• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Conceitos Básicos de Taxonomia e Saúde

Confira esse mapa mental sobre Taxonomia e continue estudando com a Família Descomplica <3

mapa-bio-taxonomia

Conceitos básicos em taxonomia

A taxonomia  é um ramo da Biologia que lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos. Vejamos alguns dos principais conceitos importantes para a compreensão da taxonomia. Os seres vivos são agrupados em grupos naturais monofiléticos, ou seja, grupos que possuem um ancestral em comum para todos seus descendentes. A classificação deve ser padronizada, para ser entendida em todo o mundo.

O sistema de classificação de Lineu

Em 1735, Carl Von Linné (Lineu) publica o Systema Naturae, onde agrupa os seres vivos de acordo com categorias taxonômicas, sendo essas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Quanto mais próximo da espécie, maior o grau de parentesco entre os indivíduos; quanto mais próximo do reino, maior é a diversidade de entre os seres. Essa classificação é utilizada até hoje.

De acordo com a classificação de Whittaker, existem cinco reinos: o reino Monera, o reino Protoctista, o reino Fungi, o reino Animalia e o reino Plantae.

O reino Monera é o único com organismos procariontes, e os outros quatro são eucariontes.

A categoria de domínio foi criada por Woese, e fica acima da categoria de Reino. Os três domínios são o Archea (formado pelos seres procariontes, como as arqueas), o Bacteria (formado pelos seres procariontes, como bactérias e cianobactérias) e o Eukarya (formado pelos seres eucariontes).

QUER SABER MAIS? LEIA ESTE RESUMO COMPLETO!