• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como desenvolver liderança na empresa!

Quem é ou almeja ser um gestor de equipes, saber como desenvolver liderança na empresa é passo fundamental pro sucesso e sustentabilidade de qualquer negócio.

Afinal, atualmente, o papel do líder é fator crucial e indispensável pra uma boa gestão de pessoas, eliminando praticamente por completo aquela velha e tradicional imagem de chefe ou patrão dentro das empresas.

E se você quer saber, de fato, como desenvolver liderança e quais vantagens isso pode agregar à sua carreira profissional, nós preparamos este post com algumas dicas e conselhos sobre o tema.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura!

como desenvolver liderança – pessoa olhando para frente, equipe ao fundo

Afinal, o que diferencia um líder de um chefe?

Cada vez mais, essa ideia de chefe de equipe se desfaz em seu contexto prático e dá espaço ao conceito de liderança nas empresas.

E a diferença entre ambos é simples e clara! Enquanto o “chefe” ou o “patrão” representam um personagem de hierarquia na empresa, onde há cobranças, sentimento de superioridade e, em muitos casos, pouco diálogo, o líder se caracteriza pela integração e evolução coletiva de seu time.

Em outras palavras, o chefe é alguém que manda e cobra pelos resultados. Já o líder, participa, colabora, incentiva, reconhece e faz parte daquele processo junto à sua equipe.

como desenvolver liderança – três pessoas conversando em frente ao notebook

É possível desenvolver liderança?

Completamente! Muitos gestores acreditam que desenvolver liderança tem algo associado a dons especiais ou mesmo ao perfil profissional da pessoa.

Evidentemente, essas características podem influenciar e ajudar muito na construção da imagem de um líder, mas não necessariamente são os únicos pilares pra isso.

Afinal, a liderança tem muito mais a ver com habilidades, conhecimentos e decisões do gestor no dia a dia. Portanto, tudo isso pode ser desenvolvido de diferentes formas ao longo da carreira, por meio de experiências e capacitações.

como desenvolver liderança – pessoa apontando para notas e quadro com anotações

E como desenvolver liderança na prática?

Se você chegou até aqui esperando uma “fórmula mágica” ou “receita pronta” de como desenvolver liderança, sentimos informar, mas elas não existem!

Isso porque, um bom líder não necessariamente precisa seguir padrões exatos ou desenvolver as mesmas características de outros gestores.

Na verdade, a liderança é um processo contínuo de aprendizado, que todos podem desenvolver e adaptá-la ao seu perfil profissional e às necessidades de sua carreira ou empresa.

Sendo assim, um bom líder não se define por suas vestimentas, cargos, salários ou círculos profissionais, mas sim por suas capacidades, posicionamentos, ações, conhecimentos e decisões.

Sabendo disso, podemos agora destacar alguns aspectos indispensáveis sobre como desenvolver liderança na prática. Confira!

Desenvolva sua liderança pessoal

O primeiro passo pra desenvolver a liderança de sua equipe é voltar os olhos pra si mesmo. Afinal, será que o time enxerga você como um líder ideal pra eles, ou simplesmente alguém que ocupa um cargo hierárquico?

Ou seja, esse processo de evolução pessoal é fator fundamental na rotina de um líder, portanto, deve ser trabalhado diariamente pelo gestor, buscando sempre transmitir uma imagem de confiança, credibilidade e referência pros demais colaboradores.

Conheça o seu time

Como bem destacamos lá em cima, o líder faz parte direta de seu time e não simplesmente demanda resultados por meio de cobranças e metas.

Dessa forma, é fundamental que você, na posição de gestor, se integre e interaja ao máximo com seus colaboradores nos principais momentos.

Seja por meio de reuniões ou happy hours, seja em eventos ou no simples cafezinho da tarde, busque conversar, conhecer, perguntar e ouvir o que os colegas têm a dizer sobre qualquer que seja o assunto.

Aprenda a ouvir

Uma das principais características de um bom líder é a capacidade de ouvir e agregar ideias externas, independentemente dos cargos ou posições profissionais da empresa.

Em outras palavras, quando você se permite ouvir as ideias, críticas e conselhos de outros colaboradores, mesmo que estes não façam parte do quadro gerencial do negócio, automaticamente você dá voz àqueles que, de fato, sustentam e entendem o negócio como ninguém.

Evolua suas habilidades

Se você sabe e reconhece suas melhores habilidades como líder, é fato que deve usar isso como diferenciais em sua carreira.

No entanto, paralelo a isso, é fundamental entender que, hoje, tudo passa por processos de atualização e transformação, o que demanda estar em contínua adaptação e na busca por novos conhecimentos.

Logo, ainda que as suas habilidades sejam adequadas e perfeitas pra liderança de suas equipes hoje, amanhã novos perfis podem ser requeridos no mercado, portanto, é essencial evoluir e estar sempre à frente de seu tempo.

Trabalhe o coletivo

A hierarquia existe, mas ela jamais deve ser usada como barreira ou distanciamento entre o líder e seus colaboradores.

Por isso, busque se enxergar como parte fundamental da equipe e trabalhe de forma coletiva, visando os mesmos objetivos e metas que seus funcionários.

Em outras palavras, evite simplesmente cobrar resultados, especialmente se você não participa e detém conhecimento sobre como conquistá-los. Busque-os junto!

Capacite-se sempre

Desenvolver liderança está longe de ser um “dom natural”, como muitos imaginam. Pelo contrário! Todas essas características e aspectos são completamente evolutivos e podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa, desde que haja uma identificação com tal perfil profissional.

E, pra isso, há uma infinidade de aprendizados e conhecimentos, que podem ser agregados ao longo da vida e experiência profissional, como por meio de treinamentos, leituras e, claro, formações acadêmicas.

como desenvolver liderança – três pessoas sorrindo e falando

E quais as principais habilidades de um bom líder?

Reforçando aquela ideia já destacada de que não devemos nos prender a um único padrão ou receita sobre como desenvolver liderança nos negócios, podemos destacar algumas habilidades essenciais no perfil de um líder, mas que não necessariamente são fatores obrigatórios.

Ou seja, se algum desses aspectos não contempla o seu perfil, ou mesmo se você reconhece uma habilidade pessoal não citada abaixo, tenha certeza de que é possível desenvolver liderança conforme suas próprias características.

Confira:

  • assumir a ótica dos outros;
  • reconhecer erros;
  • capacidade de integração;
  • trabalho coletivo;
  • equilíbrio emocional;
  • assumir riscos;
  • comunicação transparente;
  • empatia;
  • capacidade de inspirar e ser uma referência.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre como desenvolver liderança na empresa e por que é tão importante implementar essa ideia nos dias de hoje, agregando muito mais integração e evolução coletiva, do que simplesmente ordens e cobranças por resultados.

E se você curtiu e quer saber mais dicas pra sua carreira, não deixe de conhecer o curso de Liderança e Gestão de Pessoas do Descomplica. Até a próxima!