• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Encceja 2021: o que você precisa saber sobre a prova?

Obter um diploma de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio é essencial para conseguir melhores vagas no mercado de trabalho e ter acesso a um salário maior. Quem ainda não concluiu essas graduações tem a possibilidade de prestar o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Se você pretende prestá-lo, saiba tudo sobre a prova aqui!

Desafiador, mas, ao mesmo tempo, recompensador, o Encceja acontece todos os anos e certifica, com um único exame, que não concluiu seus estudos. Não é preciso fazer aulas ou ter uma frequência para passar nele, mas estudar e se preparar é essencial.

Vale a pena entender como funciona o Encceja e se preparar para o exame em 2021. Dá uma olhada nas nossas dicas!

Quem pode participar do Encceja 2021

Não há requisitos para fazer o Encceja 2021, embora haja uma idade mínima para o exame, que é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Ensino Médio.  

A estimativa é de que a prova do Encceja 2021 seja realizada no mês de outubro, porém as inscrições devem ter início em maio. Vale a pena ficar atento à página do exame para acompanhar datas, prazos e a lista de conteúdo que será cobrado na prova. 

As inscrições para o Encceja 2021 acontecerão pela internet, no site do Inep. Para fazer a sua, basta seguir esse passo a passo:

  • Entrar no portal oficial do Encceja 
  • Clicar em Inscreva-se (disponível apenas quando as inscrições estiverem abertas);
  • Preencher todos os campos solicitados com seus dados pessoais e documentação;
  • Inserir o nível de formação que pretende obter no Encceja 2021 (Ensino Fundamental ou Médio);
  • Preencher o estado e a cidade em que deseja realizar a prova;
  • Escolher uma instituição de ensino pela qual deseja receber a certificação;
  • Responder o questionário socioeconômico;
  • Finalizar o questionário inserindo uma senha.

Totalmente gratuitas, as inscrições do Encceja 2021 dão o direito ao candidato de concluir o Ensino Fundamental ou Médio por meio de uma prova, aplicada em um único dia, em local divulgado no próprio site do Encceja.

Como estudar para o Encceja 2021

O Encceja é realizado com base em todos os conteúdos que o aluno deveria ter estudado no Ensino Fundamental e Médio. Por isso, dependendo do seu objetivo de certificação, você precisará focar em:

Para o Ensino Fundamental

As disciplinas cobradas para essa formação são:

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio

Aqui, o aluno precisará estudar:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O próprio site do Encceja disponibiliza a programação dos conteúdos que devem ser estudados, bem como simulados de edições anteriores. Além disso, o Descomplica oferece uma programação específica para o Encceja, com foco nas matérias e conteúdos cobrados. 

Quer se certificar por meio do Encceja 2021? A gente te ajuda! O Descomplica tem conteúdos completos para esse exame e o melhor de tudo é que você pode estudar de casa, quando quiser!