• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Tecido Conjuntivo

Quer saber tudo sobre Tecido Conjuntivo? Vem dar uma olhada neste mapa mental que vai salvar a sua prova de biologia!

mapamental-biologia-abril-2-2016

Neste resumo, falaremos sobre os tecidos epiteliais e conjuntivos. Entretanto, primeiro precisamos definir tecido para que possamos entender o restante. Tecido é o conjunto de células especializadas. Elas podem ser iguais entre si ou diferentes e juntas desempenham determinadas funções no organismo. A união de tecidos que interagem entre si formará um órgão e a união de órgãos com funções semelhantes formará um sistema. No corpo humano temos os tecidos epiteliais, conjuntivos, nervosos e musculares. Vejamos mais detalhadamente os tecidos epitliais e conjuntivos:

Tecido Epitelial

Este tecido possui origem embrionária a partir dos três folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma. O ectoderma formará a epiderme, epitélio da boca e fossas nasais. Já o mesoderma formará o revestimento de cavidades corpóreas fechadas e o sistema urogenital. O endoderma, por sua vez, formará o sistema digestório e respiratório. Como o tecido epitelial irá revestir superfícies corpóreas, ele pode tanto exercer a função de proteção (como o isolamento da urina na bexiga) quanto a função de passagem de substâncias (como nos aovéolos pulmonares, onde há trocas gasosas). Logo, dependendo da função exercida, a célula possuirá uma forma e uma determinada estratificação. Vejamos quais são:

  • Quanto à forma:

-Pavimentoso: células achatadas

-Cúbico: células em forma de cubo

-Prismático: células alongadas, em forma de cilindro

  • Quanto ao número de camadas:

-Epitélio simples: uma única camada de células

-Epitélio estratificado: várias camadas de células

-Pseudo-sestratificado: única camada de células que, por apresentar células com diversos formatos e núcleos em níveis diferentes, aparenta ter várias camadas de células

Quanto mais camadas celulares, maior a proteção ou isolamento que o tecido epitelial exerce. Entretanto, se ele possuir poucas camadas, este tecido realizará trocas. As células epiteliais também podem formar glândulas, que por sua vez produzem secreções que serão utilizadas por outras partes do corpo.

QUER SABER MAIS? LEIA ESTE RESUMO COMPLETO!