Blog Descomplica

Saiba se Encceja e Enem são a mesma coisa!

porDescomplica| 08/10/2020

Compartilhe

Encceja e Enem são a mesma coisa? Posso fazer os dois? Qual a melhor opção? Pra que cada um serve? Essas e outras dúvidas fazem parte das questões de muitos estudantes, então, vale a pena entender a diferença entre os dois e em quais situações eles se aplicam.

Quem ainda não terminou os estudos ou pretende entrar na faculdade no próximo ano precisa ficar atento aos prazos de inscrição desses exames. Além disso, é fundamental se dedicar aos estudos e avaliar os pontos que são mais cobrados em cada prova.

Se você já se perguntou se Encceja e Enem são a mesma coisa, a gente vai explicar direitinho cada um deles aqui.

Encceja

O Exame Nacional pra Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova que alcança o maior número de pessoas em todo o Brasil, sabia? Ele é indicado a quem deseja concluir sua educação formal (Ensino Médio) e ter acesso a um curso superior.

O Encceja é uma forma acessível e rápida de concluir o Ensino Fundamental ou Médio. A prova, aplicada em um único dia, traz matérias específicas pra quem deseja concluir seus estudos e pode acelerar o caminho rumo a uma melhor qualificação no mercado de trabalho.

Enem

Já o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova utilizada pra conferir acesso ao Ensino Superior público ou privado em todo o País. Até 2016, era possível concluir o Ensino Médio com o Enem, mas, com a criação do Encceja, isso não é mais possível.

E aí? Esclareceu a sua dúvida inicial se Encceja e Enem são a mesma coisa? Então, continua aí, porque tem muito mais dicas a seguir sobre os exames.

Quem faz o Encceja pode fazer o Enem?

Pode, sim. Quem fez o Encceja pra concluir seus estudos pode, na sequência, fazer o Enem pra ingressar no Ensino Superior. 

Pra conseguir isso, é necessário atingir a nota mínima do Encceja pra concluir o Ensino Médio. 

O mínimo são 100 pontos em cada área do conhecimento, sendo que o candidato precisa acertar, em média, de 10 a 12 questões das 30 de cada área do conhecimento. A nota da redação também precisa ser maior que 5.

Outros requisitos pra fazer o exame são:

  • Pra Certificação de Ensino Fundamental: o candidato precisa ter completado 15 anos de idade até o dia da realização da prova;
  • Certificação de Ensino Médio: o candidato precisa ter completado 18 anos até o dia da realização da prova.

Conquistar o diploma do Ensino Fundamental e Médio pode abrir as portas pra inúmeras oportunidades no mercado de trabalho e permitir que o estudante chegue à universidade por meio do Enem.

De forma resumida, Encceja e Enem se complementam em muitos casos e são indispensáveis pra quem deseja aprimorar seus estudos e evoluir cada vez mais!

Encceja e Enem são a mesma coisa

Como se preparar para o Encceja e o Enem?

Não importa qual desafio você vai encarar, o lance é meter a cara nos estudos desde já e, claro, criar uma disciplina pra conquistar sua tão desejada vaga.

Por isso, a dica pra estudar pro Encceja e Enem é seguir algum tipo de cronograma e a Descomplica mais uma vez descomplicou nesse quesito.

Isso porque nós oferecemos, pelo menos, 2 tipos de cronogramas de estudos pra você prestar suas provas com muito mais segurança e confiança, desde que siga o passo a passo certinho.

Nestes dois cronogramas de estudos você poderá ter acesso a conteúdos completos e dicas úteis sobre como se preparar pras provas, sendo um exclusivo pras áreas de humanas, exatas e econômicas e o outro pra Medicina.

Quer ter uma ideia melhor do que você encontra nesses preparatórios? Se liga na lista!

  • Plano de estudos focado em temas mais recorrentes nas provas;
  • videoaulas objetivas;
  • aulas de redação;
  • aulas sobre atualidades;
  • aulas de organização e planejamento de estudos;
  • pesquisa de provas anteriores;
  • material de apoio completo;
  • exercícios práticos;;
  • encontros ao vivo com professores.

Aí, é só escolher o que melhor atende o seu perfil e começar a meter a cara nos estudos!

Quais são as vantagens de fazer o exame para o Encceja?

Se você também sempre achou que Encceja e Enem são a mesma coisa, podemos destacar agora algumas das vantagens exclusivas do primeiro exame. Confira!

  •  quem termina o Ensino Médio pode alcançar oportunidades de trabalho com um salário até 3 vezes maior;
  • maiores chances de ingressar em um curso técnico profissionalizante;
  • possibilidade de começar uma universidade;
  • por se tratar de uma prova nacional e oficial, o Encceja te garante a obtenção de uma certificação, se tirar a nota mínima.

Saiba mais detalhes sobre a prova do Encceja em nosso vídeo

Aqui, a Mafê explica tintim por tintim pra você acabar de vez com suas dúvidas sobre o exame, e se for o caso, começar a estudar com a gente! Até porque você sabe que a Descomplica também te prepara pro Encceja, não sabe? 

Pois bem! Essas foram as nossas dicas e informações úteis sobre dois principais exames de acesso a um curso superior e esclarecemos a sua dúvida principal se Encceja e Enem são a mesma coisa, né? 

Agora sabendo de tudo isso, que tal começar a estudar e se preparar pras provas com mais segurança e confiança? Então, se liga só nesses planos especiais que separamos pra você!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica