• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 dicas para aproveitar as oportunidades do mercado de tecnologia

Vira e mexe você lê por aí que o mercado de tecnologia está bombando, certo? Vagas daqui e de acolá não param de surgir. O mais impressionante, no entanto, é que, mesmo com tantas oportunidades, esse mercado não consegue suprir a demanda de profissionais qualificados.

E para você, que está se preparando para o mercado ou fazendo uma mudança na carreira, isso significa oportunidades.

Contexto atual do mercado de tecnologia no Brasil

Vários estudos mostram que o setor de tecnologia e informação, só no Brasil, carece de profissionais para 408 mil postos de trabalho até 2022. E só pelo fato de não ter pessoas preparadas, o prejuízo para o Brasil pode chegar até R$167 bilhões.

E aí, bora aproveitar e tentar entender onde você se encaixa nesse mundo? É muito importante considerar que existe muito mais diversidade de vagas e perfis hoje em tech.

Oportunidades e segmentos do mercado de tecnologia

Não só de programadores e desenvolvedores vive esse mundo. De biólogos a jornalistas passando por professores e químicos, o setor de tecnologia tem oportunidade para uma infinidade de perfis.

Várias empesas, de O Boticário à Ambev, passando pela Samsung, estão em busca de profissionais e até dispostos a treiná-los. Então anota aí, fique de radar ligado e aproveitem às oportunidades. Além disso, existem vários subsegmentos que estão bombando, games é um deles, por exemplo.

Então, vamos lá!

Abaixo você encontra 4 dicas para quem quer aproveitar as oportunidades no mercado de tecnologia, mas ainda não sabe exatamente como:

Abra a cabeça

As oportunidades em tecnologia hoje são muito mais diversas. Se você se formou em comunicação ou marketing, por exemplo, esse segmento precisa de você. Hoje, não basta apenas ter o olhar técnico, é importante a visão de negócios e a capacidade de analisar e transformar dados em insights.

Use as redes sociais

Se você gosta de escrever ou produzir conteúdo, ou mesmo compartilhar, use as redes sociais a seu favor. Seja no LinkedIn ou no Instagram, compartilhar, curtir e falar sobre tecnologia te ajuda. Hoje, não é só seu currículo que atrai um recrutador, uma hashtag bem usada e mostrar que você gosta de determinado tema pode ser uma ótima oportunidade.

Assine newsletter

Existem muitas plataformas de conteúdo hoje que dão informações sobre vagas em tecnologia no mercado de trabalho. Existe muito conteúdo por aí que pode ajudar você a entender o que está acontecendo no contexto atual e para os profissionais do ramo da tecnologia.

Muitos desses sites permitem que você deixe o seu e-mail para o envio de uma newsletter semanal com todas essas informações. Vale muito a pena! Geralmente, as empresas costumam divulgar suas vagas na imprensa, mas muita coisa pode chegar antes a você, basta escolher bem suas fontes.

Esteja preparado

Estude, faça cursos, aproveite cada oportunidade de aprender e se atualizar. Isso porque, quando a oportunidade surgir, você vai entender a importância de estar preparado.

Luiz Gustavo Pacete
Editor de tech e inovação da Forbes Brasil
LinkedIn: Luiz Gustavo Pacete