Conheça estes exemplos de Patrimônio Cultural e se prepare para o ENEM!
Para o aluno do Descomplica, é importante saber diversos exemplos do patrimônio cultural imaterial brasileiro registrado pelo IPHAN. Isso se deve porque este tipo de conhecimento vem sendo bastante cobrado pelas provas, e geralmente você fica sem saber quais são as categorias de patrimônio imaterial que existem na nossa cultura. Pois é! Existem categorias sim. O patrimônio cultural imaterial brasileiro está dividido em: celebrações culturais, formas de expressão (através da música, dança e por ai vai), lugares e saberes. Veja abaixo 4 exemplos!
1) Círio de Nossa Senhora do Nazaré (Nazaré – PA)
Este é nosso primeiro exemplo de uma categoria do patrimônio cultural imaterial brasileiro: uma celebração. Geralmente, as celebrações são festas e rituais associados à cultura brasileira ou a eventos religiosos. O círio ou culto de Nazaré é um dos maiores eventos religiosos do mundo (chega a reunir 2 milhões de pessoas =O) e o maior evento religioso do Brasil, e ocorre no segundo domingo de Outubro. Ele existe desde o século XVIII e consiste em um percurso de 3,6 Km, levando a imagem de Nossa Senhora da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré.
2) Jongo do Sudeste
O Jongo do Sudeste é uma forma de expressão afro-brasileira eu chegou ao Brasil trazida pelos escravos africanos. Este ritmo integra uma série de instrumentos de percussão como o tambor caxambu. O jongo também envolve a dança coletiva (chamada de “Dança de umbigada”) e é associado a práticas religiosas. O jongo passou a ser bastante tradicional nos quintais das periferias urbanas, longe dos centros, por serem bastante marginalizados, e também em algumas comunidades rurais do sudeste brasileiro.
3) Feira de Caruaru (Caruaru – PE)
Os lugares que compõem a nossa terceira categoria do patrimônio cultural imaterial são de diversos momentos da história brasileira. Com o passar do tempo, foram sendo modificados e adaptados aos tempos atuais, porém não perderam a sua originalidade. Um desses lugares é a Feira de Caruaru, que ocorre no Estado de Pernambuco. A Feira de Caruaru é uma importante feira que ocorre ao ar livre localizada na cidade de Caruaru em Pernambuco. Na feira são vendidos produtos das mais variadas, inclusive, é lá que podemos encontrar a uma vasta produção de literatura de cordel.
4) Modo de Fazer Viola-de-Cocho (MT e MS)
Na categoria “saberes” do patrimônio cultural imaterial brasileiro, é preciso destacar a forma prática. Como assim? É o saber, o conhecimento que vai fazer com que essa cultura tome uma forma material. É o que chamamos de “saber fazer”. Assim é com a Viola-de-Cocho, um instrumento tipicamente utilizado pela população rural dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A viola é confeccionada em tronco de madeira, esculpido no formato de uma viola da mesma maneira como se faz um cocho, aquele objeto onde se coloca a comida de animais do campo.
Você consegue pensar em mais quatro exemplos de patrimônio cultural? Conte para a gente aqui nos comentários! 😀
Continue a estudar esse assunto aqui no blog: tem um resumo, questões comentadas e mapa mental para você ficar craque nessa matéria! 🙂