INÁCIO, Inês C. e LUCA, Tânia Regina de. O pensamento medieval. São Paulo: Ática, 1988, p. 74.
Considerando o trecho citado, assinale a alternativa verdadeira. a) O texto faz referência à influência de Aristóteles no pensamento de Tomás de Aquino, que se opõe, em muitos pontos, à tradição agostiniana, que tinha influência de Platão. b) O texto expõe a doutrina da iluminação, formulada por Tomás de Aquino para explicar a origem de nosso conhecimento. c) Para Tomás de Aquino, a realidade sensível é apenas uma cópia enganosa da verdadeira realidade que se encontra na mente divina. d) Tomás de Aquino substitui a doutrina da iluminação pela teoria da abstração aristotélica, a fim de mostrar que a fé em Deus é incompatível com as verdades científicas. 3. (UFU- 2ª fase Janeiro de 2000)"Suponha-se, agora, que esse homem adquiriu mais experiência e viveu no mundo o tempo suficiente para ter observado uma conjunção constante entre objetos ou acontecimentos familiares: qual é o resultado desta experiência? Ele infere imediatamente a existência de um objeto do aparecimento do outro. E, sem embargo, nem toda a sua experiência lhe deu qualquer idéia ou conhecimento do poder secreto pelo qual um objeto produz outro; e tampouco é levado a fazer essa inferência por qualquer processo de raciocínio. No entanto, é levado a fazê-la. (...) Há algum outro princípio que o determina a tirar essa conclusão".(HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. Col. Os Pensadores, Abril Cultural, 1978)
Qual é o princípio a que Hume se refere acima? De acordo com o texto, aponte a sua relevância para a teoria do conhecimento. Gabarito: 1. A a) Essa alternativa é contraditória ao texto, uma vez que nele o autor diz “Não nos diz respeito conhecer todas as coisas, mas apenas as que se referem à nossa conduta.” b) Para Locke o conhecimento era oriundo da razão, desse modo os limites do conhecimento necessariamente eram os limites da razão. c) O texto deixa claro que Locke não acreditava que o homem pudesse conhecer todas as coisas. d) O homem só deve conhecer as coisas referentes à sua conduta, desse modo os limites de suas condutas devem ser seus conhecimentos. 2. A a) Tomás de Aquino tomou Aristóteles por inspiração para sua filosofia e Agostinho tomou Platão. Os medievais herdaram os pontos conflitantes da filosofia dos gregos. b) A teoria da iluminação pertence a Agostinho. c) Essa é uma ideia defendida por Agostinho na teoria da iluminação. d) Tomás de Aquino acreditava que Deus podia ser racionalmente conhecido, por isso não via grande distanciamento entre fé e ciência. 3. Hume está apresentando a noção de hábito. A relevância dessa noção para a teoria do conhecimento é que ela está se contrapondo à noção de casualidade. Hume crê o hábito é de extrema importância para o conhecimento humano.