Blog Descomplica

Certificado Encceja: descubra como solicitar a emissão

porDescomplica| 26/04/2021

Compartilhe

Você passou no Encceja, migs! Uhuuu, arrasou! Tá chegando mais pertinho do seu sonho, não é? Depois de receber esta notícia maravilhosa, é hora de correr atrás do certificado Encceja. 

Seja ele do Ensino Fundamental ou Médio, você precisa saber direitinho o passo a passo para solicitar o seu diploma.

Ansiose pra pegar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio? Dá uma olhada no que você precisa saber sobre como solicitar a emissão do certificado Encceja!

Maaas, antes disso, dá uma olhada na história do Encceja e em como ele ajuda milhares de pessoas a conseguirem uma formação.

O que é o Encceja e como ele funciona

O Encceja é um exame gratuito e voluntário, que certifica o ensino de pessoas que não conseguiram concluir a educação básica na idade recomendada.

A prova é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também publica os resultados e os envia às instituições certificadoras.

De forma resumida, podemos dizer que há uma prova para cada nível de ensino, com questões objetivas e uma redação. 

Para o Ensino Fundamental, a estrutura engloba o seguinte:

  • Ciências Naturais;
  • História;
  • Geografia;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol);
  • Artes;
  • Educação Física.

Já na prova do Ensino Médio, há questões sobre:

  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • Linguagens e Códigos;
  • Ciências Humanas. 

Para conseguir o certificado, é preciso ter nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva, além de 5 pontos na redação

Porém, ainda é possível ter uma certificação parcial de proficiência, caso a pontuação não seja alcançada, que libera o candidato de fazer essa parte da prova novamente no próximo ano.

Quem emite o certificado do Encceja e como pegá-lo?

O Ministério da Educação não é o órgão que emite o certificado do Encceja. Ao contrário do que se pensa, ele apenas emite o documento, mas as secretarias estaduais de educação fazem sua emissão.

Além delas, alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) também podem entregar a certificação.

Importante! As secretarias emitem diplomas totais e declarações parciais para quem fez a prova do Ensino Fundamental e Médio. Já os IFETs emitem os certificados apenas para o Ensino Médio. 

Se você precisa solicitar a emissão do certificado do Encceja, é preciso fazer o seguinte:

Para ter seu certificado total ou parcial, é preciso antes saber qual foi sua pontuação. Basta acessar a página do participante e digitar seus dados, como CPF e senha. Depois, na lateral, você verá a opção de resultado da prova, bastando clicar sobre ela. 

Se você obtiver mais de 100 pontos em cada uma das disciplinas e uma nota maior ou igual a 5 na sua redação, você passou! 

Feito isso, é hora de reunir os documentos necessários, que são:

  • RG;
  • CPF — cópia e original;
  • Boletim (pode ser retirado na mesma página em que você conferiu a pontuação).

Depois, é hora de encontrar a sua instituição certificadora, ou seja, aquela que você escolheu no ato da inscrição no Encceja. Vale conferir, ainda, os horários de funcionamento e se a unidade oferece emissão de certificado online.

Geralmente, o tempo de espera para receber o certificado do Encceja varia entre 45 e 60 dias após a prova, mas é importante esclarecer a informação com a unidade que emite o diploma.

Depois de pegar seu certificado, é hora de correr pro abraço! Simbora buscar novas oportunidades de trabalho e até um curso na faculdade!

Se precisar de ajuda com os estudos para o Encceja, o Descomplica tá aqui pra você! Confira nossos cursos online para o Encceja e faça parte do nosso time!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica