Blog Descomplica

Os principais acontecimentos no século XIX

Quer saber mais sobre o Século XIX e suas Repercussões? A gente tem um mapa mental pronto para tirar todas as suas dúvidas! Confira!
porDescomplica| 27/04/2016

Compartilhe

O resumo do século XIX é, basicamente, um período da história da humanidade que compreende diversos pontos importantíssimos de entendimento. 

Marcado por conflitos, revoluções e descobertas. Principalmente com o estímulo pra críticas e inovações, trazendo avanços que perduram até os dias de hoje.

Nessa época, tivemos o surgimento de vários filósofos e pensadores. Ao refletirem e construírem suas obras, modificaram de certo modo o padrão de vida da sociedade.

Nas artes, houve o surgimento de escolas que estimulam a criatividade e a inovação. Essas escolas deram início a movimentos emblemáticos como por exemplo: O Romantismo, Parnasianismo, Naturalismo, Realismo, Impressionismo e Simbolismo.

Na literatura brasileira pudemos ver o reflexo dessas tendências. Em obras dos escritores: Machado de Assis, Aluísio Azevedo, José de Alencar, entre outros. Livros que são fundamentais pro entendimento histórico e literário brasileiro.

Entretanto, o século XIX não teve impacto apenas nas artes, literatura e filosofia. Foi um importante momento pra avanços da ciência. Bora lá ver!

A ciência no século XIX

Imagem de uma seringa e frascos de medicamento para ilustrar artigo sobre século XIX resumo

Com uma sociedade cercada de valores vindos da revolução francesa, que trouxe conceitos como: liberdade, igualdade e fraternidade. 

O período é marcado, então, por uma intensificação do trabalho de pesquisa a partir da racionalidade. Sendo assim, constituiu diversas descobertas, entre elas:

  • Invenção da fotografia: Em 1816, Louis Jacques Daguerre criou um modelo pro processamento de imagens. Conhecido como Daguerreótipo. Dessa invenção, criou-se as evoluções pra máquina fotográfica.
  • Invenção da anestesia: Em 1846. William Morton inventou esse importante fármaco que possibilitou avanços na medicina.
  • Invenção do automóvel: Por Karl Benz em 1886.
  • Descoberta do Raio-X: Por Wilhelm Conrad Röntgen em 1895.

Imperialismo

Ficou também conhecido como neocolonialismo do século XIX. Pois foi a realização de uma partilha dos continentes, África e Ásia. Feito através de um movimento de domínio, poder e interesses políticos e econômicos. Ocorreu entre as potências europeias: (França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra).

Essa fragmentação dos continentes aconteceu primeiramente e com mais força no século XIX. Embora tenha permanecido durante o século XX.

Pra legitimar o imperialismo, utilizaram-se de antemão das premissas ideológicas: As teorias raciais e o Darwinismo Social, dividindo culturas e sociedades através de 3 pontos:

  • Bárbaras
  • Primitivas
  • Civilizadas

Mapa Mental: O Século XIX e suas Repercussões

Movimento Operário no século XIX

Não foi somente o poder burguês que teve força nesse momento da história. A partir da aceleração industrial e a formação dos grandes monopólios, uma nova classe social surgiu: Os operários.

Por isso, os trabalhadores se uniram e formaram grupos sindicais. Ao reivindicar seus direitos e protestar contra as más condições de trabalho dentro das fábricas.  

Nesse meio, posteriormente, as ideias comunistas e anarquistas circulavam fortemente. O conceito da mais-valia era claro na mente daqueles que se sentiam explorados. Eles acreditavam que a luta de classes seria a única forma de conquistar melhorias.

Então, dois dos grupos criados na Inglaterra foram chamados de Ludistas e Cartistas. Tinham semelhantemente um objetivo: Encontrar resoluções pras más condições de trabalho dos operários.

Através de ações violentas como: A quebra das máquinas e o retorno de desempregados.  Porque as tentativas de recorrer ao governo com suas exigências não surtiam efeito.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica