Blog Descomplica

Atribuições do assistente social na saúde: quais são elas? Veja a importância deste profissional

Você conhece as atribuições do assistente social na saúde? Tem ideia do papel desse profissional na sociedade? Não? Então vem descobrir com a gente!
porDescomplica| 24/09/2021

Compartilhe

Você sabia que as atribuições do assistente social na saúde são tão diversas quanto às dos próprios funcionários do ramo?

Pois é, o profissional da área de serviço social possui diversas funções descritas pelo próprio Ministério da Saúde, com atuação dentro e fora dos hospitais. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse trabalho?

Hoje a gente vai te contar tudo sobre as atribuições do assistente social na saúde! Bora conferir?

Principais atribuições do assistente social na saúde

Imagem de uma família para ilustrar artigo sobre atribuições do assistente social na saúde

Dentre as atividades exercidas pelo assistente social, podemos destacar a identificação — através do olhar treinado e sensível — das situações de vulnerabilidade.

Leia também: Conheça 9 opções de pós-graduação na área da Saúde

Em resumo, podemos listar as seguintes funções desse profissional em hospitais, ambulatórios e até UBS:

  • visitar os lares dos pacientes;
  • identificar as condições da família e elaborar relatórios;
  • mobilizar recursos pro tratamento;
  • oferecer suporte e orientações ao paciente sobre seus direitos e deveres.

A gente consegue citar, ainda, a responsabilidade que o assistente social possui de verificar se o paciente está desempregado, sofrendo discriminação ou qualquer outro tipo de violência pra que possa ser devidamente amparado.

Outra das diversas atribuições do assistente social na saúde, é orientar familiares que acabaram de perder um ente querido e não podem arcar com os custos do funeral.

Em síntese, todas as tarefas desse profissional têm como intuito oferecer suporte ao paciente e seus familiares, visando um tratamento digno que possibilite o restabelecimento da saúde. 

Qual o papel do assistente social na área da saúde?

Uma gestão hospitalar que se preze sabe a importância do profissional de Serviço Social. Afinal, é ele quem tem o papel de atuar junto à equipe médica pra assegurar os direitos civis da pessoa doente e prestar a ela apoio psicológico.

Diante do cenário de pandemia da Covid-19, por exemplo, os assistentes sociais têm a missão de:

  • entrar em contato com as famílias;
  • atualizar cadastros;
  • coletar informações sobre o vírus. 

Além disso, são eles os responsáveis por descobrir o contato de familiares da pessoa infectada e passar aos médicos pra que o quadro de saúde do paciente seja completo.

Por fim, a atuação do assistente social é pautada no acolhimento aos doentes, tendo como objetivo minimizar suas aflições emocionais, sociais e, claro, físicas. 

Pra tanto, o assistente social nesta área ganha, em média, R$ 3500,00, a depender da região em que atua no Brasil.

Como se tornar um assistente social?

Sem dúvida, a principal característica que um assistente social ligado à saúde precisa ter é empatia.

Academicamente falando, é necessário cursar Serviços Sociais e obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social. Feito isso, é hora de buscar concursos públicos ou vagas no setor privado, as oportunidades são vastas em ambas as áreas.

Qual a grade curricular do assistente social? 

Você sabia que o assistente social acaba tendo que aprender bastante sobre história e antropologia pra entender a sobre as classes e do homem? 

Por isso, pode-se dizer que entre os assuntos que o mesmo precisa aprender em todo o seu curso, são:

  • Classes e Movimentos Sociais, Desenvolvimento Capitalista e Questão Social, Economia Política, Estatística Aplicada ao Serviço Social, Formação Sócio Histórica do Brasil, Fundamentos de Antropologia.
  • Fundamentos de Filosofia, Fundamentos de Psicologia, Fundamentos de Sociologia, Fundamentos Históricos das Política Sociais e, por fim, Fundamentos Históricos Teóricos. 

Portanto, pra conseguir aprender sobre este conteúdo, vai ser crucial que você dedique uma boa parte do seu dia na graduação ao ler grandes obras. Viu? 

As atribuições do assistente social na saúde são as mais variadas, mas é importante situar que este tipo profissional também está bastante presente quando estamos falando de programas sociais pras pessoas de baixa renda e toda assistência a grupos menos privilegiados dentro de uma sociedade. 

Onde fazer a minha pós? 

Você sabia que aqui com o Descomplica você vai conseguir fazer a sua pós em serviço social e vai estar apto pra atuar em todo o mercado? 

Nosso diploma é aprovado pelo Ministério da Educação, o Mec. Dessa forma, pode-se dizer que ele vai ter o mesmo peso que o de um aluno que está fazendo a graduação ou pós presencial.

Uma das vantagens de ficar com a gente é que o nosso curso conta com todo o suporte online e uma plataforma super robusta pra que você consiga colocar em prática todos os ensinamentos.

Outro aspecto é que, por ser uma faculdade que é 100% online, você ainda tem a alternativa de fazer os seus próprios horários de estudos de acordo com o seu trabalho e outras tarefas. 

Ou seja, você consegue estudar quando quiser e como preferir. Da forma que quiser. 

Assistente social precisa estimular o paciente a seguir  tratamento 

Em suma, segundo o que é referido pelo Ministério da Saúde, o assistente social tem a função de estimular o paciente do Sistema Único de Saúde e seguir com o seu tratamento e discutir com os médicos sobre as ideias de como melhorar o quadro clínico do mesmo.

As atribuições do assistente social na saúde são cada vez mais claras, apesar de muita gente, de início, não conseguir entender o que uma coisa tem a ver com a outra, não é mesmo? 

Separamos abaixo uma pergunta pra saber se você entendeu mesmo! A resposta correta vai estar em negrito pra que você saiba se acertou ou se errou a questão. 

São funções do assistente social dentro da área de saúde: 

  1. Acompanhar o paciente;
  2. Incentivar o paciente a continuar o seu tratamento;
  3. Discutir sobre possíveis melhorias.

Então, se você se interessou por esse campo de atuação indispensável à sociedade e quer dar o primeiro passo nessa jornada profissional, conheça a Pós em Serviço Social e Assistência Social na Saúde da Pós Descomplica. Clica aí e vem conhecer o nosso curso! 

E não esqueçam de deixar aqui nos comentários qual a sua opinião sobre este artigo, isso vai nos ajudar a melhorar muito nas próximas produções, viu?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica