologia, varejo, bancos de investimento, organizações não governamentais, consultoria, empresas multinacionais, mídia e comunicação, além de carreiras em pesquisa.
Ciência de dados na prática: veja exemplos
Já falamos anteriormente sobre Amazon e Netflix, mas os exemplos de organizações que se beneficiam da Ciência de Dados são muitos.
Sabia que, de acordo com a IBM, a transformação digital provocou uma revolução na economia global? Em apenas dois anos, foram criados 90% dos dados que existem hoje!
Exemplos práticos englobam a comunicação empresarial, já que a ciência de dados pode auxiliar na organização e análise agrupada de dados não estruturados, como notícias e vídeos. Com ela, você pode fazer o monitoramento integrado da reputação de uma marca em diferentes mídias, em tempo real.
Quando falamos de inteligência de mercado, a ciência de dados permite gerar insights a partir da análise de dados internos das organizações, identificar tendências com a captura de dados externos não estruturados e comparar performance com a concorrência.
Com a ciência de dados, times comerciais podem selecionar com mais velocidade e assertividade as melhores oportunidades de vendas, gerando mais retorno financeiro às empresas.
Ciência de Dados e estatística: entenda a relação entre as áreas
A Estatística é usada em quase todos os aspectos da Ciência de Dados. Ela é usada para analisar, transformar e limpar dados, avaliar e otimizar algoritmos de aprendizado de máquina, além de ser usada na apresentação de percepções e descobertas.
Alguns conceitos de Estatística utilizados em Ciência de Dados incluem amostragem, estatística descritiva, distribuições, probabilidade, viés, variância, tradeoff viés/ variância e correlação.
Vale a pena fazer um curso de Ciência de Dados?
Quer saber se vale a pena cursar Ciência de Dados? A resposta é sim!
Isso porque a área está super aquecida, com inúmeras possibilidades de atuação e salários que sobem a cada ano.
A importância estratégica do profissional cientista de dados faz com que ele seja valorizado no mercado. Por isso, tem a possiblidade de escolher em qual área pretende atuar e quais são suas preferências, já que ainda há pouca gente boa atuando nesse ramo.
Certamente, vale a pena investir em uma formação na área de Ciência de Dados!
Conheça os cursos de Ciência de Dados da Descomplica!
Aqui, na Descomplica, temos cursos para quem deseja se tornar um Cientista de Dados ou aprimorar seus conhecimentos.
Nossa graduação em Ciência de Dados tem duração de dois anos e meio, é totalmente online e permite que você estude como quiser e de onde estiver. Somos destaques no MEC e emitimos microcertificados periodicamente pra você já ir turbinando sua carreira antes de se formar!
Com nossa graduação EAD em Ciência de Dados, você aprende todas as competências para criação de códigos, organização de bases de dados, inteligência artificial, programação e todos os processos envolvidos na aplicação do machine e deep learning.
Já a pós-graduação Descomplica em Data Science é destinada a quem deseja aprimorar seus conhecimentos na área. Com duração de 390 horas, o curso é ideal para quem precisa dar aquela turbinada na carreira gastando pouco!
Quer ficar por dentro do mercado de trabalho e das tendências em diversas áreas? Acompanhe o blog Descomplica!