Blog Descomplica

O que é acreditação hospitalar? Descubra seus benefícios para a área da saúde

Saber o que é acreditação hospitalar é fundamental para quem quer construir uma carreira na saúde. Descubra o que é e quais vantagens traz!
porDescomplica| 27/09/2021

Compartilhe

Saber o que é acreditação hospitalar é essencial pra quem deseja construir uma carreira de sucesso na área da saúde. Afinal, trata de um instrumento que garante que as unidades de saúde prestem um serviço com mais qualidade e segurança pros pacientes.

É uma prova de que a instituição é um modelo de negócio com comprometimento com a gestão e oferece assistência de qualidade ao público.

Desse modo, é importante não apenas pros profissionais, como também pra quem precisa ser atendido no local. Também, é um assunto que está cada vez mais em alta entre médicos e gestores de clínicas e hospitais.

Nós preparamos este post pra você entender o que é acreditação hospitalar, quais seus tipos, benefícios e, ainda, vai descobrir como conquistar uma. Acompanhe!

Profissional da saúde de máscara fazendo joia com a mão

O que é acreditação hospitalar?

Basicamente, é um processo de avaliação de qualidade feito por órgãos acreditadores que comprovam a eficiência dos serviços e da gestão de hospitais e clínicas médicas.

Então, a gente pode comparar com a ISO 9001 — normas técnicas que definem um modelo de gestão. Porém, no caso da acreditação hospitalar, é uma metodologia específica pra área da medicina.

No Brasil, esse método foi proposto pela Organização Nacional de Acreditação — ONA, que também fiscaliza a maioria dos casos. Assim, de acordo com o órgão, a acreditação deve ser:

  • voluntária — isto é, as próprias unidades de saúde decidem se passam ou não pelo processo;
  • periódica — as avaliações devem ser feitas com regularidade pra manter a certificação;
  • reservada — ou seja, as informações que a ONA avalia não podem ser divulgadas.

Portanto, falar que um hospital ou clínica tem acreditação significa que um órgão especializado e independente, como é o caso da ONA, a reconheceu como uma unidade que segue os padrões mais elevados de gestão e serviços.

o que é acreditação hospitalar – três profissionais da saúde andando pelo corredor

Quais são os tipos de acreditação hospitalar?

Após entender o que é acreditação hospitalar, é hora de saber quais são os tipos. São eles:

  • nacional — quem faz a avaliação é uma entidade do país-sede da empresa e geralmente tem valor apenas no próprio país;
  • internacional — quem realiza o processo são órgãos internacionais, pois isso, tem validade no mundo todo.

É importante frisar que uma unidade de saúde pode ter os dois tipos de acreditações. Além dos tipos, ainda há a divisão por níveis de certificação. Dessa maneira, quanto melhor for o desempenho da clínica ou hospital, maior será o nível. Observe a seguir.

Nível 1 — Acreditado

A instituição de saúde com acreditação hospitalar de nível 1 cumpre 70% ou mais dos padrões de qualidade e da segurança que a ONA estabelece. Pra isso, é preciso avaliar todas as áreas da unidade, inclusive aspectos estruturais e assistenciais.

Essa acreditação tem validade de 2 anos. Após esse período, é necessário passar novamente por uma avaliação.

Nível 2 — Acreditado Pleno

Essa certificação também tem validade de 2 anos. Pra consegui-la, a instituição precisa cumprir no mínimo 80% dos padrões de qualidade e segurança.

Além disso, também deve superar 70% dos padrões da ONA sobre gestão integrada, isto é, com um fluxo de trabalho otimizado e com plena comunicação entre todas as atividades.

Nível 3 — Acreditado com Excelência

Pra conquistar esse certificado com validade de 3 anos, a instituição deve superar 90% dos padrões de qualidade de segurança, 80% dos padrões de gestão integrada e, ainda, atender a, no mínimo, 70% dos padrões da ONA de Excelência em Gestão, demonstrando que tem maturidade institucional e busca a melhoria contínua dos processos.

o que é acreditação hospitalar – profissional da saúde com estetoscópio e radiografias a sua volta

E quais são as principais certificações em acreditação hospitalar?

Apesar de a acreditação hospitalar pela ONA ser a mais comum em nosso país, há outras entidades que também realizam o processo. As principais são:

  • Accreditation Canada;
  • Acreditação da Joint Comission International — JCI;
  • Healthcare Information and Management Systems Society — HIMSS;
  • QMentum;
  • Programa de Acreditação Amil;
  • Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde — NIAHO.
o que é acreditação hospitalar – profissionais da saúde em fileira

Quais são os benefícios da acreditação para clínicas e hospitais?

Conforme a gente já falou, a acreditação é voluntária. Contudo, o certificado traz várias vantagens tanto pros pacientes, quanto pros profissionais e pra unidade de saúde.

Afinal, ela traz mais credibilidade pro público, pois seguir os padrões faz com os processos internos tenham mais eficácia, reduzindo a chance de erros e garantindo a satisfação dos pacientes.

Pros gestores das instituições de saúde, faz com que a equipe tenha mais engajamento e seja mais produtiva. Outro benefício é a criação de uma cultura de aperfeiçoamento constante, fazendo com que os profissionais foquem na qualidade dos serviços.

Além disso, ajuda a impulsionar os resultados da clínica, reduzir os custos, crescer e, até mesmo, evitar ou superar com mais facilidade eventuais crises.

Portanto, obter uma acreditação hospitalar traz benefícios tanto pra imagem da unidade quanto pros serviços prestados por ela. Desse modo, a certificação é vista como uma excelente vantagem competitiva pra conquistar destaque no mercado.

o que é acreditação hospitalar – profissional manejando pequenos blocos de madeira

Quais unidades de saúde podem ter acreditações?

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas hospitais que podem correr atrás desse tipo de certificação pra conquistar destaque no mercado.

Os benefícios que a gente citou no tópico anterior também podem ser aproveitados por outras instituições, como:

  • ambulatórios;
  • laboratórios;
  • serviços de oncologia, hemoterapia, nefrologia, dietoterapia, manipulação;
  • home care;
  • serviços odontológicos;
  • serviços de diagnóstico por imagem e radioterapia, entre tantos outros.

Como conseguir uma acreditação hospitalar?

Antes de tudo, a unidade de saúde deve ser constituída há, pelo menos, um ano. Também, precisa ter alvará de funcionamento e apresentar todas as licenças sanitárias. Após isso, deve seguir os passos a seguir.

Organizar a equipe

O primeiro passo é capacitar toda a equipe de profissionais da unidade de saúde, principalmente os que têm cargos de liderança. Desse modo, eles vão dominar as ferramentas e técnicas necessárias pra conseguir a acreditação.

Também, é importante explicar à equipe o que é uma acreditação hospitalar e quais benefícios ela vai trazer pra unidade.

Escolher a empresa credenciadora

O passo seguinte é escolher qual empresa acreditadora fará a avaliação da unidade de saúde e fiscalizará os processos internos. Pra conferir quais instituições estão autorizadas a realizar a acreditação, basta consultar a lista no site da ONA.

Fazer auditorias internas

Como a gente explicou, os certificados têm data de validade relativamente curta — de 2 a 3 anos. Depois desse prazo, é preciso refazer a avaliação.

Por isso, a melhor saída é realizar auditorias internas constantes pra assegurar que os padrões continuam sendo seguidos. Assim, fica mais simples revalidar a acreditação.

Agora que você já sabe o que é acreditação hospitalar, viu que ela é uma ótima forma de conquistar vantagem competitiva e se destacar no mercado.

Além disso, promove a capacitação dos profissionais e garante que todos os pacientes serão atendidos com padrões altos de qualidade e segurança, tornando a unidade uma referência no assunto.

Se você também tem o desejo de melhorar as instituições de saúde, vem fazer o MBA Executivo em Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar com a gente!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica