A busca por uma pós-graduação abre um leque inédito de oportunidades pra sua carreira. Esse também é o caminho pra se especializar em uma área que você gosta. Você já pensou em fazer Direito Bancário?
Como o nome já diz, o Direito Bancário tem tudo a ver com a atividade das instituições financeiras, mas sob a ótica da legislação. Dessa forma, é algo ótimo pra quem já tem uma graduação em Direito ou se interessa pelo setor.
Afinal, a atividade bancária não envolve apenas o trabalho relacionado a finanças. Quem tem diploma da área de Direito também recebe demanda desse setor, já que tanto instituições públicas como privadas devem seguir a lei vigente.
Quer saber mais sobre Direito Bancário? Então, confira as informações do post a seguir.
Como é um curso de Direito Bancário?
Um curso de Direito Bancário é uma especialização focada na atuação das instituições bancárias e órgãos reguladores delas.
Isso envolve o cumprimento da legislação vigente, o atendimento a demandas e exigências sociais e o desenvolvimento de projetos organizacionais pra esse ambiente.
Geralmente vindo na forma de uma pós-graduação, esse curso costuma ser indicado a quem já tem uma graduação em Direito. A especialização no âmbito bancário permite acessar oportunidades tanto no setor público como no privado.
Além disso, essa é uma atividade que exige um acompanhamento próximo das tendências econômicas sob a ótica da legislação.
O profissional capacitado por um curso como esse também atua com relações interbancárias e auditorias envolvendo operações desse setor.
Carga horária
É comum que um curso como o de Direito Bancário dure em torno de 2 anos. Isso consiste em uma carga horária de aproximadamente 390 horas.
Grade curricular
Um curso de Direito Bancário traz o conteúdo necessário pra que o profissional possa realizar as suas atividades envolvendo economia e legislação.
Também costuma trazer disciplinas relacionadas ao Sistema Financeiro Nacional e Internacional, Capitais Estrangeiros e Direito Processual.
Vale a pena fazer um curso de Direito Bancário?
Escolher um curso de Direito Bancário é um ótimo caminho pra quem gosta de finanças e Direito. É bastante positivo poder combinar dois dos seus interesses em uma carreira que pode trazer excelentes resultados profissionais pra você.
Pra isso, é preciso fazer um bom curso na área. Existem diversas opções disponíveis, desde as presenciais até as em modelo EaD. Em qualquer caso, é um investimento que logo se paga devido à valorização do profissional pós-graduado.
Afinal, vale lembrar que uma especialização costuma ser uma ótima forma de se valorizar em seu mercado. Afinal, há menos concorrência pela qualificação que você tem, o que geralmente envolve melhores salários e argumentos pra negociar aumentos.
Qual é o perfil para seguir carreira em Direito Bancário?
A área de Direito Bancário é bastante promissora, mas será que você se enxerga seguindo essa carreira? Pra ter certeza, vale a pena entender qual é considerado o perfil ideal de profissional pra esse setor.
Um advogado bancário é alguém responsável pelas questões legais de uma instituição financeira. Então, precisa ter pleno domínio das suas demandas e ser capaz de tomar decisões certeiras a respeito dos passos dados pelo local onde trabalha.
Por isso, é fundamental ser uma pessoa centrada e que goste de estudar. Afinal, um profissional de Direito nunca deixa de fazer pesquisas e se basear em precedentes pra orientar seus clientes e colegas.
Além disso, essa é uma área intimamente ligada aos números. Então, você não só precisa se dar bem em Matemática como também em Estatística, Economia e mais competências derivadas delas.
Um curso de Direito Bancário envolve o aspecto legislativo do setor financeiro, que demanda profissionais competentes e experientes. Então, é uma ótima escolha pra quem quer se especializar nessa área e aproveitar os seus benefícios.
Quer uma dica de onde fazer Direito Bancário? Então, é só acessar a página do curso de Direito Bancário da Pós Descomplica!