Você já ouviu falar da faculdade de Processos Gerenciais? Esse é um campo multidisciplinar voltado ao universo de gestão, com conhecimentos úteis pra vários espaços no mercado. Costuma ser uma opção interessante pros estudantes que querem aprender mais sobre administração, marketing, logística, vendas e por aí vai. Será que é o seu perfil?
Os cursos podem ser uma forma de alavancar sua carreira e colocar você alguns passos à frente no mercado. Já reparou como o conhecimento valoriza as pessoas? Essa é a razão pela qual os estudos estão entre as formas mais recomendadas de fazer uma vida profissional decolar. Às vezes, a rotina de trabalho também é uma fonte de autoestima e realização.
Na maior parte das vezes, a formação é um tecnólogo com dois anos de duração. O modelo ainda pode ser útil pra compor os estudos dos empreendedores, trazendo vários possíveis insights. Quer descobrir se essa facul é a sua cara? Então, bora continuar a leitura com a gente!
O que são Processos Gerenciais?
Se você observar o funcionamento de uma empresa, talvez repare em como há uma série de tipos de processos diferentes. Os primários, por exemplo, têm relação com o cliente e estão na criação de produtos, nas vendas e na divulgação. Também há os processos de suporte, simbolizados pelos que dão apoio aos primários.
Manutenção e tarefas de Recursos Humanos também são exemplos. Por fim, há os Processos Gerenciais. São os que dão nome ao curso e definem como os outros tipos vão acontecer. Por isso, evitam a dor de cabeça de ter uma organização errada de pessoas fazendo as tarefas.
Às vezes, esses profissionais contam com algumas responsabilidades específicas. Por exemplo, a de definir um fluxo de tarefas, delegar responsáveis e encontrar gargalos. Desse modo, cada parte do processo tem um “dono”.
Embora possa parecer um termo estranho, “gargalo” é quando um fluxo estagna por causa da tarefa anterior. É um termo que costuma pintar com mais frequência no universo da indústria. Quando isso acontece, os Processos Gerenciais são quem dá conta do recado.
Do que se trata a faculdade de Processos Gerenciais?
A faculdade de Processos Gerenciais é principalmente voltada às técnicas de Gestão Empresarial. Por isso, pode trazer uma visão ampla da organização. Às vezes, os cursos focam em alguma ênfase específica. Por exemplo, equinocultura, varejo e distribuição, inovação e empreendedorismo, processos escolares e por aí vai.
Também podem pintar disciplinas mais básicas, como informática, matemática e estatística. Por ser um tecnólogo, há um foco maior na prática. Os alunos saem com conhecimentos pra planejar, coordenar e implementar trabalhos de gestão, podendo competir por vagas.
Assim, é possível aprender sobre assuntos variados como responsabilidade empresarial, comunicação, contabilidade, finanças, economia, orçamento e tributação. Mas isso varia conforme o curso e a faculdade. Ainda vale reparar se assuntos com gestão, liderança e empreendedorismo costumam despertar sua curiosidade.
O que faz um profissional de Processos Gerenciais?
A faculdade de Processos Gerenciais costuma ser associada a várias tarefas. Por exemplo, o gerenciamento de processos logísticos, a administração financeira e o controle de custos. Outro fundamento que pode ser útil é a otimização de recursos. Às vezes, o profissional formado promove mudanças, redesenha tarefas e propõe projetos de melhoria.
Aqui, existem vários campos de atuação possíveis. Você pode, por exemplo, trabalhar com planejamento, assessoramento e consultoria em assuntos de Gestão.
Os cargos de liderança também estão entre as possibilidades de atuação. Isso inclui gerente e supervisor. Ainda há possibilidades em funções de analista de mercado ou de projeto. O espaço aparece em áreas diferentes e você vai conhecer elas no próximo tópico.
Os profissionais mais bem pagos costumam ser os supervisores e gerentes. Mas você também pode estudar a possibilidade de abrir o seu próprio negócio e usar as matérias da faculdade pra aperfeiçoar o que você já faz.
Quais são as áreas de atuação de Processos Gerenciais?
O termo “Processos Gerenciais” pode fazer com que a parte administrativa seja a primeira a pintar na sua mente. Embora não seja a única, é uma das principais áreas. Aqui, é possível mapear processos, participar dos planos de negócio e muito mais.
Profissionais mais ambiciosos podem até estudar a possibilidade de fazer parte dos processos de governança corporativa, feitos pra auxiliar os sócios na administração.
Uma das áreas que, às vezes, passa despercebida pros profissionais formados em Processos Gerenciais é o Marketing. Isso pode ser feito, por exemplo, nas tarefas de comunicação.
A Logística também tem espaço pros formados. Geralmente, conta com cuidados com tarefas específicas como o armazenamento, a entrega, a compra e a interação com os fornecedores.
Caso você não goste das duas áreas citadas, é possível considerar fazer parte da Contabilidade. Isso porque, essa área está entre os assuntos abordados no curso e ainda há a possibilidade de se especializar com uma pós-graduação.
Por fim, você pode trabalhar com Recursos Humanos. As matérias do curso mostram um pouco de como funciona a Gestão de Pessoas, cuidando de tarefas importantes como a coordenação das equipes e o treinamento.
Qual é a diferença entre Administração e Processos Gerenciais?
Se você observar a grade curricular dos cursos de Administração e Contabilidade, talvez repare em algumas semelhanças. Isso não acontece por acaso. As duas faculdades contam com matérias parecidas, estudando pontos como Gestão de Projetos, Sustentabilidade, Finanças e por aí vai. Os dois trazem tipos de habilitação similares, sendo reconhecidos pelo MEC.
A principal diferença está nos modelos. Administração é um curso oferecido como Bacharelado, enquanto Processos Gerenciais é uma formação de Tecnólogo. Por isso, as durações são diferentes. O primeiro é de quatro anos, enquanto o segundo pode ser cursado em apenas dois. Assim, as ênfases também mudam.
Cursos tecnológicos frequentemente têm um foco mais prático e específico. Por isso, dialogam mais com o mercado de trabalho. O bacharelado, por sua vez, tem um foco mais generalista e ensina um pouquinho de tudo. Em certas formações, o curso traz a habilitação pra pesquisa. Se você quer ingressar rapidamente no mercado de trabalho, talvez o tecnólogo seja a opção mais interessante.
Qual é a diferença entre Gestão Financeira e Processos Gerenciais?
A primeira diferença entre a formação em Gestão Financeira e o curso de Processos Gerenciais é o foco. Uma formação voltada ao universo de finanças tende a contar com disciplinas mais voltadas às contas das empresas, ao universo tributário e à contabilidade, por exemplo. A habilitação também traz a possibilidade de fazer trabalhos de consultoria ajudando pessoas a cuidarem de suas finanças pessoais.
Já a faculdade de Processos Gerenciais, conta com um modelo mais abrangente. Embora também explore assuntos ligados às finanças, não se resume unicamente a isso. Os assuntos são variados e exploram áreas que ficam fora da Gestão Financeira. Por exemplo, os assuntos ligados ao Marketing e aos Recursos Humanos. As disciplinas de Finanças e Orçamento são estudadas, mas de forma mais superficial.
Os dois modelos são tecnólogos de dois anos e podem formar alunos pra atuar em cargos de liderança. Essas são funções que costumam ter uma boa valorização no mercado e você provavelmente vai conseguir competir por vagas com as duas formações, dependendo apenas dos seus gostos pessoais. Ainda há a possibilidade de optar por um curso pra formação e buscar áreas relacionadas pra futuras especializações.
O que você precisa saber sobre Processos Gerenciais?
A faculdade de Processos Gerenciais costuma ser cursada por alunos mais flexíveis e dinâmicos. Por abrir um mercado de gestão, espírito de liderança e perfil empreendedor são traços que combinam com a atuação. Se você cultiva gosto pela inovação e um diploma no assunto, pode encontrar espaço no mercado de trabalho. Ainda é possível achar oportunidades em instituições fora da iniciativa privada.
Por exemplo, nos órgãos do governo ou em ONGs. O curso é razoavelmente novo, por isso, os profissionais formados contam com um bom potencial de crescimento. Isso é principalmente verdadeiro em crises, destacando assuntos como governança corporativa e trazendo à tona a importância das boas decisões. Assim, a formação é útil pra fazer análises de mercado.
Os profissionais valorizam pontos como a ética, a responsabilidade social e a vontade de aprender. Outro ponto que nem sempre é associado à faculdade de Processos Gerenciais é a habilitação pra concursos públicos de nível superior. Nos cargos mais altos, há salários que chegam aos 15 mil.
O que é estudado na faculdade de Processos Gerenciais?
Um dos pontos fortes da faculdade de Processos Gerenciais é a possibilidade de fazer o curso na modalidade EAD, trazendo liberdade pra elaborar o seu cronograma, um custo-benefício diferenciado por dispensar gastos com transporte e controle pra aprender no seu próprio ritmo.
Geralmente, os cursos contam com matérias como as citadas nos próximos tópicos.
Gestão Empresarial
Gestão Empresarial é um módulo que conta com algumas disciplinas específicas, como Coaching, Comunicação, Gerenciamento de Processos e Métodos Quantitativos Aplicados.
O Coaching é uma atividade voltada ao desenvolvimento de um senso pessoal de liderança. A atividade veio de fora e se baseia em alguns dos princípios da Psicologia Positiva. Por isso, traz noções de como trabalhar pontos que vão além dos aspectos “frios” da Gestão — como Finanças e Contabilidade. Com o conhecimento do assunto, é possível ajudar cada profissional a desenvolver seu próprio potencial.
Já os Métodos Quantitativos, trazem outros tipos de insights Aqui, você conhece a aplicação de Matemática, Estatística e Ciência da Computação ao universo dos Negócios. A Gestão Empresarial une todos esses assuntos variados pra chegar aos resultados mais positivos pra uma empresa.
A variedade dos assuntos é o que faz o Empreendedorismo se diferenciar da Gestão. Afinal, você pode ser dono de uma empresa sem necessariamente ser o gestor. Se você habitualmente ouve termos como “planejamento estratégico”, “análise de custos” e “contratações”, está entrando em contato com tarefas ligadas à Gestão Empresarial.
Sociedade Empresarial
Sociedade Empresarial é um módulo um pouco mais aprofundado do que o anterior. Aqui, você pode entrar em contato com assuntos como Gestão Contábil, Estatística e Ciências Políticas.
A Estatística, por exemplo, é uma forma de representar o mundo com o uso dos números. Por isso, ajuda nas horas de elaborar métricas e entender o que se passa com a empresa, a economia e a sociedade.
Ciências Políticas e Sociais, por sua vez, trazem uma série de teorias pra entender como funciona o ser humano e a sociedade. Ao fazer pesquisas de mercado, os conceitos dessas ciências costumam ser úteis.
Já a Gestão Contábil, ajuda a interpretar e calcular a série de obrigações jurídicas e tributárias exigidas pra uma empresa operar. E o Direito Empresarial é importante pra interpretar as várias leis ligadas à atuação das empresas.
Essas várias áreas se complementam no estudo da Sociedade Empresarial, a associação entre várias pessoas pros projetos no mercado. Isso inclui seus vários modelos, como Sociedade Simples, Limitada, em Nome Coletivo, Comandita por ações e outros.
Gerência de Negócios
Gerência de Negócios apresenta assuntos diferentes. Por exemplo, a Logística e Cadeia de Suprimentos. Essa é a matéria responsável por estudar o transporte e o armazenamento das várias mercadorias. Já as cadeias de suprimentos, talvez você já tenha ouvido falar como “supply chain”, é o estudo das relações desde o fornecimento até o cliente.
Outra disciplina que pode pintar é a Administração na Quarta Revolução Industrial. Aqui, é o estudo dos Processos Gerenciais na indústria 4.0, um modelo de mercado definido pelo economista alemão Klaus Schwab. Assim, o principal apontamento é a maior participação da tecnologia, da inteligência artificial e dos “sistemas ciberfísicos”.
Por fim, talvez você se depare com mais uma matéria jurídica. É o “Direito Aplicado ao Empreendedorismo”, simbolizado pelo estudo do Direito Privado em pontos com os quais gestores e empreendedores volta e meia se deparam. Afinal, tocar um negócio é uma atividade que precisa estar de acordo com a lei, né?
Estratégia de Negócios
Em Estratégia de Negócios, há o estudo de matérias relacionadas com a prática de Gestão. Por exemplo, Business intelligence, o estudo da coleta, análise e compartilhamento massivo de dados. Essa é uma ideia que também conversa com as práticas da indústria 4.0, sendo uma das tecnologias protagonistas da transformação digital — junto às ideias como a computação na nuvem, o big data e a inteligência artificial.
Outro assunto que aparece aqui é a Gerência e Planejamento de Marketing. Essa é a matéria que vai estudar como a empresa se posiciona e aparece no mercado, comunicando sua identidade e sendo conhecida pelos consumidores. Assim, o conteúdo dá pistas de como conseguir clientes e criar uma marca conhecida.
Lembra que a gente falou que o curso poderia ser aproveitado por empreendedores? Então, uma das razões é a matéria de Empreendedorismo e Criação de Negócios. Por meio dela, você tem contato com várias sacadas sobre como dar início a uma empresa e tirar uma ideia do papel. Às vezes, é justamente o tipo de conhecimento que falta pra fazer uma ideia de empresa se concretizar.
Como é o mercado de trabalho para quem tem formação na área?
Estudar Processos Gerenciais na faculdade é uma das formas de se preparar pra trabalhar pela melhoria nas empresas, podendo diagnosticar problemas e fazer várias outras coisas.
Se você tem paixão por coordenar as atividades de um negócio, a formação pode ser interessante pra você. Há várias opções profissionais, como as que a gente mostra a seguir.
Auxiliar administrativo
O auxiliar administrativo geralmente lida com várias tarefas, como atendimento ao cliente, criação de cadastros e cotação de preços. É um cargo que costuma ter uma boa empregabilidade e talvez você já tenha se deparado com essas oportunidades em algum lugar. Isso porque o cargo é flexível e você pode ter espaço em empresas de portes diferentes.
Aqui, estruturação de arquivos, preenchimento de formulários, atendimento e encaminhamento de clientes podem aparecer entre as atribuições do auxiliar administrativo. Por isso, conta com uma rotina ativa e está sempre atendendo aos vários setores. Essa é uma das razões pelas quais costuma ser um profissional organizado.
Às vezes, o suporte é específico pra alguma área da organização. Você pode, por exemplo, trabalhar bem próximo a um departamento financeiro, lançando notas fiscais e cuidando dos balanços da empresa.
Sendo assim, a função costuma se beneficiar de algumas habilidades, como informática, inglês e digitação. A função é versátil e inúmeros setores de uma mesma empresa podem contratar o profissional.
Analista de processos
Sabe quando a gente citou as tarefas de análise? Então, uma das profissões que fazem parte dessa ideia é a de analista de processos. Geralmente, a função de analista de processos une conceitos de tecnologia e administração pra propor melhorias. Esse profissional também tem utilidade no lado financeiro da empresa, evitando despesas.
Às vezes, isso nasce a partir do mapeamento de processos, com o uso de notações como o BPMN — uma série de símbolos e desenhos usados na elaboração de workflows. Essa é uma utilidade que costuma ter um peso maior na indústria.
Outra forma de trabalho é por meio da gestão de rotinas e projetos. A partir daí, é possível definir quais são as metodologias que fazem mais sentido pro time. Por isso, seu papel é frequentemente associado à ideia de tornar uma empresa mais competitiva e relevante.
Aqui, especializações e cursos livres na área de TI podem servir como um destaque. Uma das razões é o fato de a tecnologia ganhar um papel cada vez mais importante. Lembra daquele papo sobre transformação digital? Então, a gente está falando sobre isso.
Analista de supply chain
Profissionais de supply chain são responsáveis por melhorar toda a cadeia logística. Por isso, leva em conta ideias como controle de estoque, fornecedores, diminuição de cursos, entregas rápidas e por aí vai. Assim, quem trabalha na função deve ser um profissional estratégico, estudando a demanda e prevendo a falta de produtos.
Cuidar da cadeia de suprimentos costuma trazer vários benefícios pras empresas e as funções de um analista costumam ser úteis. Isso inclui a diminuição dos riscos logísticos, o aumento da produtividade, a geração de melhorias e muito mais.
O supply chain ainda engloba as várias atividades de compra de insumos, transformação e embalagem, até o produto chegar ao cliente. Por isso, dialoga com várias atividades adicionais. Por exemplo, marketing, controle financeiro e atendimento ao cliente.
Essa é uma das razões pelas quais a faculdade de Processos Gerenciais é útil na formação de analistas — trazendo conhecimento variado sobre as várias áreas da Gestão, principalmente em relação à logística.
Gestor de qualidade
Você é do tipo que se interessa por qualidade? A faculdade de Processos Gerenciais também emprega várias pessoas como gestores da qualidade. O objetivo é avaliar os riscos, criar estratégias, acompanhar as etapas de produção e garantir que o que está sendo produzido é bom. Assim, é possível ter a certeza que os produtos entregues pela empresa são adequados.
Por isso, é uma tarefa que tem relação direta com a satisfação do cliente. Já teve a experiência de receber um produto abaixo da expectativa? Se sim, deve ter batido aquela insatisfação, né? A ideia da Gestão de Qualidade é cuidar justamente disso. Assim, lida com algumas outras funções, como definir os padrões, fazer testes, levantar o feedback dos consumidores e verificar as normas.
A faculdade de Processos Gerenciais traz muito do know how em Gestão que você pode precisar pra conseguir aquele tão desejado cargo de liderança. Boa parte das opções profissionais contam com um salário alto e podem ser uma alternativa pra sua realização profissional. Seus conteúdos são multidisciplinares — um termo complicado pra “um pouco de tudo”.
Se você ainda está em dúvida se a escolha do curso é a melhor opção pra você, pode ficar de olho em alguns pontos. Por exemplo, suas preferências. Já se perguntou se Gestão é a sua praia? Ou se analisar o mercado faz sentido pra suas prioridades profissionais?
Outro ponto que vale ficar de olho é as suas habilidades. Reparar se as opções do curso conversam com o que você tem de melhor é uma das formas de descobrir se é a sua cara.
E aí, está afim de conhecer os nossos cursos? A Faculdade Descomplica tem aulas dinâmicas, professores diferentes e uma estrutura online superintuitiva. É pensada em colocar você no mercado de trabalho sem perder tempo. Então, cola no nosso site!