Vale a pena saber como funciona o supletivo e usá-lo a seu favor! Ele é uma solução adotada, há muitos anos, por pessoas que não concluíram seus estudos no período regular.
É também válido tanto pro Ensino Fundamental quanto pro Médio e representa uma chance de terminar os estudos quando há adversidades.
O supletivo pode ser realizado nas modalidades a distância ou presencial. Se optar pelo supletivo a distância por correspondência, o aluno recebe todo o programa e material de estudo e, depois, realiza o exame nas datas marcadas.
Na internet, ele é feito por meio de uma plataforma digital, que disponibiliza conteúdos e atividades por ali.
Quer entender melhor como funciona o supletivo e quem pode fazê-lo? Veja as nossas dicas a seguir!
Quem pode fazer o supletivo?
Segundo o Ministério da Educação (MEC), que faz o controle e regulamentação do exame, pra fazer o supletivo, é necessário que o estudante preencha alguns requisitos:
No caso do supletivo pro Ensino Fundamental, que vai da sexta até a nona série, o estudante deve ter ao menos 15 anos de idade.
Pro supletivo pra Ensino Médio, é necessário ter, no mínimo, 18 anos de idade.
Essas medidas impedem que o aluno ainda em idade escolar abandone o curso tradicional pra optar por uma modalidade simplificada.
Quanto tempo leva pra terminar o supletivo?
O supletivo é mais rápido que a formação tradicional e permite que o aluno se forme na metade do tempo.
No caso do Ensino Fundamental, o supletivo tem duração de seis meses por série. Sendo assim, pra concluir as quatro séries a partir da sexta, o aluno tem, no mínimo, 24 meses (ou dois anos).
Já no caso do Ensino Médio, ele tem seis meses por série, o que totaliza 18 meses (um ano e meio) pra concluir as três séries.
Quanto custa pra fazer o supletivo?
Existem dois tipos de supletivos disponíveis atualmente: privado e público.
O supletivo privado é oferecido por instituições privadas como alternativa pra concluir os estudos em menos tempo.
Já o supletivo público exige que o aluno faça o Exame Nacional pra Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é gratuito, pra concluir o ensino básico.
Jovens e adultos brasileiros, incluindo também quem reside no exterior, podem realizar a prova, que ocorre anualmente.
Qual é a diferença entre EJA e supletivo?
É comum que surjam dúvidas sobre a diferença entre EJA e supletivo.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das modalidades de ensino estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) pra as pessoas que não conseguiram concluir os estudos no tempo regular.
É uma oportunidade de conseguir a formação básica e, consequentemente, atingir colocações melhores no mercado de trabalho.
De forma prática, não há diferença entre EJA e supletivo, pois ambos utilizam a mesma metodologia de ensino com nomes diferentes.
O Encceja é uma prova criada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Trata-se de uma ferramenta pra avaliar os participantes que não puderam frequentar a escola no período regular e precisam do certificado de conclusão pra seguir com seus estudos ou conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Como funciona o supletivo do ensino médio?
A principal diferença de terminar os estudos com o supletivo do Ensino Médio é o tempo de duração e, consequentemente, tem tempo de aprender menos conteúdo. Sendo assim, as aulas são mais curtas que o tempo normal de estudo na escola.
Portanto, o aluno consegue completar todo o período em pouco tempo. O prazo mínimo e máximo de estudo nesse caso, vai variar de acordo com cada instituição de ensino.
Entretanto, é possível concluir os estudos, em tempo que pode variar de 6 meses, 1 ano ou 1 ano e meio. Mas como mencionado, tudo depende do desempenho nas aulas e de cada aluno.
Na hora de fazer a escolha da instituição, é fundamental escolher uma que esteja credenciada pela Secretaria da Educação da região. O EJA e o Encceja estão habilitados pelo MEC pra prestar esse serviço, e a instituição também precisa estar adepta dos programas.
Além disso, pra quem vai prestar a prova de seleção pra entrar no programa, mesmo que for fazer à distância, precisa fazê-la presencialmente. Nesse caso, quem decide onde a prova será realizada é a própria Secretaria Estadual da Educação.
As datas escolhidas geralmente são duas por ano, mas pode variar de acordo com cada estado. Assim que o aluno termina o curso, ele recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio, que comprova o término dos estudos de forma regular.
Como concluir o ensino médio?
Na educação básica, o Ensino Médio é a última etapa. Sendo assim, pra concluir os estudos é necessário finalizar essa etapa. Entretanto, quem precisa concluir os estudos e procura por outros métodos de fazer isso, existem 4 tipos diferentes de supletivo, pra retomar os estudos.
Em qualquer um dos casos, o aluno adquire o certificado de conclusão do Ensino Médio, e assim obtém as exigências necessárias pra entrar em um curso técnico ou no ensino superior e até mesmo pro mercado de trabalho.
Ensino regular
Esse é o método tradicional de como terminar o Ensino Médio. Normalmente os alunos terminam o ensino fundamental e logo em seguida ingressam no ensino médio. Seguindo a faixa etária determinada pelo MEC.
Pra isso, é preciso frequentar a escola regularmente, seja pública ou privada, ter 75% de presença e a média de notas estipulada pela instituição.
EJA
O programa de Educação pra Jovens e Adultos é bem semelhante ao ensino regular, mas possui uma carga horária menor. O programa é oferecido tanto pra escolas da rede pública quanto privada e os requisitos pra concluir são os mesmos do ensino regular.
Encceja
O programa Exame Nacional pra Certificação de Competências de Jovens e Adultos está entre os métodos mais rápidos de concluir o Ensino Médio.
Diferente de como funciona o supletivo, o aluno só precisa realizar uma prova pra concluir o ensino fundamental ou o médio.
Sendo assim, nesse caso o aluno pode estudar por conta própria e depois se inscrever na prova pra concluir os estudos.
Supletivo
Contudo, o supletivo é o curso preparatório pro exame do Encceja. Que também é conhecido como provão EJA e tem nível estadual de conclusão. Portanto, existem diversos cursos de supletivos presenciais e a distância que funcionam como supletivos.
As aulas servem pra preparar o aluno que deseja concluir o Ensino Médio, e quer estudar com acompanhamento ou auxílio de material pra prova.
Quer terminar seus estudos em menos tempo e fazer um supletivo de graça? Conheça os cursos do Descomplica pro Encceja e faça a melhor preparação pra conquistar o seu diploma de Ensino Fundamental ou Médio. Vem!