Saber o que mais cai no Enem em História vai te ajudar nos estudos. Assim, você poderá ficar à frente dos seus concorrentes. Então, não perca tempo e confira os tópicos que mais merecem atenção.
Da Idade Média à Idade Moderna
A Idade Média foi o período histórico entre os séculos V e XV. Mas, o mais importante é entender o acontecimento central dessa época: o feudalismo.
Por sua vez, eram as porções de terra que ficavam sob a proteção dos nobres. Mas, além do território, sua base estava na relação de hierarquia entre as 3 camadas:
- Clero;
- Nobreza;
- Servos.
Feudalismo e camadas sociais
Na Era Medieval, a Europa ficou mais rural e não havia mais cidades. Desse modo, a maneira de sobreviver era com a agricultura e quem produzia eram os servos ou campesinato, grupo de pessoas mais pobres.
Eles não eram os donos da terra, no entanto. Quem tinha esse poder era a nobreza, logo, os camponeses trabalhavam nas propriedades dos senhores feudais. Para isso, eles deviam pagar impostos em troca desse direito e também de proteção.
A terceira camada social era o clero, responsável pelo que havia de mais importante nessa estrutura: a relação com Deus. Assim, a distribuição desses papéis sustentava a sociedade.
Transição entre Idade Média e Moderna
Entre o que mais cai no Enem em História, estão alguns eventos que marcaram a transição entre Idade Média e Moderna. Então, anota aí:
- Reforma Protestante;
- Expansão marítima;
- Renascimento;
- Crise no modelo feudal.
O que cai em questões de História da Idade Moderna à Contemporânea?
O declínio do feudalismo trouxe diversas mudanças, como a economia com base no lucro. Dessa maneira surgiu o Mercantilismo, um sistema econômico que tinha aspectos como:
- controle do Estado;
- expansão do mercado consumidor para manter exportações em alta;
- monopólio sobre metrópoles e colônias;
- proteger o mercado interno evitando a entrada massiva de produtos externos;
- acúmulo de ouro e prata como definição de riqueza de um país.
Política e sociedade na Idade Moderna
Uma das grandes marcas da sociedade moderna foi o Absolutismo. A famosa frase “O Estado sou eu”, de Luís XIV resume bem o espírito da época. Isso quer dizer que o rei concentrava o poder da nação em sua própria figura.
Por outro lado, com as navegações, apareceram inovações no campo da ciência. Isso contribuiu para o surgimento do Iluminismo, movimento filosófico que girava em torno da razão.
Colonização da América
A expansão marítima e exploração de novos territórios permitiu que países europeus acumulassem riqueza. Alguns dos países que mais investiram na colonização foram:
- Espanha;
- Portugal;
- Inglaterra;
- França;
- Holanda.
Em contrapartida, as populações nativas foram dizimadas por doenças e processos de escravidão. O poder da Igreja Católica aumentou e também foi decisivo na doutrinação de nativos.
Revolução Francesa
A Revolução Francesa foi resultado de um longo processo de desgaste da monarquia. Ainda, desde a década de 1770, a França passou por uma crise econômica. Já em 1789, houve a Queda da Bastilha, o que disparou uma série de revoltas pelo país.
Esse ponto está entre os que mais caíram no Enem em história porque moldou grande parte da democracia dos dias atuais. Alguns dos legados desse movimento foram:
- Fortalecimento do capitalismo;
- Fim do Absolutismo na Europa;
- Liberdades individuais;
- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Independência da América Espanhola e Revolução Francesa
A queda do Absolutismo na Europa junto com o Iluminismo influenciaram os intelectuais da América Espanhola a confrontar a colonização. Nesse sentido, a Revolução Francesa foi uma inspiração.
Com o avanço de Napoleão Bonaparte sobre a Espanha e os interesses econômicos da Inglaterra e dos Estados Unidos, a autoridade do país ficou frágil.
Assim, líderes como José de San Martin e Simon Bolívar moveram revoltas. Logo, puderam declarar independência.
O que mais cai no Enem em História do Brasil
Atualmente, os historiadores reconhecem a existência de grupos étnicos antes dos portugueses desembarcarem por aqui. Mas, o que mais cai no Enem em história do Brasil é o período a partir de seu status de colônia.
Da Mineração à Independência (1500-1822)
O que mais marcou o período colonial foi a exploração de riquezas. Portugal extraiu desde pau-brasil ao ouro de Minas Gerais, onde houve a Inconfidência. Enfim, a chegada da Família Real iniciou outro tempo.
2º Reinado à República (1822-1889)
O período imperial teve 3 fases: Primeiro Reinado, Regência e Terceiro Reinado. Nessa época, o governo enfrentou revoltas e perda de apoio à monarquia.
República Velha e Era Vargas (1889-1945)
Em 1889, militares instauraram a república por meio de um golpe. Com o tempo, as oligarquias ganham as eleições com fraudes. Então, alguns estados se unem contra esse grupos, com Getúlio Vargas à frente do movimento. E ele foi presidente durante 15 anos.
Da Democracia à Ditadura (1945-1985)
Após o suicídio de Vargas em 1954, o país entrou em uma era de desenvolvimento. Porém, a aproximação de Jânio Quadros e João Goulart com o socialismo é mal visto por alguns setores da sociedade. Desse modo, militares e civis realizaram o golpe de 64.
Principais assuntos de história sobre a Ditadura
Um dos pontos mais notáveis da Ditadura Civil-Militar foi a retirada de alguns direitos. Por exemplo:
- fim das eleições;
- censura;
- perseguição a opositores.
O que mais cai no Enem em história dos séculos XIX e XX
No século XIX aconteceu a unificação da Itália, da Alemanha e dos Estados Unidos. Como consequência, houve um desequilíbrio na economia mundial, já que esses países viraram potências.
O início do século XX teve a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), a Quebra da Bolsa em 29 e, como resultado a Crise do Capitalismo. Também, o surgimento de regimes totalitários como os Fascismos. Depois, a 2ª Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945.
No período pós-1945, o que mais cai no Enem em História são temas diversos, mas que estão conectados. Por exemplo:
- Guerra Fria;
- Corrida armamentista;
- Queda do Muro de Berlim;
- Globalização;
- Novas tecnologias.
Questões de história do mundo atual
O mundo atual é tido como o período desde o fim da Guerra Fria até os dias de hoje. Isso porque esse evento marca a queda da União Soviética e o avanço do Neoliberalismo.
Ufa! Agora que você sabe o que mais cai no Enem em História, concentre-se nos estudos. Só não esqueça de organizar a sua rotina pra não perder tempo. Assim, fará a melhor preparação possível para arrasar na prova!