• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como ocorreu a origem da vida?

A tentativa racional de explicar a origem da vida levou à elaboração de algumas hipóteses. Vamos conhecer algumas delas?

Segundo a teoria da geração espontânea ou abiogênese, além da reprodução, outros processos poderiam gerar vida. Por exemplo: cobras, crocodilos e rãs poderiam se formar a partir da lama de lagos e rios.

Como ocorreu a origem da vida?

Exemplo de abiogênese

 

Porém, a crença na abiogênese não resistiu, graças à expansão do conhecimento científico e aos experimentos realizados por Redi, Spallanzani e Pasteur etc. Suas pesquisas nos forneceram evidências de que seres vivos só surgem pela reprodução de seres de sua própria espécie, o que ficou conhecido como teoria da biogênese.

Como ocorreu a origem da vida? Como ocorreu a origem da vida? Como ocorreu a origem da vida?

 Da esquerda para direita (Francesco Redi, Lazzaro Spallanzani e Louis Pasteur)
 

Como nosso planeta surgiu?

Segundo evidências científicas, o nosso planeta surgiu há 4,6 bilhões de anos, oriundo de aglomerados de poeira, gases e rochas que giravam em torno do Sol ainda em formação. No início de sua formação, a Terra era um planeta inóspito devido às altas temperaturas e ao constante bombardeio por asteroides vindos do espaço.

Como ocorreu a origem da vida?

Representação do planeta Terra primitivo

A água trazida pelos corpos celestes evaporava e se acumulava em forma de vapor na atmosfera primitiva. Ao atingir camadas superiores, o vapor se condensava formando nuvens e precipitando na forma de chuva. Devido a altíssimas temperaturas, a água evaporava iniciando o processo. Acredita-se que, na Terra de 500 milhões de anos, tempestades caíram sem cessar por dezenas de milhões de anos. Após algum tempo, a Terra já havia resfriado o suficiente para permitir que água se acumulasse na forma líquida em regiões mais baixas da crosta, formando os precursores dos oceanos.

Como ocorreu a origem da vida?

Formação das áreas alagadas precursoras dos oceanos

Acredita-se que em um cenário como esse surgiram os primeiros seres vivos.

 

Como se formaram as primeiras moléculas complexas?

O cientista Aleksander Oparin foi um dos primeiros a sugerir como ocorreu a formação dos sistemas isolados precursores da vida. Segundo ele, após o resfriamento da terra e a formação dos precursores dos oceanos, as chuvas constantes arrastaram moléculas para essas regiões, transformando os lagos primitivos em sopas orgânicas.

Como ocorreu a origem da vida?

Aleksander Oparin.

Como ocorreu a origem da vida?

Esquematização da formação das sopas orgânicas.

A forte radiação e o calor intenso podem ter feito as primeiras moléculas reagirem quimicamente dando origem a moléculas mais complexas. A matéria orgânica acumulada podia se agregar e formar sistemas isolados, os chamados coacervatos (aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e salinidade).

Como ocorreu a origem da vida?

Esquema de um coacervato

Durante a formação de um coacervato, moléculas de proteína se agrupam formando glóbulos, e ao redor deles moléculas de água se organizam em forma de película, separando o conteúdo do coacervato do ambiente. No momento em que os isolados moleculares adquiriram a capacidade de crescer e se reproduzir, houve a possibilidade de surgimento de vida. Por isso, os resultados dos experimentos de Oparin nos fornecem indícios sobre como poderiam ter ocorrido os passos iniciais para a origem dos primeiros seres vivos.

 

Quem surgiu primeiro: autotróficos ou heterotróficos?

Não se sabe exatamente como eram os primeiros seres vivos, mas acredita-se que eram microscópicos e delimitados por uma membrana. No interior dessa membrana ocorriam as reações químicas importantes para o crescimento e a reprodução. Mas do que esses primeiros seres vivos se alimentavam?

  • Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos, ainda muito simples, não possuíam a capacidade de produzir seu alimento, utilizando substâncias presentes no meio. Acredita-se que esses seres extraíam energia das moléculas orgânicas por meio de mecanismos mais simples que a fermentação.
  • Segundo a hipótese autotrotrófica, a mais aceita atualmente, os primeiros seres vivos eram quimiolitoautotróficos (produziam suas substâncias alimentares a partir da energia liberada por reações químicas com componentes da crosta terrestre). Esses seres podiam viver em fendas vulcânicas submersas, onde ocorria liberação de gás sulfídrico (H2S). Obs: essa hipótese tem se consolidado graças à descoberta das arqueobactérias, que vivem em fontes de água quente.

    Como ocorreu a origem da vida?

    Fonte termal do Parque Nacional Yellowstone, EUA (mistura de cores devido à presença de bactérias termófilas)

Portanto, de acordo com a hipótese autotrófica, a partir desses seres primitivos quimiolitoautotróficos se originaram os organismos fermentadores, depois os fotossintetizantes e, por último, os organismos aeróbicos (que respiram gás oxigênio).

EXERCÍCIOS

1. (ENEM) As áreas numeradas no gráfico mostram a composição em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formação até os dias atuais.

Como ocorreu a origem da vida?

Considerando apenas a composição atmosférica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que:

I. Não podem ser detectados fósseis de seres aeróbicos anteriores a 2,9 bilhões de anos.
II. As grandes florestas poderiam ter existido há aproximadamente 3,5 bilhões de anos.
III. O ser humano poderia existir há aproximadamente 2,5 bilhões de anos.

É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

 

2. (PUC – SP) Considere os seguintes eventos relativos à origem da vida:

I. Aparecimento do processo de fermentação.
II. Formação de coacervatos.
III. Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbica
IV. Estabelecimento do equilíbrio entre heterótrofos e autótrofos.

A ordem lógica em que esses eventos ocorreram é:

a) I,II,III e IV;
b) I,II,IV e III;
c) II, I, III e IV;
d) II, III, IV e I;
e) IV, III, II e I.

 

GABARITO

1. A

2. C