Blog Descomplica

Complementação Pedagógica: conheça essa oportunidade de carreira!

Você já ouviu falar sobre complementação pedagógica? É uma oportunidade de atuação de profissionais no setor educacional. Saiba mais!
porDescomplica| 15/10/2021

Compartilhe

Quando o assunto é a área educacional, ele é certamente muito amplo. Mas você já ouviu falar sobre complementação pedagógica? É uma modalidade de ensino superior voltada pra pessoas que buscam profissionalização rápida e não querem depender de licenciatura.

Um profissional formado nessa área pode conseguir as credenciais e habilidades pra seguir carreira como professor na sua área de atuação. E pra quem acredita que o seu negócio é mesmo dar aulas, pode ser uma excelente oportunidade.

Se você se encaixa nesse perfil e ainda não conhece muito sobre a complementação pedagógica, vem com a gente que hoje, neste artigo, vamos te explicar o que precisa saber sobre o assunto!

pessoa fazendo anotações enquanto lê um documento

O que é complementação pedagógica?

É um curso que foi criado exclusivamente pra formação de profissionais da educação que desejam ser habilitados como professores. Pra quem já se formou em alguma área, mas se identificou com a possibilidade de ministrar aulas e desenvolver pessoas, é uma excelente oportunidade.

Também conhecida como “licenciatura de curta duração” ou “formação pedagógica pra não-licenciados”, esses nomes já explicam claramente o que significa. E você se engana se pensa que é algo voltado apenas pros ensinos profissionalizantes.

Uma pessoa com complementação pedagógica pode atuar desde em ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos (EJA), até mesmo em ensinos profissionalizantes, de fato.

complementação pedagógica - professora de inglês dando aula remota

Quais são os cursos desse segmento?

A pedagogia é um dos cursos de complementação pedagógica, mas existem muitos outros  voltados pra essa oportunidade, a saber:

  • artes visuais;
  • biologia;
  • educação física;
  • física;
  • geografia;
  • história;
  • letras, português, inglês ou espanhol;
  • matemática;
  • pedagogia;
  • química;
  • sociologia.

Todos os estudantes dessa área têm todo conhecimento técnico e, até mesmo, de mercado sobre essas áreas. E se você está pensando que o mercado enxerga esses profissionais como ideais pros novos direcionamentos de ensino, acertou!

A Resolução CNE/CEB de 2018 do Ministério da Educação e Cultura (MEC) prevê a divisão do curso de complementação pedagógica em três áreas: contextual, estrutural e integrador.

A soma dos três, oferece toda a capacidade pro profissional ir além das técnicas e ter a habilidade necessária pra ministrar aulas e gerar novos profissionais. 

complementação pedagógica - pessoa com um globo terrestre e lápis nas mãos

Quanto tempo dura o curso de complementação pedagógica?

A pós-graduação na área da educação em complementação pedagógica pra bacharéis são dividas em algumas disciplinas como: 

  • conhecimento didático;
  • educação de jovens e adultos;
  • fundamentos da educação infantil;
  • gestão escolar;
  • metodologia de ensino;
  • orientação pedagógica;
  • políticas educacionais;
  • psicologia da educação.

Essas matérias aplicadas fazem com que o curso tenha duração de até 3 anos. Mas tudo isso vai depender da instituição de ensino que você escolher. 

complementação pedagógica - professora de inglês dando aula presencialmente

Qual a melhor complementação pedagógica?

Não existe uma resposta correta pra essa pergunta, mas existem formas variadas de encontrar essa formação. 

O melhor de tudo é que existe a complementação pedagógica em formato EaD. Ela é uma possibilidade pra aquelas pessoas que já atuam na área de formação, mas querem migrar pra novas oportunidades.

Vale destacar que se encaixam perfeitamente na sua realidade, que provavelmente é muito intensa. Nossa especialização, aqui na Pós Descomplica, é extremamente voltada pra pessoas com esse estilo de vida. Você se identifica?

Pode estudar a qualquer hora, seja no intervalo do seu atual trabalho, no trânsito, no momento certo e ideal pra você. Assim você consegue encaixar sua escolha no seu cenário atual.

Em resumo, os cursos de pós-graduação em complementação pedagógica são uma forte tendência do mercado e uma ótima oportunidade pra se reinventar na área profissional.

Que tal conhecer mais sobre nossos cursos de pós-graduação? Então, acesse o nosso site e veja as oportunidades disponíveis pra alavancar sua carreira!

Comentários

Viviane Geraldine
Viviane Geraldine
27/07/2022 às 09:06

Quero saber mais a respeito.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
15/08/2022 às 14:33

Oii, Vi! Que bom que você tá atenta e querendo evoluir na sua formação, né! Olha, não deixa de dar uma olhadinha no link que compartilhamos no posto, sobre os nossos cursos de Pós Graduação em complementação pedagógica, que com certeza irão ajudar no seu objetivo, viu! Conta com a gente, Vi!! 💚🚀


Luciana Ramos
Luciana Ramos
14/07/2022 às 14:46

Eu saio como professor de educação física saio com diploma Com a complementação pedagógica

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
15/08/2022 às 14:40

Boa, Lu! A complementação pedagógica é bacana para quem já tem uma graduação sem ser de licenciatura e tem interesse em dar aula ou atuar na área pedagógica, ok? A partir da finalização do curso, tendo o certificado, você estará habilitada para trabalha como professora nos ensinos fundamental, médio, educação de jovens e adultos (EJA) ou ensino profissionalizante. Lu, não perde tempo na sua carreira e fica ligada nos nossos cursos de Pós em complementação pedagógica, viu! 💚😉


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica