Blog DescomplicaInscreva-se

Exercícios Resolvidos: Filosofia Medieval

Você sabe o que foi a Filosofia Medieval? Teste seus conhecimentos com estes exercícios de vestibular e se prepare para gabaritar sua prova!

Atualizado em

Leia o resumo Filosofia Medieval e resolva os exercícios abaixo.

  1. (Uff 2012) A grande contribuição de Tomás de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão natural, inclusive a respeito de certas questões da religião. Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz que há duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelação que a razão humana não consegue alcançar, por exemplo, entender como é possível Deus ser uno e trino. A segunda modalidade é composta de verdades que a razão pode atingir, por exemplo, que Deus existe. A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino. a) A fé é o único meio do ser humano chegar à verdade. b) O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede. c) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais. d) A Filosofia é capaz de alcançar todas as verdades acerca de Deus. e) Deus é um ser absolutamente misterioso e o ser humano nada pode conhecer d’Ele.   2. (Uncisal 2011) Uma das preocupações de certa escola filosófica consistiu em provar que as ideias platônicas ou os gêneros e espécies aristotélicos são substâncias reais, criadas pelo intelecto e vontade de Deus, existindo na mente divina. Reflexões dessa natureza foram realizadas majoritariamente no período da história da filosofia: a) Pré-socrático. b) Antigo. c) Medieval. d) Moderno. e) Contemporâneo.   3. (Ufu 2010) A filosofia de Agostinho (354 – 430) é estreitamente devedora do platonismo cristão milanês: foi nas traduções de Mário Vitorino que leu os textos de Plotino e de Porfírio, cujo espiritualismo devia aproximá-lo do cristianismo. Ouvindo sermões de Ambrósio, influenciados por Plotino, que Agostinho venceu suas últimas resistências (de tornar-se cristão). (PEPIN, Jean. Santo Agostinho e a patrística ocidental. In: CHÂTELET, François (org.) A Filosofia medieval. Rio de Janeiro Zahar Editores: 1983, p.77.) Apesar de ter sido influenciado pela filosofia de Platão, por meio dos escritos de Plotino, o pensamento de Agostinho apresenta muitas diferenças se comparado ao pensamento de Platão. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas diferenças: a) Para Agostinho, é possível ao ser humano obter o conhecimento verdadeiro, enquanto, para Platão, a verdade a respeito do mundo é inacessível ao ser humano. b) Para Platão, a verdadeira realidade encontra-se no mundo das Ideias, enquanto para Agostinho não existe nenhuma realidade além do mundo natural em que vivemos. c) Para Agostinho, a alma é imortal, enquanto para Platão a alma não é imortal, já que é apenas a forma do corpo. d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.  

Gabarito

1. C Resolução passo a passo a) Esta alternativa não pode ser considerada verdadeira, uma vez que ela contraria a noção de verdades naturais. b) Esta alternativa estaria correta se o autor em questão fosse Santo Agostinho, mas, como se trata de Tomás de Aquino, ela contraria a noção de verdades naturais. c) Esta alternativa está se referindo as verdades naturais, aquelas que podemos encontrar por nossos esforços racionais. d) A filosofia é uma atividade da razão humana, e, como a razão não pode conhecer tudo acerca de Deus, a filosofia também não. e) O homem pode conhecer a existência de Deus através das verdades naturais e pode ter acesso ao seu mistério através da revelação.   2. C Resolução passo a passo a) O período pré-socrático consistiu na procura da physis. b) A filosofia antiga ainda não contava com a noção de intelecto divino. c) A filosofia medieval foi marcado pela união entre fé e razão e a cristianização das teorias platônicas e aristotélicas. d) Na filosofia moderna, já havia algum desprezo pela noção de intelecto divino. Apesar de alguns autores acreditarem nisso, esta não é uma característica forte o suficiente para marcar este período. e) A filosofia contemporânea não contou com muitos autores que fizessem afirmações desse tipo.   3. D Resolução passo a passo a) Tanto Agostinho quanto Platão acreditavam que era possível alcançar o conhecimento verdadeiro. b) Platão acredita que além do mundo sensível há o mundo das ideias; já Agostinho defende que, além do mundo sensível, há a cidade de Deus. c) Tanto Agostinho quanto Platão acreditavam na imortalidade da alma. d) Platão cria que conhecer é necessariamente relembrar o que já foi visto no mundo das ideias. Agostinho acredita que todo conhecimento é oriundo da iluminação divina.

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts