Blog Descomplica

Entenda o papel da Inclusão Social na sociedade

porDescomplica| 10/12/2021

Compartilhe

O Dia da Inclusão Social é comemorado todo dia 10 de dezembro e você sabe a importância dessa data? Nesse post falaremos sobre a importância da inclusão social para sociedade.

Segundo o site Brasil Escola, Inclusão Social significa “incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas portadoras de deficiência, lgbtqia+, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas de baixa renda.”

? O Dia da Inclusão Social veio para promover e conscientizar a sociedade sobre a aplicação dos Direitos Humanos e foi regulamentado pela Lei nº 12.073/2009 no Brasil. A data tem como objetivo sensibilizar a população sobre o tema e a incentivar a buscar receber tudo que é seu por direito. 

Mas qual a importância dos Direitos Humanos?

As normas dos Direitos Humanos foram criadas para reconhecer e proteger a dignidade de todos os seres humanos. O governo é obrigado a assegurar que a lei seja cumprida e nós também temos as nossas responsabilidades, devemos respeitar os direitos do outro. Direito à vida, à integridade física e à dignidade são alguns exemplos do que se é assegurado pela lei. Segundo a Unicef, ninguém tem direito de fazer qualquer coisa que viole os direitos de outras pessoas.

Continue lendo sobre Direitos Humanos em nosso post.

Tipos de Inclusão Social

Existem alguns tipos de Inclusão Social que atendem diversos tipos: inclusão pela educação e esporte, para moradores de rua e ex-presidiários.

Inclusão Social na Educação

  • Base Nacional Comum Curricular: permite direcionar a educação do Brasil, distribuindo uma base curricular a todas as instituições de educação, tanto públicas quanto privadas. A Base visa diminuir as diferenças no nível de conhecimento das crianças educadas no país.
  • Cotas Raciais: vem funcionando desde 2012 e busca diminuir as diferenças étnicas, econômicas e educacionais de pretos, pardos e indígenas nas Universidades Públicas e em cargos de concursos.
  • Cotas Sociais: são destinadas a alunos de baixa renda e que cursaram todo o seu ensino médio em uma escola pública. Com essa cota, as chances desses estudantes entrarem em uma universidade pública são maiores.

Saiba mais sobre a Lei de Cotas no Portal do Mec

Inclusão Social no Esporte

Muitos projetos sociais que acontecem em cidades pequenas e nas comunidades do país possibilitam que muitas crianças e adolescentes saiam das ruas visando um futuro melhor. Aqui se pode enxergar a oportunidade de uma vida diferente através do desempenho no esporte. A Inclusão Social se dá, também, através das Paraolimpíadas, que é, talvez, o maior evento internacional desportivo para atletas portadores de limitações físicas e sensoriais.

Inclusão Social para Moradores de Rua

Existe uma quantidade de pessoas que vivem nas ruas, seja motivados por uso de drogas, alcoolismo, briga familiar ou falta de recursos. Visando diminuir esse número, a câmara aprovou o Projeto de Lei que tem como objetivo exigir “a contratação de moradores de rua por empresas vencedoras de licitação de obras ou serviços da administração pública.” (Site Câmera dos Deputados, 2017).

Inclusão Social para Ex-presidiários

Esse assunto ainda é considerado polêmico na sociedade, mesmo o sistema prisional do Brasil tendo muitas falhas. De forma a assegurar a reintegração dessas pessoas nas ruas, a Lei Nº 7.210/84 foi criada. Ela incentiva que:

  • as pessoas privadas da liberdade devem voltar ao mercado de trabalho após cumprirem suas penas;
  • iniciem a atividade laboral dentro do presídio em casos de bom comportamento,
  • no regime semiaberto, podem trabalhar durante o dia, retornando ao presídio para dormir.

Inclusão Social no dia-a-dia

Aos poucos algumas mudanças vem sendo observadas, nós já vemos mulheres alcançando cargos importantes, intérpretes de libras em alguns programas de televisão, pessoas portadoras de necessidades especiais ocupando cargos nas  empresas assim como rampas de acesso pelas cidades nos comércios, transportes públicos e outros.

Mas ainda assim é importante olharmos cuidadosamente para o que acontece ao nosso redor. De acordo com o jornal online O Estado, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos resume alguns dados que podemos considerar como exemplos de exclusão social:

  • 125 milhões de crianças no mundo não frequentam a escola, sendo dois terços delas mulheres.
  • Somente 1% dos deficientes físicos frequentam a escola em países subdesenvolvidos e emergentes.
  • 12 milhões de crianças morrem por problemas relacionados com a falta de recursos por ano.

Inclusão Social: Próximos Passos

Alguns passos fundamentais ainda precisam ser dados, como:

  • Mudança da visão social: é preciso um trabalho contínuo e permanente de sensibilização da sociedade;
  • Inclusão escolar: ao entrarem na escola, as crianças que têm alguma deficiência devem ser integradas no ambiente de aprendizagem.
  • Investimento fortalecedores de direitos: destinação de verbas públicas para políticas de inclusão.
  • Utilização da mídia: os meios de comunicação têm um importante papel na influência do pensamento inclusivo.

Para além disso, é necessário, principalmente, que se cumpram as leis, não é mesmo? Mas, olha, nós também podemos fazer a nossa parte. Procure a ONG mais próxima de você e ofereça ajuda. Não precisa ser necessariamente de forma financeira, mas também como voluntariados.

Bônus: que tal fazer uma redação sobre o tema?

Trouxemos várias informações importantes nesse artigo para que você fique por dentro desse assunto. Para você reforçar o aprendizado adquirido, que tal escrever uma redação sobre o tema?

Os planos da Descomplica te dão direito a enviar redações mensais para nosso time de corretores. Aproveite a oportunidade para desenvolver sua escrita e escolha a melhor preparação para você aqui.

Se precisar de uma ajuda, preparamos um artigo do nosso blog com dicas de como criar uma boa proposta de intervenção. Bora praticar?

Se tiver alguma dúvida, venha bater um papo com nosso time de Felicidade do Aluno ?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica