O verbo to be é essencial quando estudamos inglês. Saber seu significado é o primeiro passo para entender como se usa esse tipo de verbo. No entanto, é igualmente importante aprender sua conjugação e aplicação para identificarmos frases com mais facilidade e compreendermos o seus sentidos.

Traduzindo para o português, o verbo to be significa “ser” ou “estar” e pode vir sozinho ou acompanhado de outro verbo. Agora que você já sabe o significado, vamos aprender para quê e como funciona? Vai ser de grande ajuda na hora de interpretar aquela questãozinha do Enem. Vem com a gente!

Conjugação do verbo to be

O verbo to be, como qualquer outro verbo em Inglês, é conjugado em todos os pronomes pessoais. Sabe aqueles que temos em português? Pois bem, temos os mesmos em inglês, se liga só:

Português | Inglês

| Eu | I Tu, você | You Ele | He Ela | She Isso, aquilo (gênero neutro) | It Nós | We Vós, Vocês | You Eles, Elas | They

Lembrou?

Agora precisamos nos atentar para o fato de o verbo to be ser irregular. Por conta disso, a conjugação não vai seguir um padrão, ou seja, dependendo da pessoa a que estamos nos referindo, o verbo vai ser representado por uma palavra completamente diferente.

Louco, né? Mas acaba sendo tão simples que a gente nem consegue esquecer depois.

As principais conjugações do verbo to be estão no presente, passado e futuro simples. Em cada uma delas, vemos o verbo escrito de uma forma diferente da original, e é muito importante que vocês compreendam que apesar da forma e do tempo verbal serem diferentes, todos eles possuem o mesmo significado.

1.1. Presente Simples

A principal e mais importante conjugação do verbo to be é a do presente simples (ou, em inglês, Simple Present). Ela vai ser a base para esse verbo e veremos a sua utilização em muuuuuitos textos em inglês. Como a tradução do verbo é sempre “ser” ou “estar”, podemos pensar no verbo em inglês e associar à sua tradução. Veja só:

Verbo to be - Presente Simples
Verbo to be - Presente Simples

Importante:

  • Todas as formas do verbo to be na afirmativa podem ser contraídas e são, inclusive, mais comuns de serem usadas.

  • As formas negativas dos verbos em inglês sempre terão a presença da palavra “not”. Com o verbo to be, os verbos is e are podem se contrair com o not (isn’t, aren’t). Cuidado que o am não entra nesse caso!

  • Interrogativas, em inglês, têm a característica de apresentarem o verbo na frente do sujeito. Com o verbo to be não é diferente.

  • Repararam que o pronome You é igual no singular e no plural? Isso faz com que o verbo também fique igual (“are”) e facilita bastante na hora de gravar. No entanto, prestem bastante atenção porque a identificação da classificação por número (ou seja, singular ou plural) dentro do texto vai ser feita através do contexto em que o pronome foi inserido. Por isso, é sempre bom ler a frase toda quando estiver na dúvida, beleza?

    1.2. Passado Simples

Diferente do Simple Present, o verbo to be no Passado Simples (ou Simple Past) vai apresentar apenas duas formas: was para o singular, e were para o plural.

Verbo to be - Passado simples
Verbo to be - Passado simples

Importante!

  • O Simple Past não apresenta contração do verbo to be em sua forma afirmativa.

  • Assim como no Simple Present, “You were” será o mesmo para o singular e plural, não se esqueça de verificar o contexto para identificar a classificação em número!

    1.3. Futuro Simples

O futuro é usado para expressar acontecimentos que ainda não ocorreram. Em inglês, sua representação vai ser feita através de um verbo auxiliar, que virá acompanhando não só o verbo to be como todos os verbos em inglês para esse tempo.

A estrutura do Futuro simples (ou Simple Future) vai ser sempre da seguinte forma:

  • Sujeito + will + verbo no infinitivo

    No caso do verbo to be, a forma infinitiva será dada pelo “be”, deixando nossa tabela de conjugação assim:

Verbo to be - Futuro simples
Verbo to be - Futuro simples

Aqui, a dica importantíssima é sempre olhar o sujeito da frase. Só a partir dele vamos conseguir identificar a que pessoa e número esse verbo está se referindo.

  1. Usos do verbo to be

Já vimos sua tradução e formas dentro dos tempos verbais, agora seguimos na identificação dos contextos nos quais o verbo to be pode aparecer. Levando em conta a tradução em “ser” e “estar”, podemos encontrar esse verbo em duas situações:

  1. Ao identificar e descrever um objeto ou pessoa:

  2. Pedro is my friend (Pedro é meu amigo)

  3. It is a chair (Esta é uma cadeira)

  4. They are my parents (Eles são meus pais)

  5. Ao expressar tempo e idade:

  6. It was raining yesterday. (Estava chovendo ontem)

Repare que aqui não temos sujeito na oração em português, mas esse sujeito sempre será expresso em inglês através do pronome “It”

  • I am 29 years old. (Eu tenho 29 anos.)

Quando nos referimos à idade, SEMPRE usaremos o verbo to be, mas lembre-se que nesse caso o significado dele fugirá de “ser” e “estar” para significar “ter”

  1. Verbo to be: exercícios

Vamos ver se você aprendeu direitinho? Dá uma olhada nesses três exercícios de fixação e identifique quais formas do verbo to be estão faltando:

  1. Brasília _ the capital of Brazil.

  2. is

  3. are

  4. aren’t

  5. isn’t

  6. am

  7. This chair green. It is blue.

  8. is

  9. are

  10. aren’t

  11. isn’t

  12. am

  13. George: Hi Paul. This Mariah, my cousin.

Paul: Hello Mariah. I Paul. _ you a student?

Mariah: No, I a doctor. I work in Atlanta.

  1. is - are - are - am

  2. are - are - am - is

  3. is - am - are - am

  4. isn’t - are - am - is

  5. am - is - are - am

GABARITO

  1. a

  2. d

  3. c

Para mais aulas e exercícios de Inglês, clique aqui para acessar nossos conteúdos exclusivos sobre a disciplina.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Como usar o Present Perfect: exercícios e mapa mental

Dicas para o uso e exercícios para praticar!
artigo
Post do blog

Simple Present descomplicado: exercícios e regras

Aprenda as regras e aplicações do Simple Present para não errar mais!