Blog Descomplica

5 músicas que vão te ajudar a entender o Sertão Nordestino para não dançar na prova

Essas músicas falam sobre as questões sociais no Sertão do Nordeste brasileiro. Veja os principais temas cobrados nas provas, principalmente na do ENEM.

Atualizado em

Compartilhe

Essas músicas vão te ajudar a lembrar os assuntos mais cobrados nas provas que envolvem o Sertão do Nordeste. Devemos lembrar que a prova do ENEM tem bastante foco nos eixos temáticos cultural e social, por isso as questões envolvendo o Sertão e o Nordeste brasileiro são muito relevantes.

1. “Juazeiro e Petrolina”, de Luiz Gonzaga: O Rio São Francisco

Juazeiro e Petrolina são duas cidades que margeiam o Rio São Francisco. Conhecido como “Velho Chico”, ele tem importância em escala local, para as populações ribeirinhas e comunidades que sobrevivem a partir dos seus recursos, em escala regional, no que diz respeito a produção de energia para muitas cidades do Nordeste e de outras regiões do Brasil, e nacional, quando da integração do Nordeste com o Centro-Sul do país.

600foto01

2. “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga: A seca no Sertão

“Asa Branca” é uma música muito conhecida, que já esteve presente algumas vezes em provas de vestibular. A música fala sobre a seca no sertão nordestino, sobre as consequências para aquela população e sobre a saída de pessoas no Nordeste.

O sertão Nordestino ainda é palco de conflitos políticos envolvendo a escassez de recursos hídricos, a chamada “Indústria da Seca”.

Na tentativa de diminuir os problemas da seca, integrar o Nordeste ao restante do país e diminuir a desigualdade entre as regiões, foi criada a Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.

3. “No dia em que eu saí de casa”, de Zezé di Camargo e Luciano: Êxodo Rural

Zezé di Camargo e Luciano também falaram sobre a saída de pessoas do Sertão Nordestino em “No dia em que eu saí de casa”. Fenômeno conhecido comoÊxodo Rural, é causado principalmente pela escassez de recursos para a subsistência no sertão do Nordeste e pela busca de melhores oportunidades de vida e empregabilidade.

Sobre esse aspecto, a SUDENE também teve alguma influência. De início, ela deveria ajudar no desenvolvimento e na manutenção de uma agricultura capaz de resistir as condições adversas do semiárido nordestino e do sertão.

4. “Saudade minha terra”, de Chitãozinho e Xororó: Migração de Retorno

“Saudade da minha terra” mostra o descontentamento de quem saiu do sertão para as áreas urbanas do país, no caso da música, São Paulo. A música canta o desejo de retorno e o saudosismo dos sertanejos, que não encontram nos grandes centros urbanos muitas condições de acesso a emprego e melhoria de vida.

5.  “Encontro de Lampião com Eike Batista”, de El efecto: O Cangaço

Essa música relata uma passagem do grupo dos Cangaceiros comandado por Virgulino Lampião. O Cangaço era um movimento violento contra a concentração fundiária e desigualdades sociais no Nordeste.

Gostou da lista? O que mais você quer ver no Desconversa?

 

 

Comentários

Rafaela
Rafaela
07/10/2014 às 20:20

Post muito interessante! Gostaria de ver mais posts contextualizando músicas com os conteúdos e obras literárias também, como Os Sertões e Guerra de Canudos, entre outras.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você