Questões comentadas: Tipos Celulares

Leia o resumo “O que são tipos celulares?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (UECE) A célula eucariótica é compartimentada, a procariótica não.Esta afirmação faz sentido quando comparamos os dois padrões de organização celular sob o seguinte aspecto:

a) Dimensões celulares. A relação superfície/volume é maior na célula procariótica quena eucariótica. Assim, a célula procariótica apresenta-se com uma área superficial suficientemente grande para satisfazê-la em termos nutritivos. Ao mesmo tempo, o seu espaço interno é adequado à ocorrência das reações metabólicas num ambiente descompartimentado.
b) Relação nucleoplasmática. A relação nucleoplasmática varia de 1/1 a 1/3 na célula eucariótica,mostrando-nos que, enquanto o núcleo varia de volume, o citoplasma permanece com volume constante. Portanto, a compartimentação na célula eucariótica aumenta a superfície citoplasmática para fazer face ao aumento de volume do núcleo.
c) Presença de estruturas membranosas. A presença de mesossomo e nucléolo nas células procarióticas dispensa a presença de outras organelas citoplasmáticas.
d) Processo evolutivo. A compartimentação das células eucarióticas é decorrência do processo evolutivo desenvolvido no sentido da diminuição das suas superfícies internas,já que as superfícies externas crescem mais que o volume da célula, na medida em que as dimensões celulares aumentam.

2. (UEMS) Estão relacionados às células procarióticas as seguintes estruturas e processo:

a) Ribossomos 70 S, parede celular não celulósica, flagelos.
b) Envoltório nuclear, ribossomos 80 S, parede celular não celulósica.
c) Exocitose, flagelos, nucléolo.
d) Cloroplastos, envoltório nuclear, cromossoma único.
e) Cromossoma único, nucléolo, ausência de endomembranas.

GABARITO

1. A

Resolução passo a passo: As células eucariotas tiveram invaginações na membrana plasmática que permitiram a formação de organelas membranosas, como o núcleo, os retículos endoplasmáticos, o complexo golgiense e o lisossomo. Para compensar a não compartimentalização, a célula procariota possui tamanho menor. A letra A está correta. A relação nucleoplasmática diminui conforme há aumento celular. Com isso, a letra B está incorreta. Procariotos não possuem nucléolo. Logo, a letra C está errada. Na medida em que as dimensões celulares aumentam, as superfícies externas crescem menos que o volume da célula. A opção D está incorreta.

2. A.

Resolução passo a passo: Células procariotas possuem ribossomos 70S, podem possuir flagelo e tem parede celular de peptídeoglicanos. Logo, a opção A está correta. Envoltório nuclear, ribossomos 80S são características de células eucariotas, assim como exocitose e nucléolo. Com isso, as opções B e C estão erradas. Cloroplastos e envoltório nuclear são características de eucariontes e não de procariontes. A opção D está incorreta. Por último, como já dito anteriormente, nucléolo não está presente em procariotos, sendo a opção E errada também.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Tipos de Célula

Quer saber mais sobre os Tipos de Célula? Confira este mapa mental que vai salvar sua prova de biologia!
artigo
Post do blog

Saiba tudo sobre tipos celulares e membrana!

A célula é a unidade fundamental de todos os seres vivos.
artigo