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Aula ao Vivo: Impulso e Quantidade de Movimento

Acesse o material da Aula ao Vivo de Física sobre Impulso e Quantidade de Movimento, e prepare-se para os vestibulares e ENEM.

Atualizado em
O professor Leo Gomes estará te esperando nessa terça para te ensinar tudo o que você precisa saber sobre Impulso e Quantidade de Movimento para mandar muito bem nos vestibulares e ENEM <3 Confira os horários aqui nesse post e aproveite para baixar o material de apoio! :)

tumblr_Blog-320x320px-Leo-gomes-01Física: Impulso e Quantidade de MovimentoTurma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Leo Gomes. Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Leo Gomes.

Baixe aqui o material de apoio! É só clicar aqui embaixo :)

Material da Aula ao VivoLista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Um jogador chuta uma bola de 0,4kg, parada, imprimindo-lhe uma velocidade de módulo 30m/s. Se a força sobre a bola tem uma intensidade média de 600N, o tempo de contato do pé do jogador com a bola, em segundos, é de: a) 0,02 b) 0,06 c) 0,2 d) 0,6 e) 0,8 2.fis01 O gráfico mostra a variação do módulo da força resultante que atua num corpo em função do tempo. A variação da quantidade de movimento do corpo, nos primeiros 10 segundos, em kgm/s, é: a) 1.102 b) 5.102 c) 7.102 d) 8.102 e) 1.103 3. Uma bola de massa 100g é atirada horizontalmente contra a parede com uma velocidade de 5m/s e após a colisão retorna com a mesma direção sem que a sua energia cinética tenha sido alterada. De acordo com os dados, o módulo da variação da quantidade de movimento da situação descrita, em kg.m/s, é: a) Zero b) 1 c) 5 d) 10 e) 500 Gabarito 1. A 2. B 3. B  

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Para que uma partícula A, de massa 2kg, tenha a mesma quantidade de movimento de uma partícula B, de massa 400 g, que se move a 90km/h, é necessário que tenha uma velocidade, em metros por segundo, de: a) 1 b) 3 c) 5 d) 7 e) 9 2. Alguns automóveis dispõem de um eficiente sistema de proteção para o motorista, que consiste de uma bolsa inflável de ar. Essa bolsa é automaticamente inflada, do centro do volante, quando o automóvel sofre uma desaceleração súbita, de modo que a cabeça e o tórax do motorista, em vez de colidirem com o volante, colidem com ela. A figura a seguir mostra dois gráficos da variação temporal da intensidade da força que age sobre a cabeça de um boneco que foi colocado no lugar do motorista. Os dois gráficos foram registrados em duas colisões de testes de segurança. A única diferença entre essas colisões é que, na colisão I, se usou a bolsa e, na colisão II, ela não foi usada. fis02 Da análise desses gráficos, indique a alternativa que melhor conclui a explicação para o sucesso da bolsa como equipamento de proteção: a) A bolsa diminui o intervalo de tempo da desaceleração da cabeça do motorista, diminuindo, portanto, a intensidade da força média que atua sobre a cabeça. b) A bolsa aumenta o intervalo de tempo da desaceleração da cabeça do motorista, diminuindo, portanto, a intensidade da força média que atua sobre a cabeça. c) A bolsa diminui o módulo do impulso total transferido para a cabeça do motorista, diminuindo, portanto, a intensidade da força máxima que atua sobre a cabeça. d) A bolsa diminui a variação total do momento linear da cabeça do motorista, diminuindo, portanto, a intensidade da força média que atua sobre a cabeça. e) A bolsa aumenta a variação total do momento linear da cabeça do motorista, diminuindo, portanto, a intensidade da força média que atua sobre a cabeça. 3. Uma formiga F sobe com velocidade escalar constante a “rosca” de um grande parafuso, colocado de pé sobre um solo plano e horizontal, como indica a figura. fis03 Em relação a um referencial no solo, podemos afirmar que: a) as energias cinética e potencial de gravidade da formiga permanecem constantes. b) a energia cinética e a quantidade de movimento da formiga permanecem constantes. c) a energia cinética da formiga permanece constante, mas sua energia potencial de gravidade aumenta. d) a quantidade de movimento da formiga permanece constante, mas sua energia potencial de gravidade aumenta. e) a energia mecânica total da formiga permanece constante. 4. Um corpo de massa m=10kg se movimenta sobre uma superfície horizontal perfeitamente polida, com velocidade escalar v0=4,0m/s, quando uma força constante de intensidade igual a 10N passa a agir sobre ele na mesma direção do movimento, porém em sentido oposto. Sabendo que a influência do ar é desprezível e que quando a força deixa de atuar a velocidade escalar do corpo é v=–10m/s, o intervalo de tempo de atuação da força, em segundos, é: a) 4 b) 10 c) 14 d) 20 e) 25   Gabarito 1. C 2. B 3. C 4. C

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