Blog Descomplica

Descubra o que um ergonomista faz e quais são as áreas de atuação

O ergonomista cuida de pequenos detalhes de um ambiente de trabalho pra garantir a eficiência e o bem-estar dos profissionais. Saiba mais!
porDescomplica| 07/09/2021

Compartilhe

O design de um ambiente de trabalho pode mudar o clima da rotina e deixar tudo mais agradável. Mas você sabia que esse cuidado é importante inclusive pra evitar doenças, acidentes, mal estar e lesões que comprometem a produtividade? E quem pensa em todos esses detalhes é o ergonomista.

Neste artigo, você vai entender o que é ergonomia, como um ergonomista trabalha e quais são as áreas de atuação desse profissional. Curtiu a ideia? Então continue a leitura e confira!

pessoa utilizando apoio para o notebook

O que é ergonomia?

O termo ergonomia deriva do grego “ergon”, que significa trabalho, e “nomos”, que significa “lei”. Ou seja, ergonomia trata do conjunto de regras aplicadas ao desenvolvimento de um sistema de trabalho a fim de garantir conforto e bem-estar durante sua execução.

Essas regras não são gerais, mas partem de uma série de teorias e da apuração de dados dos diferentes tipos de ambientes profissionais. Por isso, esse ramo da ciência está frequentemente relacionado à área da saúde e da segurança do trabalho.

Também vale mencionar que os conhecimentos dessa ciência são aplicados não apenas à disposição de um ambiente, mas também ao design de produtos e ferramentas utilizadas pelos profissionais.

Desse modo, além de buscar preservar a qualidade de vida dos trabalhadores, a ergonomia também tem o objetivo de tornar as atividades mais produtivas. Pra isso, o desenvolvimento tecnológico é de grande ajuda.

Assim, com a evolução das relações de trabalho, a ergonomia também tem se desenvolvido pra criar soluções eficientes em novos contextos. Um exemplo são as atividades espaciais, cuja ausência de gravidade acrescenta uma variável única no desempenho das tarefas.

ergonomista – teclado para computador ergonômico

O que faz um ergonomista?

O ergonomista é o profissional que estuda a dinâmica dos ambientes de trabalho a fim de projetar o cenário mais seguro e eficiente pro desempenho das atividades. Ou seja, o papel do ergonomista é tornar o espaço, os instrumentos e o processo de execução de tarefas ergonômicos.

Pra isso, esse especialista precisa fazer um estudo da relação dos profissionais com sua atividade e finalidade produtiva. Então, são elaborados meios de garantir o bem-estar desses trabalhadores e aumentar o máximo possível seu desempenho na execução das tarefas.

Pra ilustrar, imagine uma pessoa que trabalha 8 horas por dia em um escritório, diante de um computador. A exposição prolongada a essa condição, além de afetar a produtividade do profissional, pode ainda prejudicar sua saúde.

Por isso, a altura da cadeira, a distância entre a tela e os olhos, os intervalos da atividade e até mesmo exercícios laborais, tudo é observado com cuidado pra assegurar que a tarefa seja tão ergonômica quanto possível.

ergonomista – profissional em pé dentro de um escritório

Quais são as áreas de atuação de um ergonomista?

Ainda pouco explorada, essa profissão por enquanto não conta com uma graduação direta. Assim, qualquer formação superior é um acesso ao curso de Ergonomia, que acontece por meio de uma pós-graduação.

Uma vez formado, um ergonomista tem aptidão pra atuar em diversos setores do mercado de trabalho. Entre as alternativas, é possível exercer a profissão por meio de áreas como:

  • fisioterapia;
  • segurança do trabalho;
  • saúde;
  • design de produtos etc.

Como há grande variedade de alternativas de trabalho, a remuneração de um ergonomista também pode variar bastante. Segundo sites de pesquisa de salário, a média de rendimento mensal de um ergonomista está na faixa de R$ 4.300,00, podendo chegar a mais de R$ 10 mil!

Neste artigo, você aprendeu como um ergonomista exerce sua profissão e por que essa ciência é tão importante pros diversos ambientes de trabalho. E o melhor: qualquer pessoa com graduação completa pode cursar uma pós em Ergonomia!

Ficou com vontade de estudar Ergonomia agora, né? Então conheça o curso de pós-graduação em Ergonomia do Descomplica e conte com os melhores professores pra garantir o sucesso da sua carreira!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica